Salão de Extensão 2019 | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

O Salão de Extensão (SE) reúne ações relativas à Extensão Universitária, por meio da apresentação de processos ou de resultados de práticas extensionistas universitárias. Define-se, no âmbito deste Evento, a prática extensionista como decorrente do processo educativo, cultural e científico que se articula com o ensino e com a pesquisa de forma indissociável, para uma formação integral, e que viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, contribuindo para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática. 

Poderão apresentar trabalhos durante o SE 2019 estudantes de graduação da Feevale e de outras instituições de ensino superior, sob a orientação de docentes, além dos alunos que concluíram o curso de graduação, desde que os trabalhos sejam oriundos de suas atividades enquanto graduandos.

Os trabalhos apresentados devem se caracterizar como ações extensionistas, podendo originar-se de:
  • programas e projetos de extensão;
  • práticas de ensino e de estágios;
  • atividades de componentes curriculares da graduação realizadas na comunidade;
  • projetos de ensino e/ou comunitários;
  • trabalhos de conclusão de curso – TCCs com enfoque social;
  • ações extensionistas oriundas de projetos de pesquisa.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: Acadêmicos de graduação que desenvolvem atividades relacionadas à extensão.

Período: 21 a 26 de outubro de 2019.
Horário: consulte os horários na programação.

Local: Câmpus I e Câmpus II - O local será informado via e-mail antes do início da atividade.
Certificação: certificado online, consultar mais informações no regulamento.

Datas importantes

  Etapa   Datas*
  Inscrições   De 03/06 a 11/07 (até 21h)
  Divulgação dos trabalhos aceitos para Análise de Mérito   05/09
  Divulgação dos horários e locais das Sessões Temáticas   24/09
  Sessões Temáticas   22 a 26/10
  Divulgação dos Destaques   04/12

*Cronograma sujeito a alterações, sem aviso prévio.

Inscrição

Os autores deverão inscrever-se no Evento por meio do formulário eletrônico. No ato da inscrição, o trabalho deverá ser submetido sob a forma de resumo. Não serão aceitos trabalhos enviados via internet. As inscrições incompletas serão desclassificadas.

O participante poderá inscrever mais de um trabalho no Evento, contudo, inscrições múltiplas de um mesmo trabalho serão vedadas. A ordenação dos nomes dos autores e dos orientadores no ato da inscrição corresponderá à ordem dos nomes que deverá constar na publicação dos resumos e nos certificados.

A inscrição somente se confirmará após o pagamento da taxa de inscrição, que poderá ser paga somente dentro do período de inscrições.

Regulamento

Visualizar

Apresentação de trabalhos

A apresentação dos trabalhos aprovados na análise classificatória, será realizada oralmente e por meio de pôster virtual, em espaços previamente determinados pela comissão organizadora do evento, prevendo-se a disponibilidade de equipamentos.

A exposição dos trabalhos ocorrerá, dentro do possível, nos espaços das disciplinas de graduação da Feevale, a partir da aderência dos trabalhos com os seus conteúdos e com o objetivo de oportunizar a interação e construção coletiva entre a comunidade acadêmica.

Webconferência

Para participantes que não possam estar presentes fisicamente no evento, preferencialmente, aqueles oriundos de instituições externas que não estejam situadas na Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Vale do Paranhama e na Serra do Estado do Rio Grande do Sul, será possível apresentar o trabalho por meio de webconferência.

Para utilizar esta modalidade, o participante, após realizar a inscrição no sistema, deverá encaminhar um e-mail para o endereço se@feevale.br, informando essa necessidade, para avaliação. 

Caso a solicitação seja deferida, os encaminhamentos devidos serão realizados.

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados em duas etapas distintas:

Análise classificatória


Critérios:
  • resumo que caracteriza uma prática extensionista (Caso o trabalho inscrito tenha sido categorizado indevidamente como uma prática extensionista, a comissão científica reserva-se o direito de verificar a possibilidade de enquadrá-lo na Feira de Iniciação Científica);
  • texto coeso, coerente e linguisticamente adequado. 

Análise de mérito (sessões temáticas e pôsteres)


Critérios:
Avaliação do resumo
  • tema relevante para a área;
  • título adequado ao conteúdo do trabalho;
  • objetivos claros e coerentes com o tema proposto;
  • metodologia adequada aos objetivos;
  • resultados parciais ou finais coerentes com os objetivos;
  • capacidade de análise e síntese dos resultados;
  • palavras-chave adequadas ao tema.

Avaliação do pôster virtual
  • apresentação dos principais elementos do trabalho: título, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados, considerações finais e referências consultadas;
  • capacidade de síntese e organização visual. 

 Avaliação da apresentação oral/Libras
  • domínio do tema durante a apresentação;
  • desenvoltura na apresentação;
  • respeito ao tempo limite de apresentação;
  • capacidade de arguição com a banca avaliadora.

Pôster Virtual

O pôster virtual foi criado pensando na preservação do meio ambiente e com o objetivo de reduzir resíduos e custos. Os autores selecionados no Salão de Extensão deverão produzir pôsteres virtuais para exposição/disponibilização durante todo o evento.

Os pôsteres virtuais deverão conter os principais elementos do trabalho a ser apresentado. Na parte superior, em destaque, deverá apresentar o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autore(s), do(s) orientadore(s), a instituição de origem do trabalho inscrito e órgão financiador, caso houver.  A seguir, faz-se necessário apresentar os seguintes elementos: título, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais e/ou finais, considerações finais e referências bibliográficas A dimensão do pôster deverá ser de:

a) 1820px (altura) x 1000px (largura), com resolução de 96px/pol; ou
b) 26,46cm (largura) x 48,15cm (altura) com resolução de 96px/pol. em arquivos gerados pelo power point (resolução padrão do aplicativo);
c) o tamanho máximo do arquivo deve ser de 3MB.

Período para inserção do pôster virtual será divulgada após a etapa de análise classificatória

Submissão de Trabalhos Internacionais

Os autores deverão inscrever-se no evento por meio de formulário específico, disponibilizado em espanhol, inglês e português, no site do evento: www.feevale.br/inovamundi.

O período de inscrições de trabalhos internacionais será de 03 de junho a 11 de julho de 2019, até as 21h (vinte e uma horas), horário de Brasília, mesmo período das nacionais. As inscrições somente serão validadas após o envio do resumo e o preenchimento completo das informações necessárias no formulário de inscrições. 

Trabalhos internacionais estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição no evento.
O resumo do trabalho deverá ser encaminhado conforme as normas de submissão estabelecidas no item 8 (oito) deste Regulamento.

Ao término do processo de inscrição, o autor responsável pela inscrição e o orientador receberão uma mensagem eletrônica no endereço de e-mail cadastrado, indicando o sucesso da submissão do trabalho. 

Toda comunicação com os organizadores do Evento deverá ser realizada pelo e-mail inovamundi_internacional@feevale.br.

As etapas de avaliação do trabalho serão regidas de acordo com os itens 8, 9 e 10 deste regulamento. Participantes internacionais não submetem pôster virtual. 
As apresentações dos trabalhos internacionais ocorrerão via web conferência, utilizando o sistema Blackboard Collaborate. Um link de acesso à plataforma será disponibilizado aos inscritos no momento da divulgação da data e do horário da apresentação. 

Informações técnicas sobre o sistema de web conferência estão disponíveis no item 13.1 deste Regulamento.

Premiação

Premiação 1º Lugar
 
O discente Destaque contemplado com o 1º lugar no SE 2019 poderá escolher entre dois prêmios: 60% (sessenta por cento) de desconto em curso da Pós-graduação Stricto Sensu ou 100% (cem por cento) em um curso da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Feevale. O período para usufruir do prêmio é de no máximo 2 anos a contar da data de premiação.
 
Mais informações no item 11 desse regulamento.
Matrículas

Programação

Segunda-feira | 21 de outubro

Turno: Noite
Abertura do Inovamundi

Terça-feira | 22 de outubro

Turnos: Manhã, tarde e noite
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale

Quarta-feira | 23 de outubro

Turnos: Manhã, tarde e noite
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale

Quinta-feira | 24 de outubro

Turnos: Manhã, tarde e noite
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale

Sexta-feira | 25 de outubro

Turnos: Manhã, tarde e noite
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale

Sábado | 26 de outubro

Turno: Manhã
Sessões temáticas em salas de aula e exposição dos pôsteres virtuais, em ambos os câmpus da Universidade Feevale

* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Investimento

Investimento

Estudantes de outras instituições de ensino superior: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) por trabalho inscrito;

Estudantes de graduação da Feevale: R$ 40,00 (quarenta reais) por trabalho inscrito; 

Estudantes participantes do Programa de Iniciação Científica da Feevale, a saber, BIC, ICNR, PIBIC/PIBITI CNPq e PROBIC/PROBITI FAPERGS; estudantes de graduação com bolsa de fomento externo, vinculada a projetos de pesquisa, estudantes participantes de projetos de extensão e projetos comunitários, do PIBID e do PET, da Universidade Feevale: isentos*.

Formas de Pagamento:
Boleto bancário.

Se o pagamento não for efetuado, a inscrição será automaticamente cancelada.  

* Estudantes com direito aà isençãodevem observar no ato da inscrição o acesso com código e senha, assim como, comunicar à organização do evento em caso de cobrança ao término da inscrição.

OBSERVAÇÃO

Os valores de inscrição não seguem a resolução PROPAD/PROACOM nº 05/2013.

Realização

Coordenação: João Alcione Sganderla Figueiredo
Promoção e organização: Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão – PROPPEX
Comissão Científica: Agathe Juliane Erig Sebastiani, Brenda Katelyn, Cíntia Ourique Monticelli, Claudia Schemes, Deise Edinger, Fabiano de Lima Nunes, Henrique Klein, João Alcione Sganderla Figueiredo, Luciane Iwanczuk Steigleder, Magda Susana Perassolo, Paola Schmidtt Figueiro, Patricia Brandalise Scherer Bassani e Rodrigo Staggmeier.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais