Quem Somos | Universidade Feevale

Quem Somos

Em 27 de fevereiro de 1989 foi criada a Escola de 2º Grau Feevale, para o funcionamento dos cursos de Formação Técnica de Desenhista de Calçados e Acessórios, de Contabilidade e de 2º Grau como formação geral, oferecendo à comunidade um trabalho de inserção na região do Vale do Sinos. Nessa ocasião, a Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior – Feevale – justificava a criação desta escola como sendo um espaço de aplicação para os acadêmicos dos cursos de Pedagogia, de Educação Física e de Educação Artística, possibilitando, também, os estágios exigidos por esses cursos, que eram os oferecidos na época.

O ano letivo de 1989 iniciou no dia 1º de março, com uma equipe de 14 professores, para atender a 117 alunos matriculados. Uma das atividades daquele ano foi a fundação do Grêmio Estudantil, no dia 19 de junho. Em 28 de janeiro de 1994, surgiu, por iniciativa de um grupo de pais, a Escola de 1º Grau, tendo iniciado com uma turma de Jardim de Infância e outra de 6ª série, conforme Projeto de Implantação Gradativa de Séries.

Nessa trajetória, muitas modificações e melhorias aconteceram, como a integralidade da educação básica, a implementação de novos cursos técnicos, muitos investimentos na criação de novos laboratórios, projetos interdisciplinares, organização curricular por ciclos e oferecimento de várias atividades no turno inverso, desde práticas esportivas a oficinas no currículo ampliado, assim como a mudança do nome da escola. A Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação passou a ter essa denominação em 2003, atendendo não só a exigências legais, mas, também, inserindo-se na indissossiabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão da Feevale.

Atualmente, a   Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação conta com uma equipe pedagógica completa, com orientadoras e supervisoras, organização colegiada, toda a infraestrutura do Campus I, equipe de agentes patrimoniais, bem como estreita parceria junto ao Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA) e aos demais Institutos da Feevale.

Temos, igualmente, uma Associação de Pais e Professores (APP), que, ao longo desse tempo, vem contribuindo com o crescimento e a valorização do trabalho desenvolvido na escola, promovendo eventos e aproximando pais/mães, professores(as) e alunos(as).

Missão

Promover, em um ambiente colaborativo, a construção de aprendizagens efetivas e afetivas que considerem a trajetória de cada sujeito, sua incompletude e a transitoriedade do mundo natural e social, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e de um projeto de vida.

Ensino por ciclos de formação

Ciclos de formação são uma forma de organizar o ensino, privilegiando a continuidade da trajetória do aluno, suas experiências e suas características, respeitando o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Assim, a organização temporal da escola insere-se em um processo de reavaliação das práticas pedagógicas, levando em consideração as características, o ritmo, os interesses, as histórias de vida dos alunos/as, com vistas à construção de um projeto coletivo. Viabiliza-se, nesse sentido, a realização de uma ação integrada entre os professores de um mesmo ciclo, possibilitando a exibilização curricular e a sua corresponsabilização quanto ao avanço das aprendizagens de seus alunos.

Princípios filosóficos

A partir de uma concepção sociointeracionista, a Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação compreende a educação como construção coletiva permanente, baseada nos princípios de convivência, solidariedade, justiça, respeito, valorização da vida na diversidade e na busca do conhecimento. Nessa perspectiva, utiliza-se de uma metodologia cooperativa e participativa, que contribua na construção da autonomia.

Ensino personalizado: Uma Escola por Aluno

Lançado em dezembro de 2017, o projeto Uma Escola por Aluno propõe a experiências de aprendizagem por meio da solução de problemas de forma criativa e inovadora e da comunicação e intervenção em diferentes contextos, usando as várias linguagens (oral, escrita, científica, digital, artística e corporal) e valorizando as múltiplas inteligências. Para isso, surgiu a necessidade de adaptar a Escola de Aplicação a um ambiente de aprendizagem que desenvolva metodologias ativas e colaborativas, de maneira que a aprendizagem do aluno seja personalizada. Assim, além de adequações à proposta pedagógica, novos espaços físicos serão disponibilizados para que alunos e professores possam trabalhar de maneira colaborativa.

Além das propostas e projetos já desenvolvidos, a partir dessa iniciativa, a Escola de Aplicação ampliará e valorizará ainda mais algumas práticas já adotadas, tais como: ensino personalizado, equidade (respeito às diferenças), valorização da bagagem de cada aluno, formação humana em busca de projetos de vida, metodologias ativas e colaborativas, experiências interculturais e interação com outras línguas. Entre as novidades estão novos ambientes de aprendizagem, avaliação diária e personalizada, além de aulas ministradas em inglês e espanhol.

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico

Visualizar

Regimento Escolar

Regimento Escolar

Visualizar
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais