Universidade Feevale lança projeto para quem está desempregado | Universidade Feevale

Universidade Feevale lança projeto para quem está desempregado

01/02/2016 - Atualizado 09h41min
Estudantes terão 50% de bolsa e pagarão os outros 50% no dobro do tempo de utilização do benefício. Inscrições podem ser realizadas até 10 de março.

A crise econômica e financeira brasileira vem fazendo com que milhares de pessoas percam seus empregos e rendas, deixando, muitas vezes, até de estudar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro do ano passado o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado, em seis regiões metropolitanas do país, foi estimado em 11,3 milhões. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, houve queda de 7,3% em comparação a novembro do ano anterior.
 
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) também divulgou, no dia 27 de janeiro, dados que apontam que o desemprego já atinge 8,7% da população economicamente ativa da Região Metropolitana de Porto Alegre. Um ano antes, o percentual era de 5,9%. Estima-se, assim, que 169 mil pessoas estejam desempregadas, 56 mil a mais do que em 2014.
 
Por entender que a empregabilidade passa, fundamentalmente, pela educação formal e, ao estarem desempregadas e interromperem seus estudos, as pessoas encontram uma dificuldade ainda maior de se recolocarem no mercado de trabalho, a Universidade Feevale lançou o Projeto de Estudo e Renda. Este integra o Programa de Acesso e Permanência da Instituição, que tem como objetivo detectar e analisar as razões apontadas para o desligamento solicitado pelo estudante e implementar ações que promovam o seu acesso e permanência.
 

O que é o projeto
 
O Projeto de Estudo e Renda se propõe a auxiliar os estudantes que foram dispensados sem justa causa do emprego e, consequentemente, deixaram de estudar. Assim, a Instituição restabelece a condição de estudante ativo e faz o encaminhamento destes para vagas de emprego ou estágio, via Núcleo de Apoio ao Estudante. “Trata-se de um benefício para estudantes que estejam com dificuldades para efetuar matrícula em 2016 na Escola de Aplicação e também para aqueles que não conseguiram se matricular na graduação em 2016/01, por terem perdido o emprego”, afirma o pró-reitor de Planejamento e Administração, Alexandre Zeni.
 
Zeni explica que os estudantes serão beneficiados com uma bolsa de 50% nas disciplinas matriculadas e mensalidades. Após o término do contrato de uso do benefício serão iniciadas as cobranças referentes aos outros 50% do valor da mensalidade, no dobro do tempo de utilização, sem prazo de carência e com o valor reajustado de acordo com o crédito ou mensalidade vigente.  Poderão solicitar o benefício os estudantes que deixaram de possuir vínculo empregatício de 1º de maio de 2015 a 31 de janeiro de 2016. Pedidos feitos com data de demissão anterior e posterior a esse período serão automaticamente indeferidos.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de março. O estudante que não possuir vínculo com a Universidade Feevale deverá comparecer ao Setor de Atendimento Feevale do Câmpus I ou Câmpus II, para requerer o ingresso e o benefício. Quem já estuda na Instituição pode solicitar o benefício presencialmente ou por meio do site da Instituição –  www.feevale.br/falecomafeevale, link Formulário de Contato –, anexando os documentos solicitados para análise.

Saiba mais
 
- O benefício é exclusivo para estudantes da graduação e da Escola de Aplicação e não se aplica às parcelas dos cursos do Centro de Idiomas, cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, cursos de extensão, atividades físicas e aquáticas, atividades extracurriculares, complementos curriculares e despesas opcionais de uso facultativo do estudante.
 
- Todos os pedidos serão analisados e concedidos somente mediante disponibilidade de vagas nos componentes curriculares e nos referidos cursos ofertados pela Instituição e Escola de Aplicação.
 
- O pedido de concessão de bolsa será indeferido quando o motivo do desemprego for por pedido de demissão por parte do estudante ou responsável, bem como quando o afastamento for por justa causa ou, ainda, contratos de serviço por tempo determinado.
 
- Após a concessão do benefício, para a manutenção do auxílio o estudante ou responsável legal pelo pagamento (somente para estudante menor de 18 anos) deverá apresentar mensalmente, entre o dia 25 e o último dia útil de cada mês, cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
 
- O benefício cessará no momento em que o estudante ou o responsável financeiro for admitido em um novo emprego (com carteira assinada). O estudante terá direito a mais 30 dias de benefício após a data da contratação estipulada nas regras do programa.
 
- O estudante poderá utilizar o benefício até conseguir um novo emprego ou durante o período de seis meses, podendo este prazo ser prorrogado por mais seis meses, mediante nova solicitação e análise. O prazo máximo para utilização é de um ano.
 
- O limite mínimo de créditos a ser matriculados é de oito e no máximo vinte, exceto para cursos seriados ofertados por módulos ou no turno FISEM (final de semana), nos quais a matrícula ocorre em todos os componentes curriculares.
 
- Se o estudante for contemplado com o benefício ganhará uma bolsa de 50% nas disciplinas matriculadas. Os 50% restantes serão pagos no dobro do tempo, ao término do contrato. O valor será reajustado de acordo com o valor do crédito vigente no ano. Após o término de utilização, serão iniciadas as cobranças referentes aos 50% do valor das mensalidades, sem prazo de carência, ou seja, serão lançadas a partir do mês subsequente à finalização do benefício, mesmo que o estudante ainda esteja desempregado.
 
- Todos os estudantes ou responsáveis financeiros contemplados com o benefício deverão agendar horário para acompanhamento junto ao Núcleo de Apoio ao Estudante, a fim de que sejam orientados e auxiliados no processo de recolocação no mercado de trabalho.
 
Mais informações: www.feevale.br/estudoerenda
 
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.