Acadêmicos de Odontologia da Feevale contam com práticas de implantodontia no currículo | Universidade Feevale

Acadêmicos de Odontologia da Feevale contam com práticas de implantodontia no currículo

11/03/2024 - Atualizado 08/03/2024 18h41min

Especialidade objetiva restaurar as funções estética e mastigatória de pacientes

Implantodontia

O curso de Odontologia da Universidade Feevale contará com uma inovação em seu currículo a partir deste semestre. A Instituição passará a oferecer, aos acadêmicos, práticas de implantodontia, que além de proporcionarem mais uma área de competência aos futuros profissionais, beneficiarão a comunidade. A disciplina de Estágio Supervisionado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial será o ambiente em que os procedimentos ocorrerão.

O professor Humberto Gassen, que ministra o componente curricular, afirma que a implantodontia objetiva restaurar as funções estética e mastigatória, o que acontece por meio da substituição de um dente perdido ou ausente por um implante dentário. “Trata-se de um procedimento cirúrgico seguro e bem tolerado pelo paciente, que é sucedido da instalação de uma prótese dentária”, explica, ressaltando que, além de restaurar a estética e a saúde bucal, a reabilitação através dos implantes proporciona uma melhora na autoestima do paciente.

Curso hands-on

O ponto de partida para os procedimentos será um curso hands-on de implantodontia, que ocorrerá no dia 14 de março, às 16h, para alunos matriculados na disciplina. O objetivo é que eles, inicialmente, pratiquem em manequins, para que se preparem para os atendimentos reais.

A coordenadora do curso de Odontologia da Feevale, Paula Bohrer, aponta que a Instituição dispõe de uma estrutura para atendimento integral ao paciente de implantodontia, oferecendo primeira avaliação do caso, tomografia dentária, aplicação do implante e, por fim, colocação da prótese. “Dessa forma, a disciplina reforça a excelência do curso e o nosso compromisso com a comunidade”, avalia.

Atendimentos

A Clínica de Odontologia da Feevale está inserida no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), e fica localizada no prédio Branco, no Câmpus II. Os atendimentos são prestados por acadêmicos, supervisionados por professores, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite.

A primeira consulta, de triagem, tem um custo fixo para todos os pacientes; os demais atendimentos têm valor abaixo do mercado, mas é possível obter a gratuidade por meio de filantropia. Para tanto, é necessário agendar, previamente, uma consulta com assistente social no Cies, que avaliará aspectos de renda e vulnerabilidade social. Todos os horários de atendimento odontológico deste semestre já foram preenchidos, e há uma fila de espera para os próximos procedimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-9234 ou pelo email cies@feevale.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.