IV Semana Nacional do Cérebro da Universidade Feevale | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

A Semana Nacional do Cérebro da Universidade Feevale é um conjunto de atividades propostas pela Sociedade Brasileira de Neurociências e pela Brain Awareness Week, proposta pela Dana Foundation. O objetivo é divulgar as neurociências e a importância de se realizar pesquisas nessa área.
Neste ano, a atividade envolverá palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas atuais em neurociências, com foco em escolas da região.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: comunidade local e regional, envolvendo escolas e locais de aprendizagem não formal.
Pré-requisito: sem pré-requisito.
Período: de 11 a 17 de março de 2019
Dias: 11, 12, 13, 14 e 15 de março de 2019.
Horário: as atividades ocorrerão em horários diversificados.
Local: a confirmar
Carga horária: 8 horas.
Declaração: Ministrante(s):
Inscrição: sem limite de vagas. Evento sem inscrição.

Programação


  • 13/03/2019 às 14h | Oficina células do sistema nervoso e suas funções
Local: EEEM Dirceu Marílio Martins - Rua Espírito Santo 739 - Bairro Santa Terezinha - Taquara

Atividade prática com crianças do 4º ano da escola. As principais células do sistema nervoso serão construídas com as crianças,  utilizando-se massa de modelar e moldes impressos em 3D. Os moldes foram criados pelo projeto de pesquisa tecnologias aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem de ciências básicas da saúde.


  • 13/03/2019 às 14h | Oficina mitos e verdades sobre o sistema nervoso
Local: EEEM Dirceu Marílio Martins - Rua Espírito Santo 739 - Bairro Santa Terezinha - Taquara

Atividade com crianças do 5º ano da escola. Afirmativas sobre o sistema nervoso que são comumente encontradas na mídia serão discutidas com os alunos, explicando se são verdadeiras ou falsas, alertando para a necessidade de reflexão a cerca do que nos é passado como verdade diariamente.

  • 14/03/2019 às 19h | Oficina: controle da atividade muscular durante exercício
Local: Escola de Pa-Kua de Estância - Rua Portão, 430 (2º andar) - Centro - Estância Velha

Atividade prática, aberta para o público em geral, demonstrando a atividade muscular em diferentes posturas de acrobacia e artes marciais com uso de eletromiografia de superfície. Após a demonstração, se seguirá uma discussão sobre a fisiologia muscular do ponto de vista ocidental e oriental.

  • 15/03/2019 às 10h | Oficina: mitos e verdades sobre o sistema nervoso
Local: Escola de Aplicação da Universidade Feevale

Atividade com crianças a partir do 5º ano da escola. Afirmativas sobre o sistema nervoso que são comumente encontradas na mídia serão discutidas com os alunos, explicando se são verdadeiras ou falsas, alertando para a necessidade de reflexão a cerca do que nos é passado como verdade diariamente.

Ministrantes em destaque

Banner central - Ministrantes

Amanda Dalla’cort Chaves

Biomédica formada pela Universidade Feevale, com habilitação em Patologia Clínica. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no qual desenvolve um projeto na linha de Ensino de Fisiologia. O foco de atuação se situa nas áreas de inovação tecnológica em saúde, com ênfase em Inteligência Artificial, Jogos Educacionais e Impressão Tridimensional para ensino na saúde.

Banner central - Ministrantes

Cláudio Felipe Kolling da Rocha

Possui graduação em biomedicina com habilitação em fisiologia e imunologia (UFRGS 2008), mestre (2011) e doutor (2015) em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em modelos animais para estudo de comportamento, fisiologia, obesidade e imunologia. Desenvolve pesquisa na área de Tecnologias para o Ensino de Ciências Básicas da Saúde, com foco em modelagem e impressão 3D de recursos educacionais. Atua como docente das disciplinas de Fisiologia e Biologia Celular na Universidade Feevale, onde também coordena o Laboratório de Fisiologia e Biofísica.

Banner central - Ministrantes

Daniela Fernanda Pigozzo

Biomédica formada pela Universidade Feevale, com habilitação em Análises Clínicas. Possui experiência nas áreas de Inteligência Artificial, recursos educacionais tridimensionais e Jogos Educacionais voltados para o ensino de Ciências Básicas da Saúde.

Banner central - Ministrantes

Fabiano Severo

Praticante de Pa-Kua há 08 anos tendo alcançado o nível de Mestre 4° Grau em Pa-Kua. Dentre os estudos e técnicas se dedica à defesa pessoal, ao treino com armas antigas, estudo da filosofia dos estados de mudança da natureza, Medicina Tradicional Chinesa, movimentos corporais específicos, Tai Chi Chuan e Yoga. Pa-Kua é uma ferramenta para desenvolvimento pessoal, saúde e autoconhecimento. Ela contribui para nosso crescimento físico e mental e melhora nossas relações interpessoais.

Banner central - Ministrantes

João Miguel Menezes Dutra

Biomédico formado pela Universidade Feevale, habilitado em Análises Clínicas. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, tendo como projeto o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde. Tem como foco de pesquisa o uso de Inteligência Artificial, Bancos de Dados, Modelagem e Impressão 3D de recursos educacionais para o Ensino em Saúde.

Investimento

Investimento

Evento gratuito

Realização

Coordenação: Professor Cláudio Felipe Kolling da Rocha.
Promoção: Universidade Feevale – ICS – Instituto de Ciências da Saúde.
Organização: ICS – Instituto de Ciências da Saúde. 
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais