Quem Somos

Em 27 de fevereiro de 1989 foi criada a Escola de 2º Grau Feevale, para o funcionamento dos cursos de Formação Técnica de Desenhista de Calçados e Acessórios, de Contabilidade e de 2º Grau como formação geral, oferecendo à comunidade um trabalho de inserção na região do Vale do Sinos. Nessa ocasião, a Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior – Feevale – justificava a criação desta escola como sendo um espaço de aplicação para os acadêmicos dos cursos de Pedagogia, de Educação Física e de Educação Artística, possibilitando, também, os estágios exigidos por esses cursos, que eram os oferecidos na época.

O ano letivo de 1989 iniciou no dia 1º de março, com uma equipe de 14 professores, para atender a 117 alunos matriculados. Uma das atividades daquele ano foi a fundação do Grêmio Estudantil, no dia 19 de junho. Em 28 de janeiro de 1994, surgiu, por iniciativa de um grupo de pais, a Escola de 1º Grau, tendo iniciado com uma turma de Jardim de Infância e outra de 6ª série, conforme Projeto de Implantação Gradativa de Séries.

Nessa trajetória, muitas modificações e melhorias aconteceram, como a integralidade da educação básica, a implementação de novos cursos técnicos, muitos investimentos na criação de novos laboratórios, projetos interdisciplinares, organização curricular por ciclos e oferecimento de várias atividades no turno inverso, desde práticas esportivas a oficinas no currículo ampliado, assim como a mudança do nome da escola. A Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação passou a ter essa denominação em 2003, atendendo não só a exigências legais, mas, também, inserindo-se na indissossiabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão da Feevale.

Atualmente, a   Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação conta com uma equipe pedagógica completa, com orientadoras e supervisoras, organização colegiada, toda a infraestrutura do Campus I, equipe de agentes patrimoniais, bem como estreita parceria junto ao Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA) e aos demais Institutos da Feevale.

Temos, igualmente, uma Associação de Pais e Professores (APP), que, ao longo desse tempo, vem contribuindo com o crescimento e a valorização do trabalho desenvolvido na escola, promovendo eventos e aproximando pais/mães, professores(as) e alunos(as).

Missão

Oportunizar ao educando a construção do conhecimento, proporcionando a continuidade e a conclusão da educação básica, a partir de um ensino inovador, tendo a pesquisa como princípio educativo, respeitando os tempos de aprendizagem dos sujeitos, visando à formação de cidadãos éticos e críticos.

Princípios filosóficos

A partir de uma concepção sociointeracionista, a Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação compreende a educação como construção coletiva permanente, baseada nos princípios de convivência, solidariedade, justiça, respeito, valorização da vida na diversidade e na busca do conhecimento. Nessa perspectiva, utiliza-se de uma metodologia cooperativa e participativa, que contribua na construção da autonomia.

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico

Visualizar

Regimento Escolar

Regimento Escolar

Visualizar