Empresários da região participarão de workshop de inovação | Universidade Feevale

Empresários da região participarão de workshop de inovação

23/04/2014 - Atualizado 28/04/2014 16h12min
Nepi Vale do Sinos realiza evento às 100 empresas atendidas. Workshop acontece na próxima terça-feira, no Câmpus II da Universidade Feevale

A Universidade Feevale e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento (AGDI) realizam, na próxima terça-feira, dia 29 de abril, o workshop Oportunidades para sua empresa inovar. O evento é voltado para as empresas atendidas pelo Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) Corede Vale do Sinos, e acontece a partir das 8h30min, no Auditório do prédio Branco, no Câmpus II da Universidade. O workshop contará com a presença de representantes do governo do Estado do RS, AGDI, Universidade Feevale e empresários da região. 

De acordo com a coordenadora técnica do Nepi Vale do Sinos, Giovana Ferreira Pujol, na ocasião, as empresas serão apresentadas às oportunidades de investimentos para inovação oferecidas pelo Estado. “Assim, se uma empresa necessita estruturar um laboratório ou adquirir equipamentos que atendam às suas necessidades de inovação, por exemplo, o workshop mostrará de que forma ela terá acesso às linhas de crédito”, explica. 

Confira a programação

- 8h30min - Abertura

- 8h40min - Giovana Ferreira Pujol, coordenadora técnica do Nepi Vale do Sinos - Universidade Feevale

- 9h - Cátia Bomfim, coordenadora do Programa Pró-inovação, da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS

- 9h15min - Ricardo Silveira de Faria, economista do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul/ BRDE

- 9h30min - Elias Rigon, técnico de Desenvolvimento do Badesul/Inovacred

9h45mi - Nery dos Santos Silva, coordenador Adjunto da Central do Sistema Estadual para Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas (Seapad) 

Sobre o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) Corede Vale do Sinos

O Nepi, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento das empresas gaúchas por meio da eficiência produtiva e da cultura da inovação, é realizado pela AGDI, tendo a Feevale como responsável na região. O público-alvo são as indústrias, preferencialmente de pequeno e médio porte, participantes de APLs – Arranjos Produtivos Locais – e/ou de setores priorizados pelo Sistema de Desenvolvimento do Estado, pelas comunidades regionais e pelos planos de desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). 

O Nepi Vale do Sinos iniciou as atividades em setembro de 2013, e seguirá até agosto deste ano na execução da metodologia. A cultura da inovação é trabalhada fortemente nas empresas atendidas, estimulando os empresários e seus gestores a buscarem continuadamente novas tecnologias, pesquisas, desenvolvimento de novos produtos, entre outras ações definidas de acordo com a realidade de cada empresa. Além do acesso a novos conhecimentos e absorção da cultura da inovação, as empresas experimentam ganhos de qualidade e produtividade e adquirem conhecimento sobre a oferta de linhas de investimento oferecidas pelo Estado.

Veja alguns números:

- Número de empresas atendidas: 100

 - Atendimentos realizados até o mês de abril: mais de 850

- Setores das empresas atendidas: metalmecânico - 22%; coureiro-calçadista - 17%; construção civil - 9%; plásticos e borrachas - 8%; têxtil - 8%; móveis e esquadrias - 7%; papel e embalagens - 6%; indústria química e de cosméticos - 5%; TI e eletrônicos - 4%; alimentício - 4%; outros - 10%.

- Cinco consultores e uma coordenação técnica para atendimento às empresas


Sobre o Corede Vale do Sinos

O projeto abrange 12 cidades do Corede Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. De acordo com informações da RAIS/MTE, de 2011, o Corede Vale do Sinos possui 32.367 empresas. 

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.