VII Manifeste-se e III Seminário Discente | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

Nos últimos anos, vimos ascender ao poder uma aliança de forças políticas e econômicas, de espectro radicalmente conservador, que instaura um retrocesso sem precedentes no sistema de saúde pública, na educação, nas ciências, no meio ambiente e nos direitos sociais. 
Com o apoio de uma ampla rede de fake news, ela difunde práticas e discursos pseudomoralistas que criam um clima hostil às minorias políticas e às instâncias democráticas. Este conservadorismo exacerbado traduz o pensamento de uma parcela expressiva da sociedade brasileira, a qual se manifesta contrária ao aumento exponencial das mobilizações a favor da pluralidade cultural, étnica, sexual e de gênero que conforma nosso país. 
A cultura, as linguagens, a diversidade e a inovação são axiomas para amplas discussões, reflexões e ações a respeito de nossa condição humana e da coexistência em sociedade neste momento tão oportuno. Em tempos de recrudescimento de ideologias reacionárias e de progressiva aderência social a concepções totalitárias, os grupos em posição não-hegemônica reivindicam a igualdade de direitos e o respeito à diversidade e à diferença.
Tal demanda torna premente espaços de discussões político-sociais acerca do racismo, do machismo, da homofobia e da diversidade cultural, com vistas à promoção da cidadania, assegurada pela Constituição de 1988. 
Pensando nisso, a VII Mostra Cultural Manifeste-se, neste atípico ano de 2020, lança o tema: Cultura, diversidade e desigualdades sociais. E propõe a importância da coletividade, da interação, da pluralidade e dos avanços possíveis em direção a uma convivência mais digna, promissora e inteligível a todos. O evento, portanto, enfatizará manifestações artísticas e acadêmicas que abordem a diversidade e a desigualdade social, desde uma perspectiva cultural e interdisciplinar, entendendo-as como produtos históricos, multifacetados e estreitamente ligados a relações assimétricas de poder.
A VII Mostra Cultural Manifeste-se  e o III Seminário Discente instigam o diálogo, a troca de experiências e o encontro entre diferentes movimentos, estudiosos e entusiastas, para dar visibilidade a frentes culturais diversas. Organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, o evento oportuniza aos discentes a possibilidade de apresentarem resultados de suas produções acadêmicas e/ou artísticas, assim como compartilhar o conhecimento de suas áreas de estudo e formação.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: Alunos de Pós-graduação Stricto Sensu em Processos e Manifestações Culturais e demais programas de Pós-graduação como Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestrado em Indústria Criativa e Letras e comunidade interessada na participação de atividades relacionadas ao tema.
Período: de 05 de novembro a 07 de novembro de 2020.
Dias: 05, 06 e 07 de novembro de 2020.
Horário: quinta-feira, sexta-feira e sábado, horários e atividades indefinidas até o momento.
Local: Evento Online. 
Certificação: serão fornecidas declarações a ministrantes de atividades e ouvintes. 

Inscrição:  VII Manifeste-se 2020
Alunos PPGs Feevale:
  • Apresentação de trabalhos em GTs - inscrições pelo e-mail manifestese@feevale.br, até 20 de outubro.
  • Membro de debate nos Fóruns - inscrições pelo e-mail manifestese@feevale.br, até até 20 de outubro.
  • Ouvintes: inscrições pelo e-mail manifestese@feevale.br até o início da atividade, conforme disponibilidade de vagas. 
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail manifestese@feevale.br,  informando o(s) nome(s) da(s) proposta(s) que deseja participar.

Comunidade Externa:
  • Ouvintes: inscrições pelo e-mail manifestese@feevale.br até o início da atividade, conforme disponibilidade de vagas. 
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail manifestese@feevale.br,  informando o(s) nome(s) da(s) proposta(s) que deseja participar.

Trabalhos para o III Seminário Discente: 
  • Envio de resumos: até 23h 59min do dia 20/10/2020. 
  • Divulgação dos grupos de discussão e local: 03/11/2020
  • Seminário Discente: 07 de novembro de 2020 – Sábado – 9h às 12h.

Normas gerais para os Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns

Visualizar

Orientações para participação no seminário discente

Visualizar

MODELO - RESUMOS - Seminário Discente 2020

Visualizar

ERRATA - Normas gerais para os Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns

Visualizar

ERRATA - Orientações para participação no Seminário Discente

Visualizar

Resumos Seminário Discente 2020

Visualizar

Sessões do III Seminário Discente

Visualizar

Exposição: A Presença na Ausência | Preview

Banner central - Ministrantes

Ministrantes

Izandra Alves 

Izandra Alves é professora, doutora em Literatura. Atualmente, trabalha com Língua Portuguesa e Espanhol no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e com Literatura no Curso de Licenciatura em Letras no IFRS, campus Feliz. Destaca que cada livro que lê e relê, além das personagens com as quais se identifica, compõe sua armadura para enfrentar as crises a que, diariamente, somos submetidos. Assim, entre livros, moinhos e gigantes, tendo a palavra em forma de arte como meio, busca sua (trans)formação. 

Jessé Souza 

Jessé Oliveira é fundador e diretor do Grupo Caixa-Preta, grupo pioneiro no desenvolvimento do teatro negro contemporâneo gaúcho. Realizou a direção de mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música, apresentados em todo o Brasil e América Latina. Dirigiu o espetáculo “Das Pferd des Heiligen” na Alemanha. Recebeu, em 2007, o Prêmio Florêncio de Melhor Espetáculo, pela Associação de Críticos do Uruguai, com o trabalho “Hamlet Sincrético”. Atualmente, cursa mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS e é diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Investimento

Investimento

Evento gratuito.

Realização

Proponente: Prof. Dr. Daniel Conte
Promoção: Universidade Feevale – Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – PROPPEX.
Organização: Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.