Teatro Feevale comemora cinco anos de atividades com festa aberta ao público | Universidade Feevale

Teatro Feevale comemora cinco anos de atividades com festa aberta ao público

24/08/2016 - Atualizado 15h39min
Durante o mês de setembro, o espaço recebe uma programação especial de aniversário que inclui oficinas, exposições e aulas abertas, além de uma celebração com a comunidade local no dia 7

Inaugurado em 20 de setembro de 2011, o Teatro Feevale se tornou parte da história cultural e profissional de Novo Hamburgo. A casa de espetáculos, que comemora cinco anos de atividades no próximo mês, já recebeu mais de meio milhão de pessoas envolvidas em shows, peças de teatro, palestras e formaturas.

O quinto aniversário do espaço será celebrado no dia 7 de setembro, às 19h, com uma grande festa aberta ao público. O espetáculo Viva o Teatro, criado especialmente pela equipe da casa, reunirá o Movimento Coral Feevale e a banda The Dogs para interpretar um repertório com clássicos do rock. O evento ainda terá a personagem Tia Herta como mestre de cerimônias para garantir leveza, descontração e muitas risadas durante toda a noite. Os ingressos para a comemoração podem ser retirados gratuitamente. Confira o serviço completo no fim do texto.

A data também marcará a abertura da mostra fotográfica Sobre Atos e Cenas no Espaço Cultural Feevale, projeto educativo localizado no 4o andar do teatro. A exposição, organizada pelos professores Anderson de Souza e Laura Rueda, reunirá registros históricos, materiais, objetos e imagens que contam um pouco da trajetória deste jovem “gigante” que, em seus cinco anos de vida, já contou e tem para contar muitas histórias.

Um dos protagonistas dessa história é o fotógrafo Diego Soares que, desde 2014, tem acompanhado todos os eventos do Teatro Feevale, eternizando momentos únicos. Sempre atento a detalhes do palco e plateia, é um cronista visual destes momentos inesquecíveis.  

Outro destaque da exposição são os trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos de Artes Visuais, Fotografia e Moda, que foram convidados a criarem propostas artísticas que dialogassem com as fotografias de Diego e, consequentemente, com a história do teatro que também faz parte da história da Universidade Feevale. Até o dia 7 de outubro, a mostra estará aberta ao público gratuitamente e oferecerá visitas guiadas de segunda a sexta, das 14h às 18h. 

O aniversário também terá propostas artísticas que vão além das paredes do 4º andar, se abrindo para o seu exterior. No mês de setembro, será feita uma intervenção artística que ocupará uma das paredes do estacionamento do teatro para criar uma galeria a céu aberto. Com coordenação do professor Júlio César Herbstrith, serão selecionados cinco alunos da universidade para grafitar o local.


O TEATRO

Desenvolvido pelo arquiteto Alan Einsfeldt, sob a administração da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) e da Universidade Feevale, o espaço atende às necessidades da Instituição de ensino com um ambiente próprio para realizar eventos acadêmicos. Com regência de uma das maiores produtoras do país, a Opus Promoções, a casa é, também, cenário para diversas produções artísticas, e colocou a região do Vale do Sinos no roteiro de espetáculos nacionais e internacionais.

“O Teatro Feevale é um dos principais palcos para a cultura e o entretenimento do Estado. A Opus Promoções, desde que iniciou a parceria com a Universidade, se mostrou disposta a fortalecer os laços que unem as artes e a academia. O espaço cultural não é somente morada de artistas, músicos e pensadores, mas também de toda a comunidade acadêmica. É motivador e altamente gratificante fazer parte dessa história e desse ambiente transformador. Há cinco anos levamos programação de qualidade à região, incentivamos as produções locais e acompanhamos o aprendizado de milhares de estudantes que concluem suas graduações. Somos palco de sonhos e, também, de realizações”, avalia o presidente da Opus Promoções, Carlos Konrath.

“Quem um dia imaginou que o Rei Roberto Carlos ou o tenor espanhol José Carreras viriam se apresentar em Novo Hamburgo? Ou então que o nosso Movimento Coral Feevale fosse dividir o palco com um dos nomes mais expressivos da música popular brasileira, o Benito Di Paula! Que a plateia lotada cantaria a Canção das Américas para Milton Nascimento ouvir! Que Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque lançariam seus álbuns no nosso palco? Que Marisa Monte transformasse a ilusão em verdade. Que os cubanos do Buena Vista Social Club incluiriam Novo Hamburgo na rota da turnê internacional, liderados pela encantadora Omara Portuondo. Que bailarinos russos, irlandeses, ucranianos, portugueses, argentinos e tantos outros grupos bailassem lindamente sobre nosso linóleo?”, reflete a gerente do Teatro Feevale, Patrícia Scossi.

Nesses cinco anos, o teatro também teve momentos inesquecíveis como o show lotado de Victor & Leo, o encantamento de diferentes gerações na noite em que Renato Teixeira e Sérgio Reis subiram juntos no palco da casa, além de representações de clássicos do rock brasileiro nas vozes e nas guitarras de bandas como Titãs e Os Paralamas do Sucesso. O espaço ainda recebeu a última apresentação de Rita Lee no Rio Grande do Sul antes da cantora anunciar sua aposentadoria, e teve datas de movimento intenso, como as em que Augusto Cury e Fábio Porchat lotaram duas sessões em um mesmo dia.

Com a utilização dos mais modernos mecanismos cênicos, desde os equipamentos de bastidores, da iluminação, acústica, aos elementos para o conforto, segurança e acessibilidade ao público, o teatro é constantemente reconhecido e elogiado pelos artistas que nele se apresentam. O livro de depoimentos da casa guarda palavras de artistas como Paulo Gustavo, que escreveu que foi “uma honra se apresentar em um teatro tão lindo”. Caetano Veloso não poupou elogios: “Excelente este teatro! Adorei. Acústica, palco, tudo. Quero voltar muitas vezes”. Padre Fábio de Melo disse que “aqui a música ressoa solidária” e Beth Carvalho deixou registrada sua paixão pela plateia com a frase “que público maravilhoso!”. 

Em sua passagem pela casa em março de 2012, Amir Klink também emocionou a instituição com suas palavras. “Adorei o ‘barco’ de vocês! A unidade do projeto, o tamanho, o aconchego, a estrutura e o acabamento. Grande privilégio para uma comunidade ter uma casa assim. Que ela seja terra fértil de muitas transformações!”, escreveu o navegador.

Dados e números do espaço
O espaço cultural tem cerca de 10.500m²;
Pode receber até 1.831 espectadores;
Possui seis setores para acomodar o público: frisas, balcão nobre, plateia alta, plateia baixa e camarotes;
O palco, em estilo italiano, está projetado com área total de mais de 500m², altura de 19m, largura de 36m e profundidade de 15m;
A acústica tem qualidade impecável, respeitando a variação de áudio dos diversos tipos de eventos, sem comprometer a clareza de cada um deles;
Em cinco anos, mais de 578 mil pessoas estiveram no teatro em eventos culturais e acadêmicos;
Mais de 500 eventos já foram realizados no local;
Com projetos culturais e de contrapartida social, a casa já recebeu gratuitamente mais de 193 instituições, tendo doado 8.068 ingressos.

Próximos eventos
31 de agosto – Nenhum de Nós canta Beatles
3 de setembro – Babu Santana com o espetáculo Gostava Tanto de Você
6 de setembro – Ira! Folk
9 de setembro – Daniel in Concert
11 de setembro – Tiago Iorc
18 de setembro – Guri de Uruguaiana
20 de setembro – Masha e o Urso
20 de setembro – Festival de Humor
21 de setembro – Palestra com o juiz Sergio Moro
1o de outubro – Almir Sater
7 de outubro – Lucas Rangel
8 de outubro – Patati Patatá
29 de outubro – Paulinho Mixaria
10 de outubro – Beatles Abbey Road
17 de outubro – Lubafest 

Quem constitui o teatro
Patrícia Scossi – Gerente 
Milena Gomes – Supervisora de Operações
Marcela Boll – Assistente Administrativo Financeiro
Bruna Ludvig – Recepcionista 
Carla Viviane da Silva – Atendente de Bilheteria
Patrícia Schmitt – Atendente de Bilheteria
Elisandro Damazio – Coordenador Técnico
Silvano Chagas – Técnico de Palco e Manutenção
Opus Promoções – Administração
Apoiadores da Programação do Teatro: Bradesco, Coca-Cola, Zaffari e Tramontina

Projeto de Extensão Movimento Coral Feevale
Coordenação: Denise Blanco Sant’Anna
Preparação Vocal: Ana Claudia Specht
Regência e Arranjos para Coro e Grupo Instrumental: Louis Marcelo Illenseer
Banda convidada: The Dogs

OPUS PROMOÇÕES
A Opus Promoções, empresa consagrada entre público, artistas e produtores pela qualidade e diversidade de sua programação, há quatro décadas de intensa e ininterrupta trajetória, com sede em Porto Alegre, também administra outras oito importantes casas de espetáculos pelo Brasil. São elas: Teatro Bradesco (São Paulo/SP), Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ), Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre/RS), Teatro Riachuelo (Natal/RN), Teatro RioMar Recife (Recife/PE) e Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE), além de um empreendimento ainda não inaugurado, no Shopping VillaLobos, também em São Paulo. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve, a Opus Promoções contabiliza números expressivos ao longo de sua história: mais de 13 mil eventos, público de mais de 20 milhões de espectadores, 13.848 lugares distribuídos nas nove casas de espetáculo e potencial máximo de circulação de 41.544 pessoas por dia nos teatros administrados.

UNIVERSIDADE FEEVALE
Reconhecida por sua inovação e qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, a Universidade Feevale é considerada uma das principais instituições do país. Aliando a tradição de 47 anos à vanguarda, especialmente na criação de cursos, processos e serviços, a Feevale vem se projetando internacionalmente em função de parcerias com 96 instituições estrangeiras, distribuídas em 25 países. A Instituição oferece cursos de extensão, graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado, e ainda mantém uma Escola de Aplicação, com Educação Básica e Profissionalizante. 


SERVIÇO
VIVA O TEATRO!
Dia 7 de setembro
Quarta, às 19h
Teatro Feevale (ERS-239 – Câmpus II da Universidade Feevale)

ENTRADA FRANCA MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE INGRESSO RETIRADO PREVIAMENTE*
*máximo de dois ingressos por pessoa

LOCAIS PARA RETIRADA DE INGRESSOS
Rua Coberta, Câmpus II, Universidade Feevale: em Novo Hamburgo 
(de segunda a sexta-feira das 13h às 21h e, aos sábados, das 9h às 14h). Mais informações pelo telefone 3271-1208
Bourbon Shopping Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2001 – 2º Piso / Centro de Novo Hamburgo (de segunda-feira a sábado, das 13h às 20h).
No local: somente na data da apresentação, duas horas antes do espetáculo ter início. 

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.