Universidade Feevale apresenta proposta para implantação do curso de Medicina | Universidade Feevale

Universidade Feevale apresenta proposta para implantação do curso de Medicina

22/12/2014 - Atualizado 15h43min
Instituição também anunciou a criação de um centro de especialidades,que deverá incrementar o número de atendimentos na área da saúde

A Universidade Feevale apresentou nesta segunda-feira, 22 de dezembro, a proposta para implantação do curso de Medicina e a construção do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES). A apresentação, realizada no Teatro Feevale, contou com a presença dos prefeitos dos municípios parceiros do projeto de implantação do curso, Luis Lauermamm, de Novo Hamburgo, Faisal Karam, de Campo Bom, Sérgio Delias Machado, de Araricá, Tânia Terezinha da Silva, de Dois Irmãos e Corinha Beatris Ornes Molling, de Sapiranga, além de médicos e representantes de hospitais da região.

Também participaram da apresentação a reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, Gladis Luisa Baptista, e a secretária de Saúde de Novo Hamburgo, Suzana Ambros Pereira. Segundo a reitora Inajara, a implantação do curso de Medicina é um reflexo do desejo da comunidade. “A vontade germinada na comunidade nos movimentou para criar essa proposta. A Medicina é mais uma motivação para a Feevale, pois todos os ganhos que a comunidade tem, a Universidade recebe em dobro”, disse.    

Conforme Lauermamm, a implantação do curso e a construção do CIES proporcionará um grande desenvolvimento. “Com certeza, o trabalho de articulação que tivemos na Prefeitura junto ao Governo Federal, apoiados nos projetos da Secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, bem como da Universidade Feevale, proporcionará um grande desenvolvimento e um dos mais importantes avanços para a área da saúde. Estamos em uma busca constante pela qualificação dos serviços públicos de saúde para cada vez mais melhorar o atendimento à população.” Já para a secretária de Saúde de Novo Hamburgo, será fundamental a integração entre os futuros acadêmicos de Medicina e a comunidade. “Temos a tarefa de formar médicos dentro daquilo que nós acreditamos ser a Medicina, que vai de encontro a população. Temos o desafio de colocar nos estudantes a vontade de aprender e participar da comunidade. Me sinto segura por saber que a Feevale tem condições de formar médicos e cidadãos e que teremos excelentes alunos”, declarou.

Sobre o Centro Integrado de Especialidades em Saúde

Em 2015 serão iniciadas as obras de remodelação de um prédio adquirido recentemente e que abrigará o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES). Localizado junto ao Câmpus II, em Novo Hamburgo, o espaço terá cerca de 3.300 m² de área construída e possibilitará um incremento no número de atendimentos que a Instituição presta à comunidade na área da saúde.

O Centro contará com uma área assistencial que comportará, além das especialidades médicas, atendimentos de quiropraxia, fisioterapia e nutrição, bem como consulta farmacêutica e intervenção com profissionais de Educação Física e Enfermagem. Também haverá um espaço para análises laboratoriais clínicas e, como forma de promover a integração entre o ensino e o serviço na área da saúde, estão previstas salas de estudos, de professores e de aula, auditório e espaço de coworking.

A disponibilização da estrutura física é um dos compromissos assumidos pela Universidade Feevale para a implantação do curso de Medicina. A Instituição elaborou, juntamente com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, um projeto que envolve, ainda, os municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga. A composição final do projeto depende de indicadores que serão apontados no edital que o Ministério da Educação (MEC) destinará às instituições de ensino e suas mantenedoras, o qual deverá apresentar, em definitivo, as exigências necessárias para a implantação do curso.

Sobre o curso de Medicina

O projeto prevê a oferta de três programas de residência já no primeiro ano de implantação do curso. A Universidade Feevale também deverá oferecer uma vaga de residência para cada aluno formado pelo curso e contribuirá para que o hospital público alcance as condições de hospital de ensino, certificando-o.

Inicialmente, serão oferecidas 60 vagas, em três áreas prioritárias: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde. A Feevale pretende formar médicos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, competentes para o exercício da Medicina. Os profissionais deverão atuar na prevenção, na proteção, no diagnóstico e no tratamento das demandas de saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com base em princípios éticos e bioéticos, e na perspectiva da integralidade da assistência ao ser humano.

A proposta do curso é para turno integral, com duração de 7.550 horas. Na estrutura estão previstos, além do Centro Integrado de Especialidades em Saúde, um Laboratório de Técnica Operatória e um Laboratório de Simulação. Entre os princípios da formação está a integração com os serviços de saúde da região; a articulação entre conhecimentos teóricos e práticos; a integração entre ensino, pesquisa e extensão; e a participação ativa do acadêmico no processo ensino-aprendizagem.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.