Projeto que promove o ensino da ciência recebe prêmio nacional | Universidade Feevale

Projeto que promove o ensino da ciência recebe prêmio nacional

10/10/2014 - Atualizado 16h35min
“Citec: da ciência à tecnologia” foi agraciado no mais importante evento brasileiro para discussão da educação em engenharia

O projeto de extensão Citec: da ciência à tecnologia, da Universidade Feevale, foi premiado em 1º lugar entre os trabalhos apresentados nas sessões técnicas no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2014), que aconteceu em Juiz de Fora (MG), em setembro. Realizado pela Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge), o evento é o mais importante fórum de discussão brasileiro da área.   Representado pela sua líder, a professora Simone Hack da Silva Koch, o projeto foi o melhor na categoria Sessões Técnicas, concorrendo com 290 trabalhos de todo o país. 

O Citec tem o objetivo de disseminar práticas da ciência e tecnologia junto a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio, fomentando o gosto pelas áreas exatas.  São oferecidas oficinas específicas que podem ser trabalhadas com turmas dos anos finais do ensino fundamental e 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio, além de oficinas específicas para capacitar professores e auxiliá-los a elaborar tarefas em sala de aula. A participação no projeto é gratuita. A equipe é composta por seis professores da Universidade (Simone Koch, Ronaldo do Espírito Santo Rodrigues, Fernanda Vargas, Mercedes Matte, Giovani Bulla e Gabriel Simões) e três acadêmicos que auxiliam nas atividades (Jesiele Ribas, Natália Feistauer e Fernando Bittencourt. Em 2013, teve a participação das alunas Tatiana Guimarães e Viviane de Lima, que ainda estabelecem parcerias em ações nas disciplinas e projetos de pesquisa). O projeto vai até a escola para realizar as oficinas com os alunos; já para os professores, as oficinas são realizadas nos laboratórios da Instituição.

Para a líder do Citec, professora Simone Hack da Silva Koch, esse prêmio é um reconhecimento das atividades realizadas junto à comunidade escolar. “Por meio do projeto, professores e acadêmicos da Universidade e professores e alunos da educação básica integram-se, através das oficinas, na busca de promover a compreensão e o gosto pelos conceitos envolvidos na ciência e tecnologia”, afirma. “Nossos acadêmicos e professores levam suas experiências e incentivam os alunos a buscarem carreiras científico-tecnológicas. Acredito que fomos premiados justamente por essa aproximação direta que estamos tendo com a formação dos nossos futuros acadêmicos”, explica.

Como prêmio, o projeto receberá um tablet, troféu, certificado, vale-livros e um kit Doctum. Mais informações sobre o Cobenge podem ser obtidas no site www.abenge.org.br/cobenge-2014

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.