Universidade Feevale inova e oferece ensino mais interativo e conectado ao mercado de trabalho | Universidade Feevale

Universidade Feevale inova e oferece ensino mais interativo e conectado ao mercado de trabalho

17/09/2019 - Atualizado 19h09min

Instituição lança a Feevale Way, uma aprendizagem alinhada a modelos finlandeses


lançamento

A Universidade Feevale lançou, nesta terça-feira, dia 17, a Feevale Way, uma forma de ensino que utiliza metodologias ativas e apresenta uma reformulação completa de todos os cursos de graduação da Instituição. Essa aprendizagem combinada proporciona aos alunos uma experiência que vai além da sala de aula, com atividades que vinculam as práticas ao mercado de trabalho, por meio de currículos 100% atualizados e alinhados a modelos finlandeses, educação de referência mundial.

O reitor Cleber Prodanov explica que a Feevale Way é uma nova forma de abordar a graduação. Segundo o reitor, a proposta traz a experiência dos 50 anos da Universidade Feevale, mas também a parceria com os currículos europeus, principalmente os finlandeses, que são referência em educação.

É um currículo objetivo, articulado com várias áreas do conhecimento, com o mercado de trabalho e com ambientes de inovação. Ele prima pelo desenvolvimento profissional do aluno, de uma forma integrada e conectada. É um novo caminho que a Feevale proporciona na formação de seus alunos. Um caminho mais objetivo, seguro e conectado com o século XXI”, destaca Prodanov.

Conforme a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, os novos currículos preveem metodologias voltadas à aprendizagem combinada, que dá mais autonomia ao estudante e à aprendizagem por projetos que desenvolvem soluções para problemas reais.

Em todos os cursos temos atividades vinculadas às empresas do Feevale Techpark, inclusive ao Hub One de Criatividade e Inovação, que é a unidade de Novo Hamburgo do parque tecnológico. Assim, preparamos o futuro profissional para um mundo hiperconectado, para resolver problemas complexos e para os relacionamentos multicanais deste século”, ressalta Angelita.

Parceria com a Finlândia

A Universidade Feevale possui parceria com instituições da Finlândia há 13 anos, em especial com a Häme University of Applied Sciences (Hamk) e, mais recentemente, com a Finland University, consórcio que reúne quatro instituições de ensino do país: Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere, Universidade de Turku e Universidade Åbo Akademi. Essas parcerias deram condições à Feevale de compreender a forma como o seu aluno aprende, que é diferente do estudante finlandês, canadense ou coreano, por exemplo, outros países com os quais foi pensada a formação em nível de graduação. Esse repensar, aliado às novas tecnologias, permitiu à Instituição oferecer uma proposta de formação em graduação totalmente inovadora.

Com a Finland University, que congrega as melhores práticas das grandes universidades daquele país, a Feevale mantém um programa para a capacitação dos docentes em metodologias que privilegiam as práticas propostas nos cursos da Instituição. Essa capacitação, de mais de nove meses, está em fase de conclusão e permitiu a apropriação de métodos já implementados e avaliados naquele país. “O desafio foi fazer a adaptação para a realidade do estudante da Feevale, e a essência da proposta está na Feevale Way”, diz a pró-reitora de Ensino.

currículo

Currículos repensados

Quando os currículos dos cursos foram repensados, foi previsto que cada componente curricular tivesse um olhar voltado a competências a serem desenvolvidas no estudante, prevendo desafios para que este criasse o seu caminho, aliando o aprendizado às suas necessidades e desejos, em termos de aplicação desses conhecimentos. Essas atividades são consideradas na carga horária do curso e o conteúdo mais teórico é trabalhado a distância, permitindo ao estudante rever e se apropriar de conceitos e teorias, complementarmente à aula presencial. “Isso deverá melhorar as condições de aprendizagem, conforme as descobertas feitas pela neurociência sobre como se aprende, e também permitir que os encontros presenciais sejam ainda mais práticos e aplicados, assistidos sempre pelos professores em sua jornada de construção do conhecimento”, frisa Angelita.

O principal benefício para o aluno é que todos os desafios e projetos propostos podem ser aliados ao seu propósito pessoal. Se ele pretende ser um empreendedor ao final do curso de Administração, ele terá seu negócio pensado e validado, e ainda terá apoio para incubá-lo no Feevale Techpark para conseguir recursos e parceiros de negócios. Se a sua finalidade é ser um fisioterapeuta que seja capaz de criar equipamentos que auxiliem na recuperação de pacientes de acidentes automotivos, por exemplo, ele poderá direcionar os projetos que são desenvolvidos ao longo do curso para essa proposta, recebendo apoio inclusive para construir os protótipos, testar seu modelo de negócio e buscar parceria com empresas para a produção e comercialização da sua ideia.

Se o sonho de um estudante de Pedagogia for criar objetos de ensino que aumentem as condições de aprendizagem de alunos de Ensino Fundamental com espectro autista, por exemplo, além da parceria com alunos dos cursos de Jogos Digitais e Design de Animação, poderá contar com empresas vinculadas ao Feevale Techpark para desenvolver e testar seu projeto. “A Feevale Way quer possibilitar que o conhecimento, aliado ao sonho e ao propósito de cada um, transforme e inove o mundo”, conclui o reitor.

Além da sala de aula

A Feevale Way possibilita:

  • Práticas interdisciplinares
  • Parcerias com grandes empresas e marcas
  • Atividades discentes e autônomas
  • Práticas vinculadas à realidade do aluno
  • Maior contato com o mercado de trabalho

Tudo isso, com o uso intensivo da infraestrutura inovadora que a Feevale oferece:

  • Laboratórios especializados e de última geração
  • Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES)
  • Hub One de Criatividade e Inovação: abriga empresas intensivas em conhecimento, centros de pesquisa, organizações voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico e prestadores de serviços avançados
  • Feevale Techpark: um ambiente de convivência e sinergia entre a Universidade, o poder público e as empresas de base tecnológica, de indústrias criativas e outras áreas afins, para fomentar a realização de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e quaisquer outras expertises que possam ser agregadas ao Parque
  • Ambientes inovadores e muito mais

Ensino mais dinâmico

  • Aprendizagem combinada, garantindo maior interação com os desafios do mercado
  • Tecnologias educacionais mais dinâmicas
  • Blackboard, a melhor ferramenta de ensino virtual do mundo
  • Cursos com práticas da educação finlandesa
  • Projetos voltados à solução de problemas reais
  • Atividades em ambientes de inovação, como o Feevale Techpark
  • Preparação para o mundo hiperconectado do século XXI
  • Maior autonomia do aluno, com caminho feito por ele

Vestibular

O primeiro processo de vestibular de verão da Universidade Feevale, com todos os cursos integrando a Feevale Way, ocorrerá em 6 de outubro. Nesta edição, estão sendo lançados quatro novos cursos de graduação: Ciências Econômicas (Feevale Digital), Engenharia de Computação, Eventos e Hotelaria. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 1º de outubro, pelo site www.feevale.br/ingresso.

Veja fotos do lançamento

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.