Cursos mantêm profissionais da saúde conectados a tendências e inovações da área | Universidade Feevale

Cursos mantêm profissionais da saúde conectados a tendências e inovações da área

01/04/2015 - Atualizado 11h12min
Universidade Feevale oferece alternativas para profissionais que desejam se qualificar para lidar com avançadas tecnologias

A saúde pública vem enfrentando dificuldades pela falta de recursos e, para contribuir para a melhoria do atendimento na área, a Universidade Feevale vem investindo na pós-graduação. Na opinião do diretor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Instituição, Cesar Augusto Teixeira, é perceptível que os avanços tecnológicos e o grande número de pesquisas na área podem transformar uma verdade consolidada em uma prática inaceitável ou superada por alternativas que produzem melhores resultados. “Diante dessa realidade, profissionais que buscam a excelência no seu ofício devem encontrar formas de manterem-se atualizados”, afirma, acrescentando que a formação em nível de pós-graduação é uma ferramenta de grande valia para o profissional ficar conectado com as tendências e inovações da área da saúde.
 
Atenta a essa realidade, a Universidade Feevale oferece especializações e MBAs com foco na saúde. Uma das especializações com inscrições abertas no momento é a de Biologia Molecular Aplicada à Saúde Humana, que está em sua segunda edição. Conforme o professor Tiago Santos Carvalho, coordenador do curso, o especialista nessa área auxilia os demais profissionais da saúde por meio da padronização, aplicação e interpretação de técnicas e metodologias moleculares. “Com isso, contribui para o adequado diagnóstico e tratamento de doenças genéticas, infectocontagiosas, crônicas não contagiosas e neoplasias", ressalta.
 
Já a especialização em Terapia Intensiva, que está em sua quinta edição, pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelos profissionais de saúde, assegurando a cada paciente a qualificação da assistência no processo de recuperação e reabilitação. “A complexidade clínica dos pacientes exige uma equipe com uma estrutura organizacional, a fim de evitar maiores danos aos usuários”, diz a coordenadora do curso, Caren Mello Guimarães.  
 
A coordenadora ressalta, ainda, que a especialização impacta na prática do profissional, a partir do aprimoramento teórico-prático proporcionado pelo curso, com a finalidade de prestar um atendimento qualificado e acurado pelos enfermeiros e fisioterapeutas. “A inovação tecnológica apresenta ao mercado, a cada ano, equipamentos novos e complexos, principalmente no que se refere à ventilação mecânica e à monitorização invasiva, exigindo dos profissionais o aprimoramento constante”, explica Caren. Ela lembra que em setores como terapia intensiva deve haver a presença, em tempo integral, de enfermeiro assistencial e fisioterapeuta, além dos demais profissionais.
 
Visão sistêmica nas organizações públicas e privadas
 
O MBA de Gestão em Saúde, por sua vez, busca, em sua quarta edição, instrumentalizar os profissionais, oferecendo uma sólida formação para a gestão de organizações de saúde, no que tange aos processos administrativos e técnicos. “O curso favorece o desenvolvimento da visão sistêmica e do pensamento estratégico, ampliando a percepção gerencial dos profissionais que atuam no gerenciamento das organizações de saúde, tanto públicas quanto privadas. O profissional egresso se destaca, especialmente, pela sua capacidade para a resolução de problemas e para a tomada de decisões estratégicas”, destaca a coordenadora do MBA, Gladis Luisa Baptista.
 
Outro exemplo é a especialização em Microbiologia Clínica, que contribui para a melhoria do diagnóstico microbiológico, oportunizando que profissionais que atuam em centros de saúde menores tenham conhecimento de tecnologias avançadas para um melhor diagnóstico laboratorial. “Com o curso, o profissional aprimora o conhecimento dos microrganismos causadores de infecção e mecanismos de resistência bacteriana, de extrema importância no ambiente hospitalar e na comunidade”, afirma a coordenadora do curso, Helena Schirmer. Na área de Biomedicina, a Feevale ainda está inscrevendo para o curso de Biomedicina Estética.
 
Para a assessora de Pós-graduação Lato Sensu da Feevale, Angelita Renck Gerhardt, onde há demandas crescentes e recursos escassos ou limitados, o conhecimento e as habilidades diferenciadas do profissional especialista contribuem para que se encontrem e apliquem soluções inovadoras.
 
Saiba mais
 
Detalhes sobre os cursos de pós-graduação, como objetivo, professores e possibilidades de financiamento, por exemplo, podem ser obtidos no site www.feevale.br/pos, pelo e-mail posgraduacao@feevale.br ou, ainda, pelo telefone (51) 3586-8822.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.