Este capítulo tem como objetivo evidenciar a inserção social da Universidade Feevale em relação às suas práticas trabalhistas. Dessa forma, são apresentados, a seguir, os objetivos e indicadores.
Objetivo
Promover processos de seleção, contratação e promoção das pessoas de forma ética e transparente, que prevejam a inclusão social, a valorização da diversidade étnica, etária e de gênero, bem como o atendimento aos preceitos legais, garantindo a igualdade de condições de acesso às vagas de emprego na Instituição.
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Docentes | 544 | 534 | 479 | 
| Técnico-administrativos | 717 | 663 | 657 | 
| Total de técnico-administrativos e docentes | 1.261 | 1.197 | 1.136 | 
* As reduções nos resultados de 2021, apresentadas nestes indicadores, são reflexos da pandemia de Covid-19. Foram necessárias reestruturações internas como medida de adequação ao cenário econômico atual.
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Percentual de funcionários acima de 45 anos | 28,72% | 26,65% | 32,06% | 
| Mulheres | 770 | 734 | 696 | 
| Homens | 491 | 463 | 441 | 
| Percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres | 56,03% | 56,49% | 61,43% | 
| Salário médio das mulheres | R$ 4.538,32 | R$ 3.555,43 | R$ 5.507,00 | 
| Negros | 32 | 30 | 29 | 
| Salário médio dos negros | R$ 2.243,03 | R$ 2.081,87 | R$ 3.638,00 | 
| Pessoas com necessidades específicas | 66 | 63 | 59 | 
| Salário médio das pessoas com necessidades específicas | R$ 1.805,56 | R$ 1.596,99 | R$ 1.768,00 | 
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Vagas de emprego oferecidas | 184 | 107 | 183 | 
| Taxa de rotatividade de técnico-administrativos | 20,48% | 13,77% | 22,54% | 
| Taxa de rotatividade de docentes | 10,51% | 9,61% | 11,37% | 
| Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva | 100% | 100% | 100% | 
Objetivo
Promover o desenvolvimento dos recursos humanos da Feevale por meio do investimento na formação continuada.
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Técnico-administrativos e estagiários beneficiados com aprimoramentos | 751 | 540 | 535 | 
| Média de horas de aprimoramento por ano dos funcionários técnico-administrativos e estagiários | 8h30min | 6h23min | 3h41min | 
| Docentes beneficiados com atividades de aprimoramentos* | 551 | 428 | 331 | 
* A partir de 2019, os aprimoramentos internos foram incluídos no cálculo do indicador.
VALORES INVESTIDOS NO APRIMORAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E ESTAGIÁRIOS
VALORES INVESTIDOS NO APRIMORAMENTO DE FUNCIONÁRIOS DOCENTES*
* A partir de 2019, os aprimoramentos internos foram incluídos no cálculo do indicador.
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Funcionários do quadro docente que recebem bolsa Aspeur | 155 | 54 | 48 | 
| Funcionários do quadro técnico-administrativo que recebem bolsa Aspeur | 456 | 363 | 318 | 
| Valores investidos em bolsa Aspeur/ano | R$ 3.569.050,06 | R$ 2.940.574,98 | R$ 2.445.397,91 | 
Objetivo
Promover e manter programas de cuidado e prevenção com a saúde, segurança e condições de trabalho dos funcionários.
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Funcionários e estagiários atendidos na Segurança e Medicina do Trabalho | 1.307 | 169 | 1.281 | 
| Atendimentos realizados pela Segurança e Medicina do Trabalho (consulta, exames periódicos, admissão, retorno ao trabalho) | 1.845 | 935 | 1.119 | 
| Funcionários e estagiários beneficiados na ginástica laboral* | 65 | - | - | 
| Funcionários atendidos nas clínicas de saúde** | 58 | 42 | 812 | 
| Funcionários atendidos no setor de coletas do Cies*** | 56 | 48 | 109 | 
| Beneficiados nas atividades físicas e aquáticas**** | 178 | 99 | 52 | 
* Em 2020 e 2021 não foi desenvolvida a ginástica laboral, pois a maior parte dos funcionários manteve-se em trabalho no modelo home office, garantindo, assim, a segurança para a redução do contágio de Covid-19.
** Foram contabilizadas as clínicas de Fisioterapia, Hidroterapia, Farmácia, Nutrição, Quiropraxia e Psicologia.
*** Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies).
**** As atividades físicas incluem: hidroginástica adulto, hidrojump, hidromaturidade, hidromix, hidrogestante, natação adulto, alongamento, musculação maturidade e musculação.
Programa Vida + Saúde
O programa Vida+Saúde promoveu ações que foram além do ambiente de trabalho, possibilitando aos colaboradores a realização de atividades em suas casas, inclusive com a participação de familiares, visando à melhoria da saúde. Dentre essas, destacam-se as palestras virtuais, com temas como qualidade de vida, alimentação saudável e aspectos psicológicos. Além disso, foram realizadas oficinas e propostos momentos de reflexão e de organização de espaços nos locais onde eles estavam realizando as atividades laborais.
Ergonomia no ambiente de trabalho
A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios, como a necessidade dos cuidados posturais no trabalho remoto. Pensando nisso, o setor de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) elaborou um conteúdo sobre ergonomia e, com o auxílio do setor de Marketing, publicou a cartilha Ergonomia - Trabalhando em home office, e agora? O material foi disponibilizado a funcionários e estagiários e apresentou várias dicas de como trabalhar em casa de forma confortável, segura e produtiva. Entre os temas abordados na cartilha estão: orientações sobre como escolher o ambiente de trabalho; características, dimensões e posições de mesas e cadeiras; posições de monitores de vídeo e notebooks; postura corporal; pausas e exercícios de alongamento.
Projeto Prata da Casa
Lançado em 2008, o Prata da Casa tem o objetivo de valorizar os funcionários da Feevale e comemorar seu tempo de casa. Em dezembro de 2021 reuniu, no Teatro Feevale, colaboradores que completaram 10, 15, 20, 25 e 30 anos de trabalho. No total, 85 funcionários e docentes foram homenageados.
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Acidentes típicos com afastamento | 17 | 3 | 9 | 
| Acidentes de trajeto com afastamento | 3 | 1 | 3 | 
| Acidentes típicos sem afastamento | 15 | 0 | 1 | 
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Dias de afastamento por acidentes típicos | 731 | 394 | 117 | 
| Dias de afastamento por acidentes de trajeto | 396 | 373 | 87 | 
| Taxa de frequência de acidentes* | 30,62 | 4,59 | 13,95 | 
| Taxa de gravidade de acidentes** | 985,96 | 880,81 | 218,88 | 
* Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
** Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período. Na taxa de gravidade são computados os dias daqueles que permaneceram afastados no período em questão, embora o acidente tenha ocorrido no ano anterior.
Objetivo
Realizar o acompanhamento dos funcionários desligados e contribuir para a avaliação dos processos da Universidade.
| Indicador | 2019 | 2020 | 2021 | 
|---|---|---|---|
| Funcionários desligados | 240 | 137 | 225 | 
| Reclamatórias trabalhistas (funcionários) | 7 | 5 | 15 | 
| Reclamatórias trabalhistas (terceiros) | 6 | 6 | 17 | 
| Percentual de funcionários demitidos que foram entrevistados* | 30,80% | 26,51% | - | 
| Percentual de funcionários que solicitaram desligamento por novas perspectivas de trabalho | 37,80% | 54,0% | - | 
* Dados não levantados, visto que eram extraídos nas entrevistas que não foram realizadas em 2021.
Objetivo
Promover e manter ações que corroborem com um processo contínuo de avaliação que identifique a motivação dos seus funcionários.
| Satisfação geral* | Resultado 2016 | Resultado 2019 | 
|---|---|---|
| Docentes | 4.25 | 4.31 | 
| Técnico-administrativos | 4.23 | 4.03 | 
| Estagiários | 4.18 | 4.01 | 
* Resultados gerais da Avaliação de Clima e Engajamento, realizada a cada três anos, sendo que a última avaliação foi aplicada em 2019.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) coordena os processos de autoavaliação institucional, os quais têm como principais objetivos identificar os avanços e desafios da Feevale em cada uma das suas dimensões, bem como subsidiar o planejamento institucional e a tomada de decisão pelos gestores, a partir dos resultados da autoavaliação, com vistas à qualificação permanente da Instituição.
 
    