Acadêmicos utilizarão software de realidade virtual desenvolvido por empresa do Feevale Techpark | Universidade Feevale

Acadêmicos utilizarão software de realidade virtual desenvolvido por empresa do Feevale Techpark

14/11/2019 - Atualizado 17h26min

VR

Parceria entre Universidade Feevale e Mespper permitirá aos alunos o acesso um software de imersão de arquivos/midias

Após vencer o concurso internacional Qualcomm & Pico XR Innovation Contest e distribuir seu software para o mercado chinês, a startup Mespper, residente na unidade de Campo Bom do Feevale Techpark, firmou uma parceria com a Universidade Feevale. A partir do acordo, a plataforma de construção de ambientes imersivos para realidade virtual (VR) desenvolvida pela empresa será adotada pela Instituição, gratuitamente, em suas atividades de ensino e pesquisa. A parceria foi oficializada após a Pico, fabricante chinesa de óculos de VR, passar a utilizar a solução da Mespper.

A professora e pesquisadora da área da Tecnologia da Informação da Feevale, Marta Bez, explica que o software desenvolvido pela Mespper é utilizado para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual. “A grande vantagem é que este framework permite que pessoas sem muito conhecimento de informática consigam criar ambientes virtuais. Poderá ser utilizado por vários cursos que desejam implementar a VR nas suas atividades, uma vez que é de fácil aprendizado. Basta ter imagens e inserir no framework e configurar as opções”, diz.

Conforme Marta, a VR já é uma realidade no processo de ensino e aprendizagem, mas os custos dos equipamentos ainda são inacessíveis para muitos. “Porém, nos últimos anos, empresas têm desenvolvido óculos que podem ser acoplados a um smartphone, permitindo que todos tenham acesso. Imagine que o aluno, ao invés de ouvir ou ler sobre o desembarque dos primeiros portugueses no Brasil possa, por meio dos óculos, se sentir em uma caravela e acompanhar o descobrimento. Ele pode viajar à Lua sem sair do seu espaço, ou visitar museus... as possibilidades são infinitas”, projeta.

Mespper

Realidade virtual para auxiliar nos estudos

De acordo com a empresa, o software tem como diferencial o fato de poder ser utilizado por pessoas sem conhecimento prévio de programação para criarem, por conta própria, ambientes em realidade virtual a partir dos seus arquivos ou mídias próprias. Com o software, o aluno pode visualizar PDFs das aulas, assim como outros arquivos oriundos da Universidade, de uma forma mais imersiva e, portanto, mais aprofundada no aprendizado como um todo.

A solução é disponível 100% na nuvem e o acesso é on-line, a partir da abertura da conta do aluno, pelo website https://mespper.tech/. “Os mundos virtuais gerados podem ser compartilhados, acessíveis por qualquer computador, celular ou óculos – nos dois primeiros casos, a visualização do espaço é em 180 graus. Com óculos de VR, o usuário pode pegar, aumentar, reposicionar e se locomover em seu ambiente, juntamente com seus arquivos/mídias. A realidade virtual é uma alternativa para alta concentração nos estudos. Por meio de VR, a retenção do conteúdo educacional é muito maior, segundo os últimos estudos”, afirma Messias de Paula Pereira, fundador da empresa.

Sobre a Mespper Tecnologias Imersivas

A Mespper é uma empresa que representa um software na qual possibilita criar e recriar ambientes imersivos de maneira simples, fácil e inovador. A sua inserção no Feevale Techpark permitiu a conexão a inovações e avanços tecnológicos do mercado, bem como a participação em grupos acadêmicos e de organizações. A empresa é focada na melhoria contínua da tecnologia e, no Brasil, já é reconhecida como uma empresa pioneira no desenvolvimento de software de realidade virtual segundo o Programa Shark Tank. Saiba mais no site www.feevale.br/techpark ou https://mespper.tech/.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.