Documentário “Melanina” estreia na Semana da Consciência Negra | Universidade Feevale

Documentário “Melanina” estreia na Semana da Consciência Negra

13/11/2015 - Atualizado 30/12/2015 10h55min

Documentário “Melanina” estreia na Semana da Consciência Negra

Para comemorar o início da Semana da Consciência Negra, o documentário “Melanina” teve a sua estreia na quinta-feira, 12 de novembro. O Salão de Atos do Câmpus II da Universidade Feevale recebeu diversas pessoas interessadas em conhecer mais sobre as histórias do povo negro em Novo Hamburgo e conhecer fatos importantes que contribuíram na construção e desenvolvimento da cidade. O coordenador da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), Eduardo Tamborero, estava presente no local e comemorou a estreia. “Para nós é um momento histórico, podemos dar visibilidade para a comunidade afro-hamburguense”, citou.

Melanina é um curta-documentário realizado em parceira entre a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR) e a Universidade Feevale, por meio da Agência Experimental de Comunicação (AGECOM). O documentário aborda a cidade conhecida pela imigração alemã, tendo como cenário a Sociedade Cruzeiro do Sul, fundada em 18 de outubro de 1922, que se configura como a primeira sociedade recreativa e cultural negra do Vale do Rio dos Sinos.

Segundo Tamborero, a ideia surgiu de pesquisas frustradas sobre a comunidade negra da cidade. “Começamos a ver que não existiam dados, nem material didático sobre o assunto em nossa comunidade”, comentou. O titular da pasta também falou sobre três novos vídeos que serão lançados neste ano ainda. “Tratam-se de contações de histórias da comunidade negra de Novo Hamburgo”, completou. O evento contou também com as presenças do secretário Especial de Gabinete, Gilmar Valadares, e das professoras Christine Bahia e Rosana Silveira, além de parte do elenco do documentário.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.