Última reunião do ano do Comitê de Governança Empresarial ocorre na Feevale | Universidade Feevale

Última reunião do ano do Comitê de Governança Empresarial ocorre na Feevale

13/11/2018 - Atualizado 15h14min
Reunião apresentou logo do comitê (banner ao fundo)
Reunião apresentou logo do comitê (banner ao fundo)

Grupo atua a partir do entendimento de que o empreendedorismo pode transformar a realidade dos municípios


A última reunião do ano do Avança – Comitê de Governança Empresarial de Novo Hamburgo foi realizada na tarde desta segunda-feira (12/11) na Universidade Feevale. As atividades do grupo começaram em abril, a partir de uma proposta feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), baseada no entendimento de que o empreendedorismo pode transformar a realidade dos municípios. Presidido pelo empresário André da Rocha, é formado por cerca de 20 lideranças empresariais e representantes do Executivo e do Legislativo.

O comitê atua em três frentes: Educação Empreendedora; Ecossistema de Inovação; e Desburocratização e Simplificação. A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, participou do encontro, destacando o interesse da Universidade nas demandas do grupo.

No encontro desta segunda, os integrantes conheceram a logomarca desenvolvida para o Avança. A imagem, formada pelas cores da cidade (vermelho, verde e amarelo), combina traços que remetem a uma seta – indicando o avanço, o caminho a seguir – e um clipe – simbolizando a união. Depois a pauta consistiu em informes sobre as ações que transcorreram desde a última reunião.

Um dos temas relatados foi o andamento do projeto de implantação de princípios de cultura do empreendedorismo para alunos da rede municipal, do 1º ao 9º ano. A definição dos conceitos coube ao Sebrae, e a execução nas escolas é responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Smed). A Feevale ficou responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia para capacitação dos professores das escolas.

Outro ponto destacado na reunião pela secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, refere-se à Sala do Empreendedor. Ela foi criada com o objetivo de facilitar e agilizar a instalação de novas empresas no município, oferecer serviços aos microempreendedores individuais (MEI) e incentivar a legalização de negócios informais. Paraskevi relatou que, em decorrência da implantação da Sala do Empreendedor, o tempo de emissão de um alvará diminuiu de 480 para sete dias. Isso se tornou possível a partir da reformulação de processos internos de várias secretarias.

Questões relativas ao licenciamento ambiental dominaram tempo expressivo da reunião. O secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, destacou que a prefeitura tem concessão da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) para realizar os processos. Ele explicou alguns dos fatores que retardam os prazos, entre eles a demanda volumosa e o desconhecimento dos empreendedores acerca da legislação. Uma sugestão bem recebida pelo grupo foi a realização de palestras com empresários, a fim de detalhar a legislação, bem como facilitar o andamento.

Desde a sua criação, as reuniões do comitê eram mensais. No encontro desta segunda, ficou definido que elas passam a ser trimestrais, mas os integrantes dos três eixos seguem se reunindo mensalmente.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.