Relatório de
Responsabilidade Social
2019

Relatório de
Responsabilidade Social
2019

MENSAGEM DO PRESIDENTE

2019 foi o ano que marcou o cinquentenário da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) e da Universidade Feevale. Desde o início, estamos comprometidos com a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento regional. A partir da experiência, das conquistas e dos aprendizados das últimas cinco décadas, temos como meta avançar na promoção do crescimento, por meio do conhecimento, visando à construção de um futuro próspero e pleno de realizações.

Preservando a sua natureza comunitária, a Aspeur procura, através do trabalho voluntário de seus conselheiros, administrar os recursos e o patrimônio da Feevale. Estamos empenhados na efetivação de uma política que ratifique o sentido de uma universidade e temos atendido, de forma qualificada, às demandas educacionais, culturais, sociais, econômicas, científicas e tecnológicas da região.

A Universidade Feevale sempre procura desenvolver ações tecnológicas, inovadoras e sustentáveis, visando atender às demandas da comunidade. Em 2019, intensificamos as parcerias e, a partir de uma atuação orientada para a responsabilidade social, buscamos maneiras de contribuir com a sociedade. Um pouco desse trabalho está demonstrado neste Relatório de Responsabilidade Social, instrumento que mostra o nosso desempenho e nos permite prestar contas para os nossos públicos.

Transcorridos 50 anos, podemos dizer, com muito orgulho, que a Universidade Feevale é reconhecida não só como por ser uma instituição comunitária e inovadora, mas, também, ética e transparente. Apesar de todos os avanços, ainda temos muitos desafios a vencer, mas reafirmamos o compromisso que assumimos em 1969, quando a Aspeur deu os primeiros passos para o surgimento do ensino superior em Novo Hamburgo e na região. E vamos rumo ao centenário!

Roberto Cardoso, Presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur).

MENSAGEM DO REITOR

Vivemos uma nova era, marcada pelo acelerado ritmo da globalização econômica e cultural. Nesse sentido, grande parte das pessoas ainda não está preparada para as mudanças. Isso se agrava porque as alterações começam a ocorrer em intervalos de tempo cada vez menores e com mais profundidade. Esses elementos pioram a percepção sobre a crise e a mudança dos paradigmas e tocam o ponto de equilíbrio e conforto das pessoas e das organizações.

Nesse contexto de transformações, a nossa região pode ter orgulho de suas instituições, especialmente da Aspeur/Feevale. Ao longo de seus 50 anos, essa instituição comunitária vem, inegavelmente, se transformando e ajudando a transformar as comunidades. Nascida de um desejo coletivo, foram lançadas, no ano de 1969, as bases de uma instituição que vem se consolidando como importante agente regional de formação e transformação. Profundamente comunitária, tem hoje um papel decisivo no desenvolvimento de várias comunidades gaúchas, mas sem perder o espírito de seus fundadores.

Propulsora do desenvolvimento regional – em 2019 inaugurou polos em 11 municípios gaúchos –, a Feevale também está atenta às mudanças da sociedade. E isso inclui a projeção internacional, por meio da implantação de um polo na China e da ampliação de parcerias com instituições finlandesas, com foco em metodologias e tecnologias inovadoras de ensino.

Neste Relatório, procuramos mostrar um pouco de nossas ações de responsabilidade social, trabalho que começou lá atrás, quando os fundadores da Aspeur pensaram em uma instituição que fosse inovadora, mas que, ao mesmo tempo, deixasse a sua marca nas raízes das nossas comunidades. Agradecemos aos que no passado criaram a Feevale e a todos os que estão comprometidos com o futuro da nossa universidade.

Cleber Prodanov, Reitor da Universidade Feevale.


Desempenho Econômico

Os resultados econômicos demonstram a manutenção da autossustentabilidade, por meio do desenvolvimento dos recursos humanos e da otimização dos recursos físicos e financeiros.

Saiba mais

Desempenho Ambiental

O desempenho ambiental é evidenciado por ações que reduzem o impacto sobre o ambiente e observando os princípios de sustentabilidade socioambiental nas atividades da Instituição.

Saiba mais

Desempenho Social

O desempenho social evidencia a inserção social da Instituição, através de suas práticas trabalhistas, relação com fornecedores e ações de ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais


PERFIL DA INSTITUIÇÃO

A Universidade Feevale tem o compromisso de promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. É reconhecida como uma instituição comunitária, regional e inovadora, atuando em diferentes níveis de ensino em seus 49 anos de história.


A INSTITUIÇÃO

  • 13 mil alunos em todos os níveis de ensino
  • 1.360 funcionários, professores e estagiários
  • 62 cursos de graduação
  • 30 cursos de MBA e especialização
  • 10 cursos de mestrado
  • 5 cursos de doutorado
  • 157 projetos em 35 grupos de pesquisa
  • 37 projetos em 11 programas sociais e 4 projetos culturais
  • 129 instituições parceiras em 28 países
  • 1 Escola de Aplicação
  • 75 empresas instaladas no Feevale Techpark
  • 1 Teatro com capacidade para 1.842 pessoas

* Dados de 2020.


HISTÓRICO

A Universidade Feevale e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), comemoraram seus 51 anos em 28 de junho de 2020. A história da Instituição é marcada pelo envolvimento com a comunidade e preocupação com o desenvolvimento regional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. É uma entidade sem fins lucrativos que oferece ensino superior, educação básica e profissionalizante.

Linha do Tempo


GOVERNANÇA, COMPROMISSO E ENGAJAMENTO

A Universidade Feevale tem como mantenedora a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), cuja gestão é composta pelos conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal. A entidade fiscaliza as ações da gestão financeiro-patrimonial da Universidade, que possui autonomia na gestão didático-pedagógica.

A alta gestão é orientada pelos documentos estatutários da mantenedora, pelo Estatuto e Regimento da Universidade Feevale, pelo Planejamento Estratégico da Instituição, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelos planos de ação de cada área da Universidade.

Os cidadãos que compõem a Aspeur representam a sociedade nas decisões institucionais. Por questões legais e estatutárias, os conselheiros não podem exercer cargos e funções, nem receber benefícios e remunerações da entidade.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Feevale é resultado de um processo de construção coletiva, participativa e sistemática de Planejamento Estratégico, visando à construção do futuro da Instituição. Nele a Feevale expressa o Projeto Pedagógico Institucional, onde constam a concepção, a missão, os princípios orientadores e a visão de futuro da Universidade, bem como os rumos, objetivos e metas para os próximos anos, tendo como foco central a qualificação de sua inserção no processo de desenvolvimento regional. Assim, o PDI expressa o pensar estratégico da Universidade Feevale.

Planejamento Estratégico


INTERNACIONALIZAÇÃO

Educação global, com qualidade e diversidade

A internacionalização é um processo sistêmico orientado para o desenvolvimento da perspectiva global no ensino, pesquisa e extensão, com diretrizes, objetivos, metas, indicadores e avaliação.

A Universidade Feevale, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais, realiza ações de ampliação e aprimoramento da cooperação com a rede de parcerias internacionais: intercâmbio docente e discente, cursos de dupla titulação, módulos internacionais, cursos de curta duração e projetos conjuntos de pesquisa, com prospecção de fomento em editais internacionais, publicações e eventos, entre outros. Destaca-se a participação de professores internacionais em aulas presenciais e a distância, por meio de plataforma digital, otimização de ambientes de aprendizagem integrados com universidades parceiras, oferta de disciplinas em inglês, cursos intensivos com professores visitantes e monitoramento de intercambistas e egressos no exterior.

A cooperação com universidades parceiras teve, em 2019, importantes avanços em várias áreas do conhecimento, totalizando 56 ações de pesquisa com parcerias internacionais em 19 países e consolidando projetos de pesquisa, muitos com fomento externo.

Internacionalização