Apresentação | Universidade Feevale

Apresentação

A Universidade Feevale atua para o desenvolvimento social, cultural e econômico do país, nessa perspectiva, além de seu papel tradicional de formar cidadãos éticos e profissionais qualificados, tem como objetivo contribuir com a produção do conhecimento científico através da pesquisa e de sua divulgação de forma dialógica e qualificada.
As atividades de iniciação científica dão suporte à pesquisa, ao ensino e à extensão, formando os pilares fundamentais da aquisição, produção, divulgação e aplicação do conhecimento científico nas diversas áreas do conhecimento. A iniciação científica possui caráter pedagógico, na medida em que favorece o aperfeiçoamento científico e profissional e potencializa a dinâmica do Ensino Superior, propiciando a formação integral do discente.
A Feira de Iniciação Científica (FIC) da Universidade Feevale tem por finalidade fortalecer o papel da pesquisa científica na sociedade por meio da interlocução acadêmica, da integração dos discentes com a pesquisa e da divulgação do conhecimento, oportunizando um ambiente de troca e o aprimoramento de conhecimentos e de experiências.
O evento integra o programa Inovamundi, que busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário. Além da FIC, também fazem parte do Inovamundi a Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), o Salão de Extensão (SE) e o Seminário de Pós-graduação (SPG).
Em 2019, foram inscritos 865 trabalhos na FIC, 799 de discentes da Universidade Feevale e 62 de acadêmicos de outras instituições. O número de apresentações de trabalhos indica intensa participação de acadêmicos em atividades de iniciação científica, o que se observa por meio da apresentação de 404 trabalhos de discentes que participam efetivamente de programas de iniciação científica. 
O número de trabalhos aprovados nas diversas áreas do conhecimento expressa a expansão da produção. Em 2019, foram aprovados 853 trabalhos para apresentação oral em sessões temáticas e para a apresentação de pôsteres, assim como para a publicação nos anais do evento; 169 trabalhos da área de Ciências Exatas e Tecnológicas, 375 da área de Ciências da Vida; e 309 da área de Ciências Humanas e Sociais.
Dessa forma, observa-se que a Universidade Feevale segue um percurso consistente na construção do conhecimento e na consolidação da pesquisa em nível nacional e internacional, fruto da cooperação e do comprometimento dos protagonistas do processo de produção do conhecimento de qualidade. 
João Alcione Sganderla Figueiredo 
Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão
Rodrigo Staggemeier
Assessor de Iniciação à Pesquisa e Extensão

Edições Anteriores

Confira as publicações anteriores da FIC.

Saiba mais
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos no prazo de 72 horas úteis.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.