Mestranda representará a Universidade Feevale em evento em Portugal | Universidade Feevale

Mestranda representará a Universidade Feevale em evento em Portugal

13/07/2016 - Atualizado 14/07/2016 14h34min
Thaís Blankenheim apresentará, na Universidade do Porto, trabalho sobre a construção de gêneros na infância

A mestranda no programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Thaís Blankenheim, será a única representante da Instituição a participar do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Porto, Portugal. O trabalho da acadêmica Brincando e constituindo-se menino: significações de gênero no brincar, que foi aprovado no simpósio, também será publicado na íntegra no e-book do evento. 

De acordo com Thaís, o artigo trata da construção de gênero na infância por meio das brincadeiras, tendo sido entrevistados pais e mães de meninos de idades entre oito e onze anos que estavam em atendimento em uma clínica universitária. “É quase consenso entre os pais e mães entrevistados que jogar bola é brincadeira de menino e boneca é exclusividade de menina (...). Os meninos são mais convocados a brincar daquilo que é aceito como somente de menino, do que é considerado como masculino aos olhos dos adultos”, explica a mestranda no artigo. No entanto, verificou-se, em dois entrevistados, um posicionamento diferente, o que vai ao encontro das novas configurações contemporâneas dos papéis dos gêneros. “Um dos pais e uma das mães autorizam o seu filho a brincar de qualquer coisa, mesmo que fuja do contexto estipulado socialmente como brincadeira de menino”, relata a acadêmica.

Mais informações sobre o III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: http://estudosdacrianca3.pt/.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.