Universidade Feevale investe na produção intelectual | Universidade Feevale

Universidade Feevale investe na produção intelectual

31/07/2018 - Atualizado 19h28min

Instituição avalia e patenteia projetos inovadores desenvolvidos pela comunidade acadêmica


A Universidade Feevale investe na produção intelectual realizada dentro da Instituição. Por meio de sua Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, ela avalia e patenteia projetos inovadores que gerem produtos ou serviços, desenvolvidos na Feevale. A Resolução 04/2016 atualiza e regulariza essa política, estabelecendo os critérios de proteção e alocação de direitos de propriedade intelectual decorrentes de atividades de gestão, ensino, pesquisa, inovação, extensão e prestação de serviços. Para isso, o projeto em questão precisa apresentar três requisitos: ser novidade, ter atividade inventiva e ter aplicação industrial.

Para solicitar a avaliação sobre a possibilidade de depósito da patente de um projeto, é necessário encaminhar e-mail para aitt@feevale.br, solicitando o formulário que deve ser devolvido preenchido. A partir daí, será avaliado pelo Comitê de Propriedade Intelectual da Feevale, composto por representantes do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, do instituto acadêmico ao qual o projeto está vinculado e do setor jurídico, além de um consultor externo, especialista com foco no mercado onde o serviço ou produto patenteado será inserido. Analisando características e potencial de mercado, o comitê indicará se é a favor ou não do depósito da patente. Sendo aprovado, o produto ou processo terá sua patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, que concederá a patente.

Nesse processo, a Instituição arca com todos os custos relativos ao depósito da patente e, em contrapartida, terá a titularidade e participação nos lucros em caso de o objeto da patente ser fabricado e comercializado no mercado. Desde 2007, a Universidade Feevale já depositou as patentes de onze projetos desenvolvidos, sendo cinco em 2016, a partir da nova resolução. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3586-8800, no ramal 8642.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais