Seminário aponta perspectivas para o desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Seminário aponta perspectivas para o desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo

06/07/2018 - Atualizado 10h17min
Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale.
Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale.

Universidade Feevale apoiou evento


Durante dois dias, a Câmara de Novo Hamburgo lotou Plenário e Plenarinho para um denso debate sobre o desenvolvimento econômico do Município. Autoridades, especialistas e empreendedores se revezaram em painéis que abordaram políticas públicas voltadas para a área, o Brasil no cenário econômico mundial, a realidade enfrentada por empreendedores na cidade e as perspectivas para os próximos anos. O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo foi realizado pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo e da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin), entre a noite de quarta-feira, 4 de julho, e a tarde desta quinta, 5, em parceria com diversas entidades diretamente ligadas à temática. A Universidade Feevale participou como apoiadora do evento.

Representante do Instituto Liberato, um dos apoiadores da iniciativa, Pedro Giehl agradeceu a participação de estudantes, empresários e cidadãos que esgotaram as inscrições para o seminário, bem como das associações que se uniram à Câmara como promotoras da atividade. Paulo Griebeler, presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), uma das entidades parceiras, destacou que, embora more em Novo Hamburgo há quase quatro décadas, não havia visto um debate sobre o tema alcançar tamanha magnitude.

“Isso enaltece o protagonismo do Legislativo hamburguense. Precisamos rediscutir recursos dentro do orçamento municipal, e para isso a Câmara será importante. Queremos construir um projeto coletivo. Agradecemos a oportunidade e colocamos a entidade à disposição de todos. Não queremos parar aqui. Queremos continuar o debate sobre o CIT (Centro de Inovação e Tecnologia) e o distrito industrial. Temos que ter em mente que não podemos criar uma sobreposição, mas, sim, complementar as iniciativas tecnológicas já implementadas”, salientou.

O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), encerrou o seminário agradecendo às entidades pela adesão e aos painelistas por compartilharem seu conhecimento. “Concluímos um momento de grandes debates, a partir dos quais poderemos gerar os próximos passos. Novo Hamburgo é uma das cidades mais importantes do nosso estado. Cabe muito a nós, vereadores e cidadãos, realizarmos o debate e cobrarmos uma aliança para o desenvolvimento da região e, especialmente, da nossa cidade. Ontem e hoje nós construímos juntos. Agora, por melhor que tenha sido o debate, precisamos agir para que possamos evoluir”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Professor Issur Koch (PP), pediu que o seminário sirva também para que as entidades participem ativamente da construção de mudanças no cenário econômico hamburguense, a fim de que sejam criadas políticas de estado. “Vocês podem ajudar a perpetuar ideias que morrem de quatro em quatro anos devido a ideais político-partidários. Entendemos que o importante é o poder público não atrapalhar. A desburocratização é o melhor processo que podemos encontrar”, sinalizou.

A vereadora Patricia Beck (PPS) sugeriu a sistematização do debate a partir da criação de quatro fóruns permanentes organizados pela Câmara, abordando turismo, inteligência do calçado, inovação tecnológica e diversificação industrial. “Quero encaminhar isso para que possamos dar continuidade à discussão”, apontou. O presidente da Cofin, Enio Brizola (PT), enfatizou a necessidade de dar conhecimento a todos os cidadãos sobre o processo da Indústria 4.0, que deve revolucionar o setor a partir da automação. “Sugiro incluir na nossa agenda esse debate, porque isso trará forte impacto na vida dos trabalhadores”, encerrou.

A Câmara agora se debruçará sobre o conteúdo apresentado ao longo dos dois dias de seminário e aglutinará as informações coletadas em uma publicação, que deve ser divulgada em breve. O documento também apontará horizontes e caminhos de desenvolvimento para Novo Hamburgo.

Seminário

O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo: uma pauta necessária, estratégica e de todos contou com a promoção da Abicalçados, ACI, Assintecal, Consinos, IBTeC, IENH, IFSul, Fundação Liberato, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e Sebrae. Apoiaram a iniciativa o Instituto Liberato e a Universidade Feevale. O evento foi realizado pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Escola do Legislativo e da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.