Apresentação | Universidade Feevale

Apresentação

A Escola de Aplicação Feevale, alinhada às habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular e pelo Referencial Curricular Gaúcho, promove a aprendizagem inovadora organizada por ciclos, inspirada nas metodologias e tecnologias contemporâneas, de maneira transdisciplinar, a partir da observação de fenômenos locais, regionais e globais, desenvolvendo projetos através da resolução de problemas. A investigação científica integra a metodologia da Escola.
A Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP) da Escola de Aplicação Feevale, tem por finalidade exercitar a observação e a curiosidade, propondo investigação, reflexão, análise crítica e criatividade, com propósito de estudar as causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas, criando soluções inovadoras, relacionando diferentes áreas do conhecimento.
O evento integra o programa Inovamundi, que busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário. Além da FIP, também fazem parte do Inovamundi a Feira de Iniciação Científica (FIC), o Salão de Extensão (SE) e o Seminário de Pós-graduação (SPG).
Em 2021, foram inscritos 223 trabalhos na FIP, incluindo estudantes da educação infantil ao ensino médio e técnico, de escolas públicas e particulares de cidades das Regiões Metropolitana, Vale dos Sinos e Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Desses passaram pela análise classificatória 218 trabalhos. A partir do número de apresentações dos trabalhos nos dias da FIP, que esse ano foi novamente totalmente online, é perceptível o envolvimento dos estudantes e orientadores em suas pesquisas, o que se observa por meio da apresentação oral/libras de 187 trabalhos, divididos em 27 sessões. Assim, para a publicação nos anais do evento, a FIP contou com: 49 da área de Ciências da Natureza, 47 da área de Ciências da Saúde, 33 da área de Ciências Humanas, 19 trabalhos da área de Ciências Exatas e da Terra, 18 da área da Linguagens, 13 da área de Ciências Sociais Aplicadas e 08 da área da Inteligência Artificial.
Dessa forma, reitera-se o compromisso da Escola de Aplicação Feevale, juntamente com a Universidade Feevale, que seguem estabelecendo uma maior interação entre os membros da comunidade estudantil e dessa com a comunidade externa, através da apresentação e discussão de estudos desenvolvidos em sua Escola. Além disso, possibilita, por meio desse diálogo, uma troca produtiva de experiências. 

Fernando Rosado Spilki 
Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Janine Vieira
Diretora Pedagógica da Escola de Aplicação Feevale

EDIÇÃO ATUAL

Feira de Iniciação a Pesquisa v. 11.

SAIBA MAIS

EDIÇÕES ANTERIORES

Confira as publicações anteriores da Feira de Iniciação a Pesquisa - FIP.

SAIBA MAIS
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.