Universidade Feevale tem novo projeto social na área da comunicação | Universidade Feevale

Universidade Feevale tem novo projeto social na área da comunicação

05/11/2018 - Atualizado 16h55min

Com o objetivo de oferecer uma participação ativa à comunidade escolar da rede municipal de Novo Hamburgo e promover atos comunicacionais com os alunos da rede municipal da rede, a Universidade Feevale tem um novo projeto social, intitulado Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional. As atividades acontecem nos bairros em que os alunos moram e estudam e, por meio de ferramentas do campo da comunicação social, possibilitam a participação ativa da comunidade escolar em questões relacionadas à vida em sociedade, e, com isso, desenvolvem estratégias que promovam os exercícios da cidadania.
 
Atendimentos a cada semestre
Em cada semestre, serão atendidas duas escolas, sendo cada uma com duas turmas. Neste primeiro semestre, os alunos são das escolas municipais de Ensino Fundamental Maria Quitéria e Francisca Saile, ambas do bairro Roselândia. Aproximadamente, 100 crianças participam do projeto e há, também, atividades direcionadas aos docentes das escolas para potencializar o professor como agente de valorização da comunidade local. Assim, os alunos participam de atividades teórico-práticas conduzidas pela equipe do projeto com o apoio das parcerias e projetos (ou disciplinas) articulados dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual, Relações Públicas e Turismo.
 
Além disso, o projeto acaba se incorporando à comunidade, uma vez que os moradores das respectivas comunidades participam do projeto por meio de oficinas específicas para falar sobre o bairro, ou, até mesmo, na doação de materiais/serviços que sejam necessários para a execução das intervenções. Foi a partir de conversas com representantes da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira que se desenvolveu esse projeto. A Escola Municipal de Arte realiza, desde 2010, a pesquisa Ensino de Arte e Memória em Novo Hamburgo, e foi por meio dela que se deu a constatação da falta de visibilidade e comunicação daqueles que produzem arte e cultura com suas próprias comunidades.
 
Viés comunitário
O projeto, que foi idealizado pelas professoras Carolina Rigo, Marta Oliveira dos Santos e Saraí Patrícia Schmidt, apenas consolida a proposta da Universidade Feevale no que diz respeito a projetos sociais. O Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional, assim como o Nosso Bairro em Pauta e Comunicação em Ação na Escola, surgem com a proposta de realização de ações continuadas em comunidades voltadas à área de comunicação e para democratização da informação. Também atuam no projeto as bolsistas Mariane Rambo, estudante de jornalismo; e Tainá Winck, estudante de Publicidade e Propaganda.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.