Feevale Extensão

Home > Cursos de Extensão > Curso Internacional de Drenagem Linfática Manual- Método Original Vodder - 2ª Edição

Curso Internacional de Drenagem Linfática Manual- Método Original Vodder - 2ª Edição

17 de agosto a 22 de outubro de 2010

Apresentação

    A Drenagem Linfática Manual (DLM) é um método de drenagem dos líquidos corporais, criado por Emil Vodder, na década de 30. A DLM compreende técnicas e manobras que visam a favorecer a absorção da linfa, segundo a anatomia e fisiologia do Sistema Linfático, respeitando, portanto, os princípios anatomo-fisiológicos. As manobras são suaves, de pressão gradual e adequada aos tecidos a serem drenados, bem como aos objetivos pré-estabelecidos.
    A Drenagem Linfática está indicada no pré- e pós-operatório de cirurgia estética, oncológica, ortopédica e dentária, no tratamento de elefantíase, queimados, linfedemas, problemas circulatórios e na medicina do esporte.
    Assim sendo, este curso tem por finalidade apresentar o método original Vodder no que tange à compreensão e aplicação competente das técnicas e manobras da DLM, de modo a obter resultados efetivos e seguros para o paciente/cliente.

Público-alvo

Fisioterapeutas e acadêmicos de Fisioterapia do último ano.

Identificação

  • Período: 
  • Módulo I: 17/08/2010 a 20/08/2010                                                                                                                            
  • Modulo II: 19/10/2010 a 22/10/2010
  • Horário: Terças, quartas, quintas e sextas -feiras das 13h às 17h30min e das 18h30min ás 22h
  • Carga horária: 64h
  • Local: Campus II
  • Certificado: Para a certificação, mínimo de 75% de frequência.

Ministrante

Nair Paim

Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia em Cancerologia, pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia em Cancerologia-SBFC. Possui formação em Drenagem Linfática Manual ad modum Vodder - Instituto Vodder Center e em Rehabilitación Vascular: arterial, venosa y linfática. Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia- regional/RS e especialista em Educação, Linguística e Letras.

Ruy Martinez Allende

Cirurgião plástico e linfologista, membro da Sociedade Argentina de Flebologia e Linfologia, da Sociedade Brasileira de Linfologia, da International Society of Limphology, assessor científico e diretor médico do curso bianual de Reabilitação Vascular da AMA-Buenos Aires/AR.

Ester Paltrinieri

Kinesióloga, membro da International Society of Limphology, Presidente do Comité de Rehabilitación Kinésica Vascular da AMA-Associação Médica Argentina. Diretora do curso bianual de Reabilitação Vascular da AMA-Buenos Aires/AR.

Realização

  • Coordenação: Cesar Augusto Teixeira
  • Promoção: Instituto de Ciências da Saúde - Curso de Fisioterapia
  • Organização: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Proacom
Inscreva-se
Feevale
Campus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 Bairro Hamburgo Velho Novo Hamburgo - RS CEP: 93510-250
Campus II RS-239, 2755 Novo Hamburgo - RS CEP 93352-000 Telefone: (51) 3586-8800