Programa Vantage propicia que acadêmicos desenvolvam campanha para clientes reais
Os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale deram o start para os trabalhos deste semestre do programa Vantage, que visa à produção de trabalhos e projetos a grandes empresas, a fim de aproximar o mundo acadêmico do mercado de trabalho. Depois de conhecerem que o Grupo RBS seria o cliente real desse semestre, os estudantes receberam o briefing, que contempla a GaúchaZH. Na terceira edição do programa, 130 alunos, de seis semestres diferentes, terão três meses e meio para produzir campanhas para o cliente.
A cada semestre, o curso de PP da Feevale busca qualificar a proposta de diminuir a distância da sala de aula para as grandes agências do setor. Participam dessa prática alunos do Projeto I (2º semestre) ao Projeto VI (7º semestre). Neste semestre, os acadêmicos de Design da Instituição, das turmas de Projetos IV e V, se juntam à temática, com o objetivo de entender o funcionamento do Vantage, para que possam criar estratégias similares para o curso.
O programa Vantage, que começou 2014, oferecendo ações a pequenos empreendedores, se transformou. Nos últimos dois anos, desenvolve trabalhos para marcas reconhecidas pelos gaúchos. Depois das produções de campanhas para a General Motors e para o Iguatemi Porto Alegre, a RBS chega no terceiro ciclo projeto, para desafiar novamente os estudantes.
Já trabalhamos com varejo e espaço físico, agora vamos a informação que é algo muito mais abstrato. Para nós, da Publicidade, é ainda mais desafiador, pois não é fidelização de oferta, então, por isso, acredito que para os alunos isso será muito bacana”, destaca o coordenador do curso, Thiago Mendes. Para ele, o projeto tem o poder de entregar para os acadêmicos uma realidade de mercado, que eles não conseguiriam ter em outro lugar. “Nosso objetivo é realmente pegar briefings difíceis, as coisas que são mais complicadas no mercado, para dar experiência, portfólio e preparar nossos alunos para a realidade”, afirma
Segundo a gerente executiva de Desenvolvimento Digital do Grupo RBS, Camila Leães, a aposta no curso da Feevale é pela busca ao olhar diferenciado.
O ambiente acadêmico favorece a construção de ideias, justamente pelo contato entre um público diverso, com diferentes repertórios. Como o briefing é voltado para a faixa etária dos 18 aos 24 anos, onde a maioria universitária está inserida, esperamos que haja uma sinergia entre o que eles irão construir e o que, de fato, gostaríamos de comunicar”, revela.
Na apresentação do briefing, além de conhecerem o que o cliente espera, os alunos puderam questionar, para extrair o máximo as informações para a realização do projeto. A proposta da RBS é buscar uma campanha que conecte o público jovem à GaúchaZH, plataforma de jornalismo do Grupo. Na opinião de Camila, o primeiro contato com os alunos foi interessante. “Percebemos que, durante toda a apresentação do briefing, eles estiveram focados e captaram a mensagem que queríamos passar, trazendo ao final, dúvidas coerentes relacionadas ao nosso mercado e ao modelo de negócio”, enfatiza.
As apresentações dos alunos estão marcadas para acontecer em dezembro. Nesse período, a produção será acompanhada de perto pela RBS, “para que a construção esteja mais alinhada possível”, como ressalta a gerente executiva. Mendes projeta uma evolução nas campanhas, pelo fato de muitos alunos já estarem participando do processo desde a sua primeira edição. “Temos a ciência que cada vez que entramos em um ciclo novo do Vantage, por serem clientes de muita expressão, temos responsabilidade, mas com a vantagem e o compromisso de poder pensar fora da caixa. Dessa forma, os nossos profissionais, em formação, têm a possibilidade de arriscar bastante, de forma que possam fazer a diferença para a comunicação de GaúchaZH”, finaliza