Laboratório de Ecotoxicologia | Universidade Feevale

Sobre o serviço

Dispõe de completa infraestrutura e equipe altamente qualificada em treinamento contínuo para oferecer análises de excelente qualidade. O laboratório possui credenciamento junto à FEPAM (Certificado de Laboratório 00056/2017-DL – FEPAM/RS) para realizar ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos, previstos na legislação brasileira (ensaios agudos e crônicos), a fim de avaliar os efeitos tóxicos de efluentes industriais, águas naturais e substâncias químicas.

Organismos aquáticos utilizados nos ensaios para avaliar a toxicidade aguda
Peixe: Danio rerio; Microcrustáceo: Daphnia magna; Algas: Pseudokirchneriella subcapitata e Desmodesmus subspicatus.

Organismos aquáticos utilizados nos ensaios para avaliar a toxicidade crônica
Peixe: Danio rerio; Algas: Pseudokirchneriella subcapitata e Desmodesmus subspicatus.

O laboratório conta com equipe capacitada para realizar amostragens de efluentes industriais e águas subterrâneas de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e normas nacionais ou internacionais específicas para cada organismo testado.
Os ensaios realizados pelo Laboratório de Ecotoxicologia são exigidos pela legislação CONAMA 357/2005, que dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamentos de efluentes, complementada pela CONAMA 430/2011, a qual dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes.