Startup Teens promove o empreendedorismo entre alunos da rede pública de Campo Bom | Universidade Feevale

Startup Teens promove o empreendedorismo entre alunos da rede pública de Campo Bom

15/05/2019 - Atualizado 16h58min
Abertura Startup Teens

Atividades se iniciaram nesta terça-feira, 14, no Feevale Techpark

Um grupo de cerca de 60 alunos da rede pública municipal e estadual do município de Campo Bom estão, desde esta terça-feira, 14, mais perto do mundo do empreendedorismo e da inovação. Eles começaram a imersão na segunda edição do Startup Teens, projeto da Universidade Feevale, realizado por meio da Diretoria de Inovação, com o objetivo de despertar, em estudantes da Educação Básica, atitudes empreendedoras, tanto na vida pessoal quanto na futura vida profissional. Neste ano, o projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

A abertura das atividades e o lançamento do desafio aconteceu no Feevale Techpark, em Campo Bom. No Startup Teens, os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.  Os alunos contarão com mentorias, minicursos de Design Thinking, de MVP (Minimum Viable Product) e de pitchs, por exemplo. Essa edição reúne alunos do final do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Jovem Aprendiz, de nove escolas municipais e de uma escola estadual de Campo Bom.

Conforme a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, por meio do Startup Teens, o estudante aprende que ele pode ser empreendedor não só na sua carreira, mas dele mesmo, de sua vida, nos seus estudos, nos seus planos. “Assim, esse aluno pode chegar à graduação mais seguro e mais capacitado”, explica. De acordo com Daiana, a parceria com Campo Bom será muito benéfica, pois as escolas do município têm um nível muito elevado. “Campo Bom já tem o nosso parque tecnológico e o Câmpus III, e essa é mais uma parceria em uma área que não atendíamos, a Educação Básica, voltada, principalmente para a tecnologia de informação, que é forte no município, pelo fato de existir muitas empresas estabelecidas aqui. Somos uma instituição formadora, e acreditamos que é preciso realizar essa formação em diversos níveis, para termos pessoas qualificadas no Brasil e na região”, completou.

Para a secretária de Educação e Cultura de Campo Bom, Simone Schneider, o Startup Teens é um projeto maravilhoso que, neste ano, contempla o município. “Para nós, é um ganho enorme o fato de a Feevale proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de inovar e aprender a empreender. Certamente, esses jovens vão ter uma grande experiência”, disse. 

Para inspirarem-se na área da inovação, os adolescentes assistiram a uma palestra da F3DB, empresa do Feevale Techpark especializada em impressão 3D. Representada por Marcelo Vigolo e Matheus Alves Ribeiro, a F3DB é residente há cerca de dois anos no parque, e foi a primeira empresa do Brasil a montar um curso de impressão 3D e de pintura voltado para esta área. Em sua fala, os sócios trouxeram a história da startup e deram dicas de como transformar as ideias em realidade. 

O Startup Teens terá mais seis encontros ao longo de maio e junho. O pitch final, em que os jovens apresentarão suas ideias para uma banca avaliadora, acontece dia 25 de junho.

Veja fotos:

Abertura Startup Teens
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.