Relatório de
Responsabilidade Social
2020

Relatório de
Responsabilidade Social
2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE

O mundo sofreu um grande impacto em 2020, com o recrudescimento da pandemia de Covid-19. Países tiveram que se desdobrar na busca de alternativas e soluções, empresas precisaram se reinventar e, em nosso segmento educacional, não foi e não poderia ser diferente.

Passados os primeiros impactos, a nossa instituição mostrou-se capaz e preparada para dar continuidade às atividades. Ao longo de 2020, várias ações foram desenvolvidas, demonstrando, mais uma vez, o nosso DNA de instituição inovadora e atenta às necessidades de seu público acadêmico e da comunidade.

O cenário educacional foi desafiador, o que nos levou a produzir soluções com recursos e investimentos em tecnologia. Não descuidamos, porém, de nossas responsabilidades sociais e comunitárias, as quais ficam evidenciadas nos indicadores dispostos neste Relatório.

Nesta publicação pode ser constatado que, mesmo enfrentando grandes desafios, a Aspeur, mantenedora da Feevale, manteve o seu compromisso de promover o crescimento da Universidade e da comunidade à qual está inserida. Buscamos, nesse período, continuar desempenhando um papel ativo, através do conhecimento e da responsabilidade social, sobretudo nos aspectos sociais, ambientais e econômicos.

O ano de 2020 foi diferente, mas, nem por isso, deixamos de nos relacionar com os nossos públicos e ofertar soluções inovadoras. Avançamos, mas sabemos que ainda temos muito a fazer para contribuir para a inclusão da sociedade e um ambiente mais sustentável, assim como para o desenvolvimento econômico da nossa região. Esperamos, com este Relatório de Responsabilidade Social, dar transparência às nossas iniciativas. Uma boa leitura a todos!

ROBERTO CARDOSO
Presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur)

MENSAGEM DO REITOR

A responsabilidade social está incorporada em todas as ações da Universidade Feevale, que adota práticas que impactam o desenvolvimento social, econômico e ambiental das regiões nas quais está inserida. Isso demonstra que o papel da Instituição não está ligado apenas à educação e à pesquisa, mas à interação com a sociedade e ao enfrentamento dos seus problemas, de forma que possa dar uma resposta positiva a todos.

O ano de 2020 foi difícil e desafiador em função da pandemia de Covid-19, mas, nesse período, procuramos dar andamento a importantes projetos, ao mesmo tempo em que realizamos várias ações para auxiliar as comunidades, sempre colocando o conhecimento a serviço delas. Buscamos, com valores e princípios de boas práticas, agir com solidariedade, conforme está evidenciado na nossa política de responsabilidade social.

Queremos continuar inspirando os nossos estudantes para que inovem e façam a diferença, para que sejam cidadãos responsáveis e gerem trabalhos com relevância social, dando, assim, uma resposta à sociedade. São esses futuros profissionais que vão atuar no mercado e contribuir para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar das pessoas que estão à sua volta.

Estamos orgulhosos por termos conseguido dar importantes passos, cumprindo com as nossas metas, de maneira séria e comprometida, e desempenhando um papel fundamental para a sociedade. Sabemos que temos muitos desafios pela frente, mas estamos confiantes de que, com a parceria de todos, vamos crescer cada vez mais. É isso que nos impulsiona a cada dia e nos faz acreditar que, em 2021, os resultados serão ainda melhores.

CLEBER PRODANOV
Reitor da Universidade Feevale


Desempenho Econômico

Os resultados econômicos demonstram a manutenção da autossustentabilidade, por meio do desenvolvimento dos recursos humanos e da otimização dos recursos físicos e financeiros.

Saiba mais

Desempenho Ambiental

O desempenho ambiental é evidenciado por ações que reduzem o impacto sobre o ambiente e observando os princípios de sustentabilidade socioambiental nas atividades da Instituição.

Saiba mais

Desempenho Social

O desempenho social evidencia a inserção social da Instituição, através de suas práticas trabalhistas, relação com fornecedores e ações de ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19

A seção especial sobre o COVID-19 apresenta as ações realizadas pela instituição para contribuir com a sociedade frente aos desafios colocados pela pandemia, assim como registra as estratégias que viabilizaram a permanência dos estudantes e a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais


PERFIL DA INSTITUIÇÃO

A Universidade Feevale tem o compromisso de promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. É reconhecida como uma instituição comunitária, regional e inovadora, atuando em diferentes níveis de ensino em seus 50 anos de história.


A INSTITUIÇÃO

  • 13 mil alunos em todos os níveis de ensino
  • 1.234 funcionários, professores e estagiários
  • 79 cursos de graduação
  • 27 cursos de MBA e especialização
  • 10 cursos de mestrado
  • 4 cursos de doutorado
  • 132 projetos em 36 grupos de pesquisa
  • 29 projetos em 3 programas sociais e 4 projetos culturais
  • 134 instituições parceiras em 29 países
  • 83 empresas instaladas no Feevale Techpark
  • 1 Escola de Aplicação
  • 1 Teatro com capacidade para 1.842 pessoas

* Dados de 2021.

Polo Techpark


HISTÓRICO

Imagem Campus I feevale

A Universidade Feevale e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), comemora seus 52 anos em 28 de junho de 2021. A história da Instituição é marcada pelo envolvimento com a comunidade e preocupação com o desenvolvimento regional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. É uma entidade sem fins lucrativos que oferece ensino superior, educação básica e profissionalizante.

Linha do Tempo


GOVERNANÇA, COMPROMISSO E ENGAJAMENTO

A Universidade Feevale tem como mantenedora a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), cuja gestão é composta pelos conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal. A entidade fiscaliza as ações da gestão financeiro-patrimonial da Universidade, que possui autonomia na gestão didático-pedagógica.

A alta gestão é orientada pelos documentos estatutários da mantenedora, pelo Estatuto e Regimento da Universidade Feevale, pelo Planejamento Estratégico da Instituição, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelos planos de ação de cada área da Universidade.

Os cidadãos que compõem a Aspeur representam a sociedade nas decisões institucionais. Por questões legais e estatutárias, os conselheiros não podem exercer cargos e funções, nem receber benefícios e remunerações da entidade.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Feevale é resultado de um processo de criação coletiva, participativa e sistemática de Planejamento Estratégico, visando à construção do futuro da Instituição. Nele a Feevale expressa o Projeto Pedagógico Institucional, onde constam a concepção, a missão, os princípios orientadores e a visão de futuro da Universidade, bem como os rumos, objetivos e metas para os próximos anos, tendo como foco central a qualificação de sua inserção no processo de desenvolvimento regional. Assim, o PDI expressa o pensar estratégico da Universidade Feevale.

Tendo em vista o encerramento do atual ciclo estratégico no ano de 2020, a Universidade Feevale vem atuando na reformulação das suas estratégias, a fim de desenhar e definir o seu horizonte para o próximo quinquênio.

Planejamento Estratégico


INTERNACIONALIZAÇÃO

A internacionalização é um processo sistêmico orientado para o desenvolvimento da perspectiva global no ensino, pesquisa e extensão, com diretrizes, objetivos, metas, indicadores e avaliação.

A Universidade Feevale, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais, realiza ações de ampliação e aprimoramento da cooperação com a rede de parcerias internacionais: intercâmbio docente e discente, cursos de dupla titulação, módulos internacionais, cursos de curta duração e projetos conjuntos de pesquisa, com prospecção de fomento em editais internacionais, publicações e eventos, entre outros.

Internacionalização