Tecnologia para tratar esgoto é apresentada aos vereadores | Universidade Feevale

Tecnologia para tratar esgoto é apresentada aos vereadores

27/11/2014 - Atualizado 11h29min
Sistema com uso de plantas macrófitas será usado na Estação de Tratamento de Esgoto Luiz Rau/Pampa

O professor da Universidade Feevale Günther Gehlen e o diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Mozar Dietrich, estiveram na Câmara Municipal de Vereadores apresentando o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que está em implantação na cidade. O foco era explicar o funcionamento da tecnologia com uso de plantas macrófitas, que será usada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau/Pampa. A atividade foi realizada em sessão da tarde de quarta-feira, 26 de novembro, a pedido do vereador Luiz Fernando Farias.

Durante sua fala, Dietrich apresentou o projeto da Prefeitura e da Comusa, com as etapas já concluídas, entre elas os interceptores na Bacia do Arroio Luiz Rau e a construção da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) no bairro Santo Afonso. Também foi colocado as próximas obras previstas, como os interceptores da Bacia do Arroio Pampa, todo o sistema de tratamento no bairro Roselândia e a futura ETE Luiz Rau/Pampa. “Estamos avançando nas obras e nas análises da tecnologia”, frisou o diretor-geral da autarquia.

Já o professor Gehlen explicou funcionamento da tecnologia com plantas. São tifas que estarão colocadas em flutuadores que ficarão sobre grandes lagoas com o esgoto a ser tratado. As plantas fazem a depuração dos resíduos, fazendo com que a água fique praticamente cristalina para ser devolvida ao Rio dos Sinos. “Novo Hamburgo será referência neste sistema e os testes feitos até agora nos dão certeza da eficácia, não só no tratamento, mas também na sustentabilidade e na economia”, ponderou.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.