Bibliotecas da Feevale emprestam guarda-chuvas aos acadêmicos | Universidade Feevale

Bibliotecas da Feevale emprestam guarda-chuvas aos acadêmicos

23/10/2015 - Atualizado 18h02min
Ação faz parte da campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas

Integrando a campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas, a Universidade Feevale passa a emprestar guarda-chuvas para os acadêmicos. Podem tomar os itens emprestados os estudantes que retiram livros em ambas as bibliotecas, nos câmpus I e II (Biblioteca Gastão José Spohr e Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, respectivamente). Assim como as sacolas ecológicas, que já são emprestadas, os alunos podem ficar com os guarda-chuvas por um prazo de 15 dias, podendo ser devolvidos antes, a fim de que o recurso possa auxiliar mais pessoas.

Em função dessa campanha, as bibliotecas da Feevale receberam uma decoração especial. Na entrada de ambas, há uma instalação com móbiles em formato de nuvens e gotas de chuvas, elementos que lembram sobre a importância de cuidar dos livros, evitando que eles tenham contato com líquidos de todos os tipos. Outros cuidados com o acervo também são abordados. 

De acordo com a coordenadora das bibliotecas da Feevale, Patricia Valerim, a campanha e o empréstimo de guarda-chuvas foram idealizados pelos bibliotecários no primeiro semestre deste ano, ao constatar algumas devoluções de livros danificados por água ou outros líquidos. “A umidade causa danos como mofo, manchas e ondulações, as folhas ficam grudadas e, ao tentar separá-las, o papel acaba se rasgando. Estes danos prejudicam a leitura e, algumas vezes, o livro tem que ser excluído do acervo”, explica. “Muitos acadêmicos, na devolução dos livros, alegam que estes foram molhados devido à chuva. A realização da campanha acabou coincidindo com o período de instabilidade climática, que está causando chuvas contínuas na região, assim, esperamos que este novo serviço seja útil para toda a comunidade acadêmica, que poderá contar com este auxílio, se porventura sair de casa desprevenido”, completa.

Veja dicas para preservação do acervo

- Não expor o livro à chuva ou umidade;
- Evitar alimentar-se e manusear o livro ao mesmo tempo;
- Não riscar, sublinhar ou fazer marcações no livro;
- Não utilizar clipes ou materiais autocolantes;
- Evitar fazer dobraduras nas páginas, pois provocam o rompimento das fibras do papel;
- Não debruçar-se em cima do livro para leitura;
- Não folhear o livro com as mãos sujas;
- Não usar qualquer tipo de fita adesiva para consertar páginas rasgadas, pois as manchas podem ser irreversíveis;
- Não colocar nada dentro do livro. Alguns objetos como pétalas de plantas, recortes de jornais e outros papéis de baixa qualidade contêm substâncias que alteram o pH (índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade) do papel, provocando manchas, além de modificar o estado físico da encadernação.

Saiba mais
Telefone: (51) 3586-8927
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.