Bate-papo com jovens enfoca a intolerância | Universidade Feevale

Bate-papo com jovens enfoca a intolerância

05/05/2017 - Atualizado 14h35min

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale, Robson da Silva Constante participa de debate com alunos de ensino médio no dia 9

O doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, Robson da Silva Constante (foto), participará, nesta terça-feira, 9 de maio, de um debate com alunos de Ensino Médio em Sapiranga. Na atividade, Robson fará um bate-papo sobre intolerância com estudantes do terceiro ano do Instituto Estadual de Educação Coronel Genuíno Sampaio (Rua São Pedro, 523), a partir das 10h30min. O evento é promovido pelo programa Ligado da TV Feevale (canal 15 da NET), que leva especialistas de diversos assuntos às escolas da região, e que tem edições inéditas uma vez por mês. A programação também pode ser conferida no YouTube da TV: www.youtube.com.br/tvfeevale

Tese foi sobre adolescentes

A tese de doutorado de Constante enfocou a mídia direcionada aos jovens e os movimentos de consumo incentivados por elas. Durante a construção da pesquisa, o acadêmico quis saber o que os jovens querem ler e conhecer, e como eles se sentem representados pelas diversas mídias. No estudo intitulado Movimentos de consumo: entre as convocações das revistas Atrevida e Todateen e as capas produzidas por jovens alunos, da linha de pesquisa em Linguagens e Tecnologias, o pesquisador realizou uma investigação etnográfica com cerca de 40 adolescentes entre 14 e 17 anos de Novo Hamburgo. Orientado pela professora Saraí Schmidt e co-orientado pela professora Ana Luiza Carvalho da Rocha, o objetivo foi discutir a percepção que esses jovens têm da mídia e como, por meio desta, eles são convocados a consumir.
   
“A pesquisa revelou que as representações da mídia voltada aos adolescentes não condizem com a totalidade dos sujeitos a partir do olhar da cultura e do consumo. Ou seja, o jovem se considera muito mais do que é representado pelas diversas mídias”, explica Constante. “Existe uma pluralidade de questões que representam o jovem contemporâneo, que ainda devem ser investigadas”, diz. Nesse sentido, uma das atividades que mais provocaram o debate entre os adolescentes estudados, durante a tese, foi a produção, pelos próprios jovens, de capas de revistas que contivessem assuntos que estes gostariam de ver tratados em materiais específicos para eles. Nas sete capas desenvolvidas, pouco aparecem referências à busca pela beleza, às celebridades e aos guias comportamentais, por exemplo. Temáticas generalistas, sem separação de público-alvo por gênero, deram o tom dos materiais, como: personalidades do mundo profissional, esportes diversos, cultura, séries, filmes, games e, também, empoderamento feminino.
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.