Pesquisas Comportamentais | Universidade Feevale

Pesquisas Comportamentais

Em seus mais de 20 anos de atuação, o Centro de Design monitora constantemente sinais comportamentais que possam orientar as áreas criativas. Esses sinais são identificados, analisados, compilados e apresentados por meio de uma abordagem temática que ajuda a dar forma àquilo que ainda pode parecer mais conectado ao universo das ideias do que ao dos produtos e serviços.Sem perder de vista o protagonismo local, os resultados gerados orientam o desenvolvimento de novos produtos e ampliam do debate sobre a inovação nos setores criativos a partir da realidade regional.

Quanto aos seus impactos, consideramos que a pesquisa de tendências inspira a criação de novas marcas ou modelos de negócios, novos produtos ou serviços, bem como estimulam a compreensão a respeito de determinados comportamentos efervescentes na sociedade e consequentemente no modo que se consome bens ou serviços. 

O Centro de Design da Universidade Feevale monitora constantemente sinais comportamentais que são identificados, compilados, analisados e então expostos na forma de Temáticas, bem como faz sugestões de materializações que representem o conceito abordado. Todas as pesquisas são disponibilizadas de forma gratuita pelo Centro para auxiliar a inspiração no processo de criação.
Banner central - PREVERS 2023

PREVERS 2023

Com o avanço das vacinas e o retorno presencial de muitas empresas, escolas e faculdades, o ano de 2022 marca um novo início, percebendo práticas e hábitos sendo reformulados, em diversos setores da sociedade. Algumas das mudanças comportamentais, práticas e hábitos incorporados, que foram necessárias devido à pandemia, deixaram de ser obrigatórios, assim como outros continuam sendo utilizados na rotina de consumidores. Nesse cenário, esta edição do PREVERS, relatório de tendências com o foco no Rio Grande do Sul produzido pela Universidade Feevale, traz indicativos de aspectos que poderemos vislumbrar nos setores criativos do Estado.

Saiba mais
Imagem central - PREVERS 2022

PREVERS 2022

Mudanças comportamentais foram necessárias devido à pandemia e algumas práticas e hábitos deverão ser incorporados às rotinas de consumidores tanto na esfera individual quanto coletivamente. Neste cenário, este relatório traz indicativos de aspectos que poderemos vislumbrar nos setores criativos do Estado do RS.

Saiba mais
Banner central - Novos olhares

COMPORTAMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: NOVOS OLHARES

E quem diria que o ano de 2020 nos reservaria uma pandemia? O COVID-19, identificado na China no final de 2019, logo ganhou o mundo. Apresentamos aqui pontos que podem ajudar a refletir sobre moda, consumo e comportamento de uma nova rotina que acabará por nos marcar por ainda muito tempo.

SAIBA MAIS
Banner central - Novos olhares pt2

COMPORTAMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: NOVOS OLHARES parte 2

E quem diria que o ano de 2020 nos reservaria uma pandemia? O COVID-19, identificado na China no final de 2019, logo ganhou o mundo. Apresentamos aqui pontos que podem ajudar a refletir sobre moda, consumo e comportamento de uma nova rotina que acabará por nos marcar por ainda muito tempo.

SAIBA MAIS
Banner central - Ressignificar

Ressignificar

A Tendência Ressignificar busca analisar conceitos a cerca do que vivemos e também questionar questões cotidianas.

SAIBA MAIS
Banner Central - Transformação

Transformação

A Tendência Transformação estuda a relação existente entre humanos e máquinas, cada vez mais necessário visto que é crescente as descobertas sobre inteligências artificiais e como elas podem auxiliar os humanos.

Saiba mais
Banner central - Fluidez

FLUIDEZ

A Tendência Fluidez busca analisar os fatores que estão influenciando as mudanças de percepções do mundo e identifica quais as novas formas possíveis de relações entre pessoas, espaços e propósitos.

Saiba mais
Banner central - Efeito emocional

Reconexão

O mundo se transforma rapidamente e hoje os indivíduos passam a refletir sobre a sua relação consigo mesmo. O autoconhecimento proporciona experiências de transformação através do ser, que está relacionada com a descoberta de quem realmente somos.

Saiba mais
Banner central - Efeito emocional

Efeito Emocional

O comportamento atual que deve levar em conta as emoções se traduz como design de experiência e é com isso que criamos as possibilidades de trazer personalização dos produtos levando em conta as necessidades, sentimentos, gostos e pensamentos pessoais.

Saiba mais
Banner central - Futuro Funcional

Futuro Funcional

O design a partir da razão, que se adapta as necessidades do usuário para que as tarefas sejam realizadas de uma maneira fácil e intuitiva, tomará o lugar da produção massificada, e será interpretada através de uma estratégia mais ampla: uma fluidez industrial.

Saiba mais
Banner central - Manifesto

MANIFESTO

Saia para a rua! Faça a sua voz ser ouvida! A tendência Manifesto traz a crescente necessidade das demonstrações explícitas de opiniões e os questionamentos de paradigmas

Saiba mais
Banner central - Minimalismo

MINIMALISMO

Simplicidade, Futurismo e Visão Estética, o Minimalismo percorre a ideia de limpeza das formas, da utilização de poucos elementos e das linhas precisas.

Saiba mais
Banner central - Maximalismo

MAXIMALISMO

Na tendência Maximalista o excesso nunca é demais. Como contraponto ao minimalismo, esse conceito estético preza pela criação intensa de elementos que se sobrepõem, acumulando referências e informações num só bem de consumo.

Saiba mais
Banner central - Colab

COLAB

A sociedade colaborativa é o foco dessa tendência. A gentileza e o Marketing Social promovem mudanças no modo de pensar de uma sociedade sedenta de afeto.

Saiba mais
Banner central - Brasilidade

BRASILIDADE

A fauna e a flora brasileira trazem a atenção mundial ao Brasil, que se transforma em tendência e inspira criações no mundo inteiro.

Saiba mais
Banner central - Novo Velho

NOVO-VELHO

Os “novos velhos” buscam aproveitar seu tempo ocioso com muita disposição. A nova terceira idade e suas ideias contemporâneas são protagonistas dessa tendência.

Saiba mais
Banner central - Nostalgia

NOSTALGIA

A estética do antigo. Transmitindo o sentimento de segurança frente a tantas mudanças tecnológicas, a Nostalgia se torna uma tendência cada vez mais presente no dia a dia.

Saiba mais
Banner central - Liberdade Sexual

LIBERDADE SEXUAL

A sociedade está eroticamente emancipada. Como tendência, a Liberdade Sexual apresenta a queda dos tabus que envolvem o sexo e o erótico.

Saiba mais
Banner central - Terror

TERROR

O Terror gera Ibope. Chocando, criando polêmicas ou apenas extravasando emoções, a tendência Terror foge da realidade que nos permeia e instiga inúmeras sensações e sentimentos. 

Saiba mais
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.