Tecnologias são aplicadas no processo de aprendizagem de estudantes | Universidade Feevale

Tecnologias são aplicadas no processo de aprendizagem de estudantes

05/11/2018 - Atualizado 09h51min

Oficinas realizadas pela Universidade Feevale já beneficiaram cerca de mil alunos, em 12 municípios

Despertar a curiosidade e incentivar um estudo de qualidade. Essas são as premissas do programa Ciências e Tecnologias na Educação Básica, desenvolvido pela Universidade Feevale, que conta com dois projetos: Ensinando Lógica com as Tecnologias da Informação e Ferramentas e Interações para o Ensino das Ciências Exatas. O objetivo é desenvolver e aplicar diferentes tecnologias no processo de aprendizagem junto a alunos e professores da educação básica de escolas parceiras, visando melhorias no estudo das ciências exatas (física, matemática, ciências e lógica).

A partir dos projetos são desenvolvidas oficinas com os professores das escolas participantes, estudando conceitos de uma maneira lúdica e com ferramentas tecnológicas, como desenvolvimento de aplicativos, jogos de matemática e ciências, para aprimorar a assimilação do conteúdo e despertar o interesse dos alunos pela ciência. Até o momento, foram atendidos 12 municípios e cerca de mil estudantes foram beneficiados, contemplando alunos e professores das escolas e da universidade.

Segundo a coordenadora Fernanda Vargas da Silva, as atividades ocorrem durante todo o ano letivo. “A cada início de semestre fizemos um levantamento das escolas de ensino fundamental e entramos em contato com as equipes diretivas das escolas e com a secretaria de Educação para convidá-los a conhecer o projeto, além de fazermos contato com as escolas já parceiras”, ressalta, acrescentando que as oficinas são realizadas a partir de agendamento por e-mail e as atividades são feitas tanto na Feevale quanto nas próprias escolas.

Participante do projeto, a professora Vanusa Braz, da Escola Adolfina J.M. Diefenthäler, integra o curso há quase dois anos e destaca que é visível como o mundo acadêmico encanta as turmas, despertando a vontade dos alunos em prosseguir com os estudos. “Infelizmente, muitos não iniciam o ensino médio ou não almejam uma graduação. Para todos nós, a troca de conhecimento e experiências que são proporcionadas através do projeto é gratificante”. Vanusa faz parte de duas oficinas: Torre de Hanói e Pluviômetro. As atividades são realizadas na Feevale, com três turmas a cada encontro, contando com aproximadamente 60 alunos.

Para participar do projeto, basta entrar em contato pelos seguintes e-mails: cienciasexatas@feevale.br e ensinandologica@feevale.br

I Gincana Programa de Extensão Ciências e Tecnologias na Educação Básica
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.