Trabalhos de combate à dengue seguem em Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Trabalhos de combate à dengue seguem em Novo Hamburgo

06/03/2015 - Atualizado 14h32min
Atividade acontece em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo e a Universidade Feevale

Nesta sexta-feira, dia 6 de março, foi realizado, pelo Convênio de Prevenção e Combate à Dengue, mais uma ação de investigação de focos do mosquito Aedes aegypti em áreas prioritárias de Novo Hamburgo. O desenvolvimento desse trabalho é uma parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), e da Universidade Feevale. Foram visitados os bairros Vila Nova, São José, Primavera, Boa Saúde e Petrópolis, onde, normalmente, são encontradas situações de água parada. “Realizamos esse levantamento de 15 em 15 dias em pontos fixos da cidade visitando, ao todo, mais de 170 lugares”, ressalta o coordenador do convênio na Feevale, Paulo Henrique Schneider.

Em alguns domicílios visitados foram encontradas larvas do mosquito que foram coletadas pelos agentes para análise. “Nessa época do ano, entre março e abril, a visitação nos locais prioritários está sendo muito importante, pois devido à chuva e o calor, os mosquitos se proliferam mais rápido”, complementa Schneider. Os agentes do Convênio de Prevenção e Combate à Dengue trabalham desde o levantamento de áreas de risco, encaminhamento e análise das larvas até ações educativas e visitas domiciliares. A secretária da SMS, Suzana Ambros Pereira, salienta a importância do trabalho realizado no Município. “O convênio assegura a manutenção de um serviço importante, mas a comunidade hamburguense é quem pode ajudar no combate à dengue, não deixando a água parada em suas casas e terrenos”, aponta.
 
Além das visitas domiciliares, o convênio está iniciando um ciclo de palestras. O objetivo principal é capacitar os alunos, corpo docente e funcionários de Instituições de Ensino sobre os métodos de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue. A escola interessada nas atividades pode entrar em contato com o Convênio de Prevenção e Combate à Dengue pelo, e-mail marinasd@feevale.br, ou no telefone 3586-8800, ramal 8789. 

Como evitar a proliferação do mosquito

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água;
- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos;
- Trate a água de piscinas com cloro;
- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo;
- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana;
- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos;
- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões;
- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas;
- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros;
- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia;

LIRA

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA), promovido pela Secretaria de Saúde (SMS), em convênio com o Projeto de Combate à Dengue da Universidade Feevale, retomará as atividades na segunda-feira, dia 16 de março. O LIRA é um serviço intensificado de verificação de possíveis focos da dengue, por meio da análise simultânea de pontos nos diferentes bairros de Novo Hamburgo. Os domicílios visitados serão escolhidos por meio de sorteio, abrangendo uma amostragem de 5% dos imóveis de todo o Município. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Prefeitura, onde passarão por análise.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.