I Simpósio Interdisciplinar em Ciências Ambientais - SICA | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

O I Simpósio Interdisciplinar em Ciências Ambientais pretende ser um espaço de reflexão e debate científico-acadêmico acerca de questões ambientais atuais e da produção de conhecimento das diferentes áreas correlatas, na perspectiva interdisciplinar.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: o evento é aberto a pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação vinculados às ciências ambientais ou áreas afins, e à comunidade geral.

Dias: 13 e 14 de setembro de 2018. 
Horário: 13 de setembro – das 14h às 21h (quinta-feira)
14 de setembro – das 14h às 21h (sexta-feira)
Local: Universidade Feevale – Câmpus II, prédio Azul, Auditório.
Carga horária: 10 horas.
Certificação: as declarações de participação serão enviadas, por e-mail, após o evento. Recebem a declaração participantes com, no mínimo, 75% de frequência. 
Inscrição: as inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail ppgqa@feevale.br, informando nome completo e instituição do participante. 

Programação

13/09/2018

  • 14h - 16h: Mesa-redonda Desastres naturais
    Mediação: Daniela Müller de Quevedo (FEEVALE) e Danielle Martins (FEEVALE)
    Participantes: Gean Paulo Michel (UFRGS) e Cláudio Silva da Rocha (Defesa Civil de Taquara – RS)
  • 16h30 - 18h: Palestra Educação Ambiental no Contexto do Antropoceno e da Ecologia Cosmocena: desafios para vivermos melhor a vida - Vilmar Alves Pereira (FURG).
  • 19h30 - 21h: Palestra Degradação ambiental e uso da terra em Bacias Hidrográficas: estudo de caso no Sul da Bahia - Daniela Marianno Lopes da Silva (UESC)

14/09/2018

  • 14h - 16h: Mesa-redonda Bacia do Rio dos Sinos em diferentes perspectivas
Mediação:  Annette Droste (FEEVALE) e Daniela M. M. Osório (FEEVALE). 
Participantes: Gustavo Marques da Costa (UNIPACS); Márcia Isabel Käffer (FEEVALE), Sabrina Antunes Vieira (FEEVALE), Andréia Dalla Vecchia (UNOESC)
  • 16h30 - 18h: Palestra“Economia circular" - Alain Hernández Santoyo (UNIOESTE)
  • 19h30 - 21h: Palestra “Licenciamento Ambiental à luz da LC 140/2011”  - Margareth Michels Bilhalva (PETROBRAS)

*Programação sujeita a alterações.

Ministrantes em destaque

Banner central - Ministrantes

ALAIN HERNÁNDEZ SANTOYO

Graduação em Economia pela Universidade de Pinar del Río (2005), Mestrado em Administração de Empresas Agropecuárias pelo Centro de Estudos sobre Desenvolvimento Cooperativo e Comunitário da Universidade de Pinar del Río (2007), Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Alicante, Espanha (2012), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Florestas Tropicais: manejo florestal e turístico, Pós-doutor pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR), no Programa CAPES/MES Cuba Docente (2013), Pós-doutor no Programa CAPES/MES Cuba Projeto (2014) e Professor Titular do Ministério de Educação Superior de Cuba (MES). Atualmente é professor Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), membro do Centro de Estudos sobre Meio Ambiente e Recursos Naturais (UPR), membro do Comitê Acadêmico de Mestrado em Gestão Ambiental, membro do Grupo de Tecnologia de Gestão Ambiental e Meio Ambiente (TEMA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil e membro do Conselho Executivo Nacional da Sociedade Cubana de Economia e Meio Ambiente.

CURRÍCULO LATTES
Banner central - Ministrantes

ANDRÉIA DALLA VECCHIA

Atualmente realiza estágio Pós-doutoral (PNPD) no programa de Mestrado em Biociências e Saúde da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) que contempla a linha de pesquisa: Fatores Biológicos no Processo Saúde-Doença. Atuou como docente em curso de Especialização em Microbiologia de alimentos (2017) e foi professora de Ciências, educação financeira e sustentabilidade na rede municipal de ensino em Chapecó-SC (2015). Possui Doutorado em Qualidade Ambiental inserida na linha de pesquisa Diagnóstico Ambiental Integrado, tese “Dois anos de inquérito na qualidade da água para consumo em pontos de captação na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, RS, Brasil: relação de contaminação microbiológica com dados físico-químicos e avaliação da eficiência de um método de concentração” (Universidade Feevale, 2015). Possui Mestrado em Qualidade Ambiental (Universidade Feevale, 2010) e graduação licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2005).

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

CLÁUDIO SILVA DA ROCHA

Oficial da Reserva da Brigada Militar, (1968-1995) com larga experiência em atividades de gerenciamento de pessoas e de planejamento do emprego de recursos humanos e materiais em ações e operações de segurança pública. Professor de Administração, Estratégia e Tática de Policiamento, Bacharel em Ciências Jurídica e Sociais (UNISINOS,1983). Possui especialização em Defesa Civil (FDRH/PUC,1994); Segurança do Trânsito (ULBRA,2000); - Direito Ambiental (ULBRA, 2003). Mestrado em Gestão Ambiental (FEEVALE,2007). Exerceu a função de Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, no município de Taquara-RS (2001); Procurador-Geral do município de Parobé - RS (2003-2004). Presidente do CONSEPRO - Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, para o biênio (2005-2009). Coordenador Municipal de Defesa Civil de Taquara/RS (2011-2012). 

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

DANIELA MARIANNO LOPES DA SILVA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (2005). Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas e Gerente de Pesquisa na Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Biogeoquímica de Rios e Riachos e Limnologia.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

GEAN PAULO MICHEL

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de hidrossedimentologia, hidrologia, hidrogeomorfologia e desastres naturais. Desenvolve pesquisa na área de modelagem de profundidade do solo, escorregamentos, fluxos de detritos, conectividade hidrossedimentológica e produção de sedimentos. Atualmente é Professor Adjunto da área de Hidrossedimentologia no Departamento de Obras Hidráulicas (DOH) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, é Professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHSA) da UFRGS.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

GUSTAVO MARQUES DA COSTA

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2006/2). Especialista em Biologia Celular Histologia e Anatomia Microscópica (ULBRA/2008). Especialista em Educação Ambiental (SENAC/2010). Possui Doutorado e Mestrado em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale - Linha de Pesquisa: Diagnóstico Ambiental Integrado. Tem experiência como docente em diferentes níveis de ensino e em pesquisas nas áreas das Ciências Ambientais, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos (Cooperativas), Biotecnologia Vegetal, Genotoxicidade Ambiental (do ar e da água) e Biomonitoramento.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

MÁRCIA ISABEL KÄFFER

Doutora em Ciências, ênfase em Ecologia pela Universidade Federal do RS (2011), possui mestrado em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: fungos liquenizados, taxonomia, ecologia, biomonitoramento, vegetação e gerenciamento ambiental. Atuou no projeto de PDJ - CNPq, no uso de Nicotiana tabacum como bioindicador de ozônio em área urbana, na Fundação de Proteção Ambiental Luís Roessler (FEPAM), RS. Atualmente desenvolve atividades no Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental, na Universidade FEEVALE, NH, RS com bolsa de pós doutorado PNPD-Capes, com o Estudo de liquens como indicadores de qualidade ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, RS.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

MARGARETH MICHELS BILHALVA

Possui graduação em Direito pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (1996), MBA em Direito Empresarial e da Economia pela FGV (1998), especialista em Direito Ambiental pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), cursou na Vermont Law School - USA a disciplina Trade and The Environment (2007), especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela UFRGS (2008). Atualmente, é Advogada Sênior da PETRÓLEO BRASILEIRO S/A, atuando no cargo de consultora junto ao Jurídico Ambiental. Mestre em Direito Público na UNISINOS.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

SABRINA ANTUNES VIEIRA

Engenheira Ambiental formada na Universidade de Passo Fundo. Mestre em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale e doutoranda do Programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental. Participou do desenvolvimento de projetos para gestão ambiental sustentável na Universidade de Passo Fundo, através de bolsa fornecida pelo CNPQ. Tem experiência na área de pesquisa em gestão ambiental e sustentabilidade, além da área de climatologia e licenciamento ambiental. Possui facilidade de trabalho em grupo, dedicação, seriedade e sempre disposta a novos desafios.

Currículo Lattes

VILMAR ALVES PEREIRA

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA-FURG, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2008 com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Líder do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular- (GEFEAP); Tem experiência na área de Filosofia da Educação, atuando no Ensino Superior, principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Filosóficos da Educação Ambiental; Hermenêutica e Educação Ambiental; Epistemologia da Educação Popular Ambiental ;Epistemologia nas Pesquisas em Educação e Infância e Subjetividade. Foi Coordenador das Licenciaturas da UNIPAMPA (COORLICEN). Atualmente é Professor Associado, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA-FURG, atuando como Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG); Educação Ambiental (PPGEA/ FURG).

Currículo lattes
Banner central - Investimento

Investimento

Evento gratuito. 

Realização

Coordenação: Profa. Dra. Annette Droste.
Promoção: Universidade Feevale - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – Proppex.
Organização: Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental.
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais