970X260

Pinacoteca

Sobre o espaço

A Pinacoteca Feevale é um Projeto de Extensão Universitária que promove ações na Pinacoteca e Espaço Arte Um. Busca estabelecer um vínculo entre arte contemporânea e comunidade externa, através de exposições e atividades culturais realizadas na sua nova sede, inaugurada em 2011 e, no Espaço Arte Um. O principal objetivo do projeto é propor práticas artísticas que modifiquem a percepção do mundo.

Na Pinacoteca, localizada no Campus I da Feevale, também ocorrem eventos–encontro com artistas e debates na área, projetos de arte–educação e organização de bancas de graduação (bacharelado) e de pós-graduação (poéticas visuais). Nos encontros, se incentiva o diálogo entre discentes e artistas, facilitando a troca conceitual e plástica entre a academia e o campo profissional e artístico. Acadêmicos/as da Licenciatura em Artes Visuais estabelecem um contato direto com os/as autores/as das propostas artísticas, contribuindo para a idealização de atividades em sala de aula.

Nas bancas de graduação e pós-graduação, o/a artista acadêmico/a tem a oportunidade de se apropriar do espaço expositivo, apresentando uma poética constituída por uma produção plástica e uma produção textual. As bancas são constituídas como “poéticas abertas”, como eventos abertos ao público, para aproximar à comunidade externa à pesquisa universitária, incentivando a responsabilidade e o profissionalismo no/a formando/a, na realização da poética.

A Pinacoteca possui projetos em andamento como (Des)montagen, e Ação – Educativa. O projeto (Des)montagens consiste na realização de práticas educativas interdisciplinares, onde se articulam trabalhos experimentais oriundos de distintas áreas do conhecimento artístico como música, ópera, arteterapia, história da arte e arte contemporânea. Nessas atividades, participa a comunidade externa, interagindo com a academia. No projeto Ação – Educativa, são efetuadas mediações, onde escolas da região tem acesso às exposições, participando de oficinas nos ateliers do Curso de Artes Visuais.

Como espaço expositivo, a Pinacoteca propõe amplas definições de arte contemporânea, problematizando as linguagens artísticas, assim como as diferentes realidades culturais da nossa contemporaneidade.

Atualmente, a Pinacoteca alberga o Centro de Documentação Eletrônica, que deu inicio em novembro de 2012. A ideia do Centro de Documentação Eletrônica é produzir conhecimento a partir das práticas experimentais, que surgem em distintas disciplinas dos cursos do Instituto de Ciências Humanas e Letras.

A comunidade externa pode expor na Pinacoteca e no Espaço Arte Um, concorrendo através de um edital anual. Também, é possível participar no Visor – Mostra de Vídeos, onde têm participado artistas regionais, nacionais e internacionais.

Horários

Expediente Externo (visitação): de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h. Aos sábados, das 8h30min às 17h.
 
Expediente Interno (atendimento): de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e sexta-feira, das 14h às 20h30min.

Contato

Tel: (51) 3584.7148
 

Perfis oficiais da Feevale no Twitter

Encontre-nos no Facebook

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93352-000 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.