Morre em São Paulo ex-diretor da Feevale | Universidade Feevale

Morre em São Paulo ex-diretor da Feevale

14/07/2016 - Atualizado 16h10min
João Carlos Schmitz ficou à frente da Instituição de 1969 a 1994

Faleceu em São Paulo, às 6h30min desta quinta-feira, 14, o ex-diretor-geral da Universidade Feevale, João Carlos Schmitz. Ele foi o primeiro diretor da Feevale, quando esta era denominada Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo. Também foi um dos fundadores da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale.

Schmitz ficou à frente da Instituição de 1969, data de sua fundação, até 1994. Em depoimento às professoras Claudia Schemes e Cristina Ennes da Silva, autoras do livro “Feevale: 1969/1999”, o ex-diretor falou da emoção que sentiu ao ouvir, no programa A Voz do Brasil, a notícia da assinatura, pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, do decreto de autorização da Feevale. “Eu ouvi, outras pessoas ouviram, nos telefonavam, nos procuravam, todos festejando”, afirmou.
 
Sempre que Schmitz falava da Feevale, era com orgulho. “A Feevale foi a primeira Federação de Ensino Superior a organizar-se de forma direta no Brasil. Já havia uma Federação de escolas no Rio de Janeiro, mas a Feevale foi a primeira a partir do zero, a criar os cursos. Isso é histórico para a educação brasileira”, destacou. Segundo ele, “houve um importante mérito para as pessoas que acreditaram na proposta de ensino superior”.
 
O corpo de João Carlos Schmitz será cremado em São Paulo. Para a próxima semana está prevista uma missa em Novo Hamburgo, em sua homenagem. A data, horário e local serão informados nos próximos dias. 

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.