Startup ajuda no aprendizado ao incluir produção de games em sala de aula | Universidade Feevale

Startup ajuda no aprendizado ao incluir produção de games em sala de aula

07/12/2017 - Atualizado 12/12/2017 10h25min
Feevale Techpark também é apoiador do evento.
Feevale Techpark também é apoiador do evento.

Com o FazGame, professores realizam projetos de conteúdos diversos, onde os alunos aprendem de forma motivadora criando games educacionais


A TecZelt, criadora do FazGame, foi uma das 25 startups selecionadas, entre mais de 500 empresas brasileiras, para receber o investimento do Edital Finep Startup. Serão R$ 1 milhão do fundo FINEP, somados a R$ 250 mil de investimento anjo, aplicados no aprimoramento do produto, criação de material pedagógico e estruturação da equipe de vendas para que o FazGame ganhe tração e alcance ganho de escala. A startup participou da pré-aceleração (warm-up) realizada no Feevale Techpark em julho de 2017.

Seguindo a tendência de proporcionar uma Educação personalizada, onde cada aluno pode aprender no seu ritmo, explorando plenamente seus potenciais, foi criada uma tecnologia baseada na aprendizagem por projetos, com componentes de gamificação e com o aluno no centro do processo, aprendendo criando (aluno maker). Uma plataforma tecnológica totalmente nacional e que vem tornando o aprendizado muito mais motivador tanto para alunos como para professores. Com seu MVP lançado em 2014 pelos empreendedores Carla Zeltzer e Antonio Ramos, o FazGame vem, desde então, contribuindo ativamente com o aprendizado ao utilizar a criação de games narrativos educacionais de forma intuitiva e lúdica.

Graças à sua experiência em educação e tecnologia, Carla e sua equipe desenvolveram um software que não exige conhecimento algum em design ou programação para quem o utiliza, podendo ser facilmente utilizado em salas de aula por alunos a partir dos dez anos de idade.

Ao criar os jogos com a plataforma, os alunos são estimulados a desenvolver a escrita criativa e o raciocínio lógico, ao mesmo tempo em que exercitam a capacidade de resolução dos mais variados problemas. Os projetos são definidos pelos professores, que fazem a mentoria dos seus alunos. Depois de criados, os games educacionais são publicados no portal www.fazgame.com.br e podem ser compartilhados pela internet e por celular para outros alunos.

Segundo Carla, o FazGame possui ferramentas que permitem o desenvolvimento de um roteiro, a criação de personagens e cenários customizados e que podem ser totalmente integrados ao material pedagógico definido pelo professor. “Dessa forma, ao criar os games, os alunos aprendem o conteúdo de forma lúdica e motivadora, desenvolvendo competências que os ajudam a se preparar para atuar na sociedade de forma proativa e inovadora”, explica.

Uma trajetória de sucesso

Desde seu lançamento até hoje, o FazGame vem ganhando a atenção de importantes instituições de ensino do Brasil e do exterior, ao contribuir com o aprendizado de forma fácil e inovadora. Já são mais de 200 instituições educacionais que têm em seu currículo a utilização da plataforma, que ao todo contabiliza mais de 22 mil alunos impactados e 900 games publicados no site do software.

A ferramenta tem sido utilizada com sucesso em projetos em escolas públicas, oferecendo aos alunos em condições sociais menos favoráveis, competências para que eles possam concorrer igualmente com outros estudantes.

Entre essas iniciativas, o FazGame foi utilizado dentro do Programa Escolas do Amanhã da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, através da capacitação de 100 professores para realização de projetos com 12 mil alunos, tendo sido avaliado como tecnologia a ser replicada na rede.

O FazGame também está sendo utilizado como ferramenta pedagógica para as crianças e jovens do projeto “Maré que Transforma” na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro.

Em um acordo de cooperação firmado com o Senai–RJ, o FazGame está sendo utilizado por 27 escolas e os games criados pelos alunos irão integrar o Educabox - plataforma de recursos educacionais do SENAI – RJ.

Em 2016, no evento Demand Solutions do BID em Washington, o FazGame foi selecionado entre 500 startups, como a uma das mais inovadoras da Indústria Criativa da América Latina e Caribe. Foi vencedor do prêmio TechSampa Brasil, concedido pela Tech Sampa São Paulo Business e ganhou um importante reconhecimento da indústria da Educação – ficou em 2º lugar como Destaque de Inovação no Prêmio A Rede Educa 2016.

Investimento e Crescimento

O FazGame está crescendo por meio da integração de plataformas digitais e sistemas de ensino. Já foi traduzido para espanhol e inglês, e começa a dar os primeiros passos rumo à sua internacionalização. Através da integração com a ferramenta finlandesa TeacherGaming (dos criadores do MinecraftEdu), está sendo comercializado para o mercado de língua inglesa. E no primeiro semestre de 2018, a empresa planeja testes e adaptação de um currículo específico para os EUA, através da incubação aprovada na NYU e do suporte da consultoria em EdTech Academic Business Advisors do Mr. Micth Weisburgh.

A Ventiur, Aceleradora de Startups, e a Baanko, por meio do Programa Magnuss, estão apoiando a Teczelt/FazGame no processo de co-investimento junto à Finep. Conforme Sandro Cortezia, fundador e CEO da Ventiur, “ainda há algumas cotas disponíveis para investidores-anjo que queiram aproveitar a oportunidade e investir nesta promissora startup que está transformando a educação brasileira”. Interessados devem contatar a Ventiur (sandro.cortezia@ventiur.net) ou Baanko.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.