Formaturas de Inverno | Universidade Feevale

Formaturas de Inverno

As etapas do processo de formatura são as seguintes:

1. Período de solicitação de colação de grau

21 de outubro a 08 de dezembro de 2019 

Ao efetivar a rematrícula para cursar o último semestre, o acadêmico deve requerer dentro do prazo, a solicitação de colação de grau no Espaço Feevale ou no Atendimento Feevale no CI, CII ou CIII. Lembrando que para fazer a solicitação o aluno deve ter todas as horas de atividades complementares deferidas.

Após a solicitação, o setor de Registro Acadêmico realiza a revisão do currículo do estudante requerente para verificar a regularidade da matrícula e/ou a situação de aprovação em todos os componentes curriculares. A identificação do não cumprimento dos requisitos necessários para a colação de grau, em qualquer etapa do processo, implicará no cancelamento da colação de grau por parte da Instituição.

Somente poderá colar grau o estudante que tenha aprovado em todos os componentes curriculares obrigatórios para a conclusão do curso.

O valor do serviço protocolar referente à colação de grau poderá ser debitado no boleto bancário. Em caso de cancelamento durante o período de solicitações, o valor será estornado.

Veja no Guia Acadêmico como é elaborado o calendário de formaturas.

2. REUNIÃO GERAL DOS FORMANDOS

A reunião geral dos concluintes é o momento onde são explicadas todas as questões referentes às formaturas na Instituição, tais como: elaboração do calendário de formaturas, regras e procedimentos adotados pela Feevale.

Data: 18 de novembro de 2019
Horário: 19h30min
Local: Salão de Atos – Câmpus II

3. COMISSÃO DE FORMATURA

Para participação no sorteio de datas, é necessário que tenhamos os contatos e indicação dos formandos que irão compor a comissão de formatura de cada curso. Somente o presidente ou integrante da comissão de formatura participa do sorteio. 

Indicamos a composição: 1 presidente + 2 integrantes

Atribuições comissão:
- Organizar reuniões entre os formandos para tomadas de decisões coletivas, como contratação de produtora, escolha de paraninfo e homenageados, orador(a) e juramentista.
- Solicitar por e-mail ao Instituto Acadêmico, após a divulgação oficial do calendário de datas, a relação total dos formandos solicitantes de colação de grau da solenidade.
- Ser o contato direto com a Feevale e com a produtora.
- Atender às convocações de reuniões do Setor de Marketing – Núcleo de Relações Públicas. 
- Comunicar a data do Ensaio Geral a todos os formandos, que devem comparecer a fim de garantir o sucesso da cerimônia.
- Avisar o Setor de Marketing – Núcleo de Relações Públicas em caso de formandos ou convidados com necessidades especiais.

Formulário:
O formulário com dados da comissão de formatura, orador(a) e juramentista deve ser enviado para o e-mail formaturas@feevale.br no prazo limite:
Data: 11 de dezembro 
Horário: 12h

Em caso de alteração no formulário após o envio, o mesmo deve ser preenchido, assinado e entregue pessoalmente no Setor de Marketing – Núcleo de Relações Públicas, junto com uma justificativa por escrito do porque está sendo alterado.

4. SORTEIO DE DATAS

Após o término do período de solicitação de colação de grau, o Setor de Marketing analisa as turmas (número de solicitantes) para realizar os agrupamentos dos cursos, caso sejam necessários.

A definição das datas é por sorteio, aberto a participação do presidente ou integrante da comissão de formatura de cada curso, a Pró-Reitora de Ensino ou representante e o Núcleo de Relações Públicas.

Data: 12 de dezembro
Horário: 12h
Local: Auditório reitoria- 4º andar do prédio Lilás – Câmpus II

5. CALENDÁRIO DE FORMATURA

Calendário oficial de formaturas 2020/01.

Informamos que as datas constantes do presente cronograma estão sujeitas a alteração em decorrência de casos fortuitos, força maior e ou qualquer outro evento que impossibilite o cumprimento do mesmo, quando ocorrerá o reagendamento das solenidades

6. ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

Após a divulgação oficial das datas, a organização fica a cargo das comissões com as turmas, conforme os passos a seguir:

Lista de formandos: deve ser solicitada por e-mail ao Instituto Acadêmico:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS CRIATIVAS E TECNOLÓGICAS: icct@feevale.br
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE: ics@feevale.br
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: ichs@feevale.br

Faz-se necessário solicitar novamente no decorrer do semestre para atualização.

7. REUNIÃO COM COMISSÕES DE FORMATURA E ORADORES

Data: 16 de dezembro de 2019 (segunda-feira)
Horário: 19h15min
Local: Auditório do prédio Azul - Câmpus II

Encontro das comissões e oradores com o Setor de Marketing – Núcleo de Relações Públicas, equipe responsável pela organização das Formaturas na Feevale.

Momento em que as comissões tiram dúvidas e são passadas algumas instruções e combinações para o bom andamento dos preparativos.

8. ORADORES

O papel do orador é falar em nome da turma, ou seja, deve ser um discurso que transmita a mensagem de todos os formandos a seus convidados e homenageados. 

O tempo máximo de discurso é de 3 minutos.

Não serão aceitos, em hipótese alguma, discursos plagiados. Entende-se que o aluno, ao candidatar-se a ser o representante da turma, tenha condições e capacidade de formular uma mensagem com palavras próprias.

Os oradores devem enviar os discursos para o e-mail formaturas@feevale.br, no prazo máximo de 15 dias antes da solenidade.

9. Contratação produtora

Após a divulgação do calendário oficial de formaturas, as comissões de cada solenidade (curso único ou agrupamento) devem entrar em contato com as produtoras para solicitar os orçamentos e agendar reunião de apresentação. 
As reuniões devem ser divulgadas para que todos os formandos da solenidade possam participar e a escolha da produtora deve ser feita por votação.

Para a reserva de salas para as reuniões, as comissões devem enviar e-mail para formaturas@feevale.br com três (3) dias úteis de antecedência com as seguintes informações:
  • Indicação do(s) curso(s)
  • Data 
  • Hora de início
  • Hora de término
  • Quantidade de participantes
  • Nome e código do formando responsável

A Feevale não se responsabiliza pelos serviços prestados por empresas contratadas. 

Confira o pacote básico de itens a serem contratados das produtoras para as formaturas solenes no Teatro Feevale.

10. PARANINFOS E HOMENAGEADOS

Cada curso pode escolher 1 professor paraninfo e 2 homenageados (professor ou funcionário da Instituição).  

O convite ao paraninfo e homenageados deve ocorrer antes do dia da prova de toga e a data e horário devem ser definidos pelos formandos junto à produtora contratada. A comissão deve comunicar por e-mail ao núcleo de RP a data, horário e local em que ocorrerá o convite. Durante o convite não é permitido entrar nos prédios, interromper aulas, usar apitos, buzinas e cornetas ou fazer barulho que possa atrapalhar as demais atividades que estarão ocorrendo no Câmpus.

As turmas devem organizar juntos às produtoras contratadas os convites aos paraninfos e homenageados até o mês de maio. Após isso, o Marketing - Núcleo de RP passa a contatar os professores convidados com informações da formatura. Lembrando que as provas de toga iniciam no último sábado de março. 

O formulário com a definição de produtora, paraninfo e homenageados deve ser enviado para o e-mail formaturas@feevale.br até 21/02/2020.

Em caso de alteração no formulário após o envio, o mesmo deve ser preenchido, assinado e entregue pessoalmente no Setor de Marketing – Núcleo de Relações Públicas, junto com uma justificativa por escrito do porque está sendo alterado.

11. PROVAS DE TOGA

As provas de toga ocorrem somente aos sábados e devem ser encerradas até as 17h30min devido ao fechamento do Câmpus.

As datas para as provas de toga são preestabelecidas pela Instituição e informadas às produtoras, em data previamente estipulada.

Assim, as combinações da comissão sobre a data da prova de toga devem ser realizadas diretamente com a produtora contratada pela turma e são as produtoras quem informam ao Marketing – Núcleo de Relações Públicas quando será a prova de toga de cada turma.

12. CONVITES

As turmas que optarem por convite oficial*, em formato de livreto, devem encaminhar o "boneco" para correção da Feevale por e-mail (formaturas@feevale.br). O prazo estabelecido para correção é de cinco (5) dias úteis.

Após impressos, 1 convite deve ser entregue no Setor de Marketing – Núcleo de Relações Públicas. Além desse, é de bom tom que a turma providencie convites aos paraninfos e homenageados.

Os dados que devem constar nos convites são:
Dia: 
Horário:
Endereço: Teatro Feevale
Universidade Feevale - Câmpus II
ERS - 239, 2755 - Novo Hamburgo/RS
Autoridades Acadêmicas com titulações:
Paraninfo com titulação:
Professores/Funcionário Homenageados com titulações:
Nome Juramentista:
Nome Orador:
Nome dos Alunos:
Juramento:
Mensagens opcionais (com autoria):
Logotipo da Feevale – www.feevale.br/manual

Nas fotos utilizadas os formandos devem estar sem barrete.

*Os cursos que não fizerem o convite oficial da turma devem preencher e enviar o formulário “Curso sem Convite” para o Setor de Marketing – Núcleo de Relações Públicas, no prazo máximo de 15 dias antes da solenidade.

13. ENSAIO GERAL DOS FORMANDOS

Todos os formandos do semestre que optaram pela colação de grau solene são convocados para o ensaio geral das formaturas. 

Realizado pelo Setor de Marketing – Núcleo de Relações Públicas, o ensaio tem como objetivo esclarecer dúvidas, informar sobre algumas normas a serem seguidas e dar explicações acerca da solenidade.

Lembramos que a formatura é um ato solene e um momento muito especial, pois marca o término de uma etapa e o início de outra na vida do acadêmico.  Pedimos, portanto, que as comissões reforcem esse comunicado aos seus colegas.  

Neste dia as produtoras são convidadas a participar para ajustes finais com os formandos, após o ensaio de formatura.

14. INGRESSOS

Nas formaturas, trabalhamos com a capacidade de 1.831 lugares no Teatro Feevale. São distribuídos aos formandos o total de 1.406 ingressos plateia e 405 ingressos VIP. Além desses, 20 ingressos permanecem com a Feevale para acompanhantes de paraninfo, homenageados, coordenadores, diretores, pró-reitores, Aspeur, representantes de conselhos e demais professores do curso que queiram participar da solenidade. 

Os ingressos VIP são dos lugares na plateia baixa e somente têm validade até 15 minutos antes do início da solenidade.

Crianças com três (3) anos ou mais devem ser contabilizadas na distribuição de ingressos, bem como fotógrafos.

O Núcleo de Relações Públicas avisará as comissões por e-mail quando os ingressos estiverem disponíveis para retirada. As comissões deverão agendar um horário para retirada e ficam responsáveis pela distribuição dos ingressos aos demais formandos (dividido igualmente).

15. NO DIA DA FORMATURA

No dia da formatura, o formando deve chegar 3 horas antes da solenidade, momento este em que realiza vários procedimentos legais e obrigatórios.

No momento da entrada das autoridades e dos formandos no início da cerimônia, não é permitida a entrada de convidados pelas portas laterais da plateia.

As formaturas da Universidade Feevale começam pontualmente no horário estipulado.

O Teatro Feevale, um dos mais modernos do Brasil, possui todas as normas de segurança. Assim, para a preservação do espaço, é expressamente proibido o uso de buzinas, cornetas e apitos durante a cerimônia, bem como chuva de prata e confetes.

A entrega de presentes aos paraninfos e professores/funcionários homenageados deve ser feita durante o coquetel que antecede a solenidade.

Fotógrafos particulares devem, obrigatoriamente, usar a credencial com indicação do nome do formando que o contratou. A credencial pode ser impressa abaixo.