Programa de Residência Multiprofissional tem sua aula inaugural | Universidade Feevale

Programa de Residência Multiprofissional tem sua aula inaugural

02/03/2015 - Atualizado 16h41min
Selecionados terão aulas de pós-graduação e atuarão no sistema público de saúde de Novo Hamburgo

Nesta segunda-feira, dia 2 de março, aconteceu, no Câmpus II, a aula inaugural do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, realizado pela Universidade Feevale em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Participaram da abertura, entre outras autoridades, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Feevale Gladis Luisa Baptista, a pró-reitora de Ensino Denise Ries Russo, e a diretora presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Simone Zucolotto. Após as falas iniciais, a professora Maria Lecticia Pelegrini, mestre em Saúde Coletiva e estatutária da Escola de Saúde Pública - SES/RS, proferiu uma palestra sobre saúde pública para os novos residentes. Pela tarde, a professora Cristiane Saraiva apresentou o programa aos novos residentes.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, nas áreas de concentração de Urgência/Trauma, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental, é implantado pela Feevale, em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, através da secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Eles integram o Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional em Saúde, desenvolvido pelos ministérios da Saúde e da Educação.  No total, 19 residentes, entre enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, participarão de um curso de pós-graduação lato sensu, no qual atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS), até 2017. Eles receberão, ainda, bolsa de cerca de R$ 3 mil mensais.

De acordo com a diretora presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Simone Zucolotto, o programa é prioritário para FSPNH e para a prefeitura. Falando aos novos residentes, desejou que todos façam parte, efetivamente, no futuro, do Sistema Público de Saúde de Novo Hamburgo. “É um orgulho participarmos deste projeto com a Universidade, porque todos crescemos juntos”, disse. A pró-reitora de Ensino, Denise Ries Russo, explicou que a Instituição, dentro de seu processo de ensino-aprendizagem, considera fundamental participar desse programa. “Assim, temos a possibilidade de aperfeiçoar os profissionais que irão atender à comunidade”, afirmou. Já a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Feevale, Gladis Luisa Baptista, reiterou o desafio de consolidar este programa. “O crescimento da Universidade na área dos cursos e projetos de Saúde faz parte de nosso planejamento estratégico”, lembrou.

Saiba mais
 
As residências multiprofissionais em saúde são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais. O objetivo é formar profissionais de diferentes áreas da saúde, por meio de educação em serviço, para atuar em equipe de forma multiprofissional. Entre as áreas abrangidas estão: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.
 
Desenvolvidos em parceria com os gestores públicos municipais, os programas de residência possibilitam a utilização de metodologias de ensino que permitam a vinculação com o serviço público de saúde, em diferentes níveis de atenção. Também devem auxiliar na reestruturação dos modelos de gestão relacionados à assistência e formação de profissionais de saúde, numa perspectiva interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional. Os campos de prática são compostos pela estrutura de saúde pública de Novo Hamburgo, incluindo o Hospital Municipal.

Veja fotos

  • Gladis Luisa Baptista
  • Simone Zucolotto
  • Denise Ries Russo
  • Maria Lecticia Pelegrini
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.