Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade | Universidade Feevale

Sobre o curso

Este mestrado está extinção e não está sendo mais ofertado pela Instituição.

Informamos que o Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade obteve a nota 4 na avaliação trienal da CAPES
O Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade é vinculado aos institutos de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA), de Ciências da Saúde (ICS), de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) da Feevale. O curso, cuja natureza é interdisciplinar, capacita profissionais que se preocupam com os processos de inclusão e de acessibilidade social.
Área de concentração: Políticas e Processos de Inclusão Social

Esta área é de natureza interdisciplinar e sustenta-se em um recorte epistemológico, que analisa processos de inclusão e exclusão e como, por meio de políticas e de ações afirmativas das instituições, é possível neles intervir, para garantir a indivíduos e grupos sua condição de cidadãos. 

Objetivos

  • Formar profissionais capazes de contribuir para a inclusão de sujeitos e grupos na sociedade; 
  • Capacitar profissionais para que possam subsidiar a implantação e implementação de políticas, programas e ações de inclusão social e acessibilidade, no âmbito local e regional; 
  • Qualificar profissionais capazes de intervir tecnológica e politicamente em seus espaços de trabalho, articulando corporeidade, tecnologia, qualidade de vida e saúde; 
  • Contribuir com a inovação tecnológica para promover a inclusão digital, visualizada como recurso para a qualidade de vida; 
  • Promover a utilização de tecnologias assistivas e de ambientes de aprendizagem informatizados. 


Público-alvo

Gestores e profissionais das áreas da educação, física, da saúde, da psicologia, da antropologia, da ciência política, da filosofia, do serviço social, da sociologia, da administração, da ciência da computação, da comunicação e de áreas correlatas.

Além disso, profissionais da educação, como supervisores, psicopedagogos e orientadores educacionais, professores da educação básica e do ensino médio e de práticas de educação não escolar, professores do ensino superior; profissionais que atuam em órgãos públicos e privados, em organizações não governamentais, em sindicatos e em movimentos sociais.
Perfil do Profissional

Perfil Profissional

O perfil do profissional em Inclusão Social e Acessibilidade oportuniza o desenvolvimento de estudos e projetos junto a: 
  • Órgãos públicos (Secretarias do Município, Estado...);
  • Escolas públicas e privadas;
  • Empresas e entidades privadas;
  • ONGS, movimentos sociais, entre outros.

Áreas de Atuação

Áreas de Atuação

A atuação do profissional mestre em Inclusão Social e Acessibilidade terá impacto sobre:
  • A implantação e implementação de políticas publicas;
  • A Inovação tecnológica por meio da inclusão digital;
  • A qualificação de Pessoas com Deficiência (PcD´s) para o mercado de trabalho;
  • A promoção da qualidade de vida de grupos e inclusão de pessoas em vulnerabilidade social.

Estrutura Curricular

Horários das aulas

As aulas são presenciais e se concentram nas quintas e sextas-feiras, no horário vespertino e noturno, e sábados pela manhã. Eventualmente, poderão ocorrer aulas em quintas e sextas-feiras, no horário da tarde. Os dias de aula dependem do plano de estudos, elaborado pelo aluno junto com seu orientador, e que se articula à linha de pesquisa escolhida.

Linhas de pesquisa

Políticas e Processos de Inclusão Social

Esta linha tem por objeto de investigação os processos de inclusão social decorrentes de ações afirmativas no âmbito de políticas públicas e de instituições governamentais; de organismos não governamentais e movimentos sociais. Envolve o estudo de práticas sociais, enquanto espaços de inclusão, tais como aquelas mediadas pela educação, pela saúde, pelo trabalho. Contempla, em seus projetos, as seguintes temáticas: concepções éticas na constituição de sujeitos; práticas sociais voltadas à cidadania; capital social, desempenho institucional e políticas públicas. Tem como finalidade a formação de profissionais para a formulação, gestão e avaliação de projetos e políticas de inclusão social, oportunizando reflexões sobre as práticas e seus desdobramentos sociais.

Qualidade de Vida nos Processos de Inclusão Social

Desenvolve estudos referentes à qualidade de vida, analisando o impacto do desenvolvimento e da tecnologia que afeta as relações intersubjetivas e incide sobre a saúde dos indivíduos, em diferentes grupos e contextos. Sob esse ângulo, investiga a relação entre espaço social, corporeidade e qualidade de vida, considerando as formas como se articulam as dimensões humanas, os fatores ambientais, o contexto social e tecnológico para a promoção da inclusão. A partir de uma abordagem epistemológica interdisciplinar, contempla em seus projetos as seguintes temáticas: desenvolvimento humano, os agravos à saúde, a relação saúde e trabalho, corporeidade e espaço social.

Inclusão Digital

Tem como foco o conceito de inclusão digital e sua implicação teórico-prática sobre as configurações sociais e tecnológicas contemporâneas. Contempla as práticas sociais mediadas por tecnologias informacionais e comunicacionais a partir de diferentes abordagens: redes sociais, cidadania, trabalho, educação presencial e à distância, software livre, tecnologias assistivas, inovações tecnológicas.
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais