Representantes do Comung conhecem diferentes realidades na Europa | Universidade Feevale

Representantes do Comung conhecem diferentes realidades na Europa

27/11/2014 - Atualizado 11h11min
Grupo visitou universidades na Espanha e Inglaterra

O MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e coordenado pela UCS, realizou, de 8 a 19 de novembro, o módulo internacional do curso. O grupo buscou nas instituições europeias exemplos de sustentabilidade dos projetos e dos programas; estratégias para o desenvolvimento da pesquisa, inovação e transferência de tecnologia; articulação da gestão do ensino, da pesquisa, da extensão e da cooperação internacional; redes de cooperação internacional no ensino, na pesquisa e na inovação e seus efeitos nas instituições, além de analisar o case de cada instituição dentro de suas peculiaridades.

Para a pró-reitora de ensino da Univates e aluna do curso, Luciana Fernandes, o módulo trouxe uma experiência muito rica aos participantes. “Tivemos contato com diferentes realidades nesta viagem, modelos diferentes de ser instituição de ensino. Desde um modelo de uma grande cooperativa, como é a Universidade de Mondragon, até um modelo tradicional jesuíta, com a Deusto, e instituições totalmente voltadas ao ensino, como a Warwick. A diversidade pautou nossa viagem e conhecemos como essas diferentes instituições realizam sua gestão universitária e lidam com seus processos internos. O módulo completou a jornada rica que este MBA proporcionou a nós gestores”, comenta.

Entre as instituições que mais chamaram a atenção da Diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Feevale, Maria Cristina Bohnenberger, estava a Mondragon. “O sistema de trabalho da universidade é muito interessante. Além disso, eles possuem um curso de Gestão que tem uma proposta totalmente diferente. Os alunos ao longo do curso formam uma empresa, e uma empresa real, não uma simulação, e ao longo do curso vão avançando na gestão e tornando o empreendimento autossustentável”, revela. A Universidade Miguel Hernández também se destacou para a docente: “A forma de gestão que a Miguel Hernández adota é muito eficaz, eles têm indicadores muito claros tanto do acompanhamento das produções científicas quanto de melhorias educacionais e alternativas de ensino. Investem em metodologias ativas de aprendizagem e em novas ferramentas de ensino à distância”, explica.

Segundo o presidente do Comung e reitor da Univates, Ney José Lazzari, que também participou da viagem, o momento foi de aprendizado. “Conhecemos a excelência dos trabalhos desenvolvidos nas 6 instituições visitadas, mostrando para todos nós formas alternativas de organização universitária, bem como as possibilidades de inovação em nossas instituiçõe”, ressalta. Além disso, a experiência em grupo foi preciosa para futuras parcerias entre as nossas instituições do Comung. “Todo esse envolvimento, tanto nas palestras, encontros, visitas e momentos de lazer, enriquece a discussão e estabelece laços de amizade e de confiança entre nossos gestores num patamar muito elevado e que facilita as ações em parceria que tanto queremos e já estamos levando adiante”, finaliza.

A primeira instituição visitada foi a Universidad de Deusto, em Bilbao, Espanha. Representantes da Universidade apresentaram ao grupo o modelo utilizado na formação pedagógica, a aplicação dos programas docentes e guias de aprendizagem. Além disso o grupo teve acesso às linhas de investigação relacionadas com a metodologias docentes. Também na Espanha, a Universidade de Mondragon levou o grupo ao Centro de Investigação em Gestão, apresentando os programas de economia social e cooperativismo realizados pela Mondragon. A Universidade também compartilhou sem modelo de investigação orientado para a transferência de tecnologia.

O case da Universidade Miguel Hernández (UMH), Espanha, trouxe os resultados na gestão da qualidade realizados na UMH. Ainda na Espanha o grupo visitou a Universidade de Alicante, explorando as áreas de pesquisa e transferência de tecnologia da universidade e como a instituição trabalhou sua projeção internacional por meio de redes de cooperação. Na Inglaterra, o grupo conheceu o modelo pedagógico e de gestão da universidade de Warwick/Coventry. Já na Middlesex foram debatidas possíveis colaborações acadêmicas com as universidades do Comung.

O curso tem a participação de 30 gestores de instituições de Ensino Superior que integram o Comung: Feevale, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unilasalle, Unisc, Univates, UPF, Urcamp e URI. Além dos alunos do curso, integram a comitiva os reitores da Unicruz, Urcamp, UCS e Univates. O MBA, que tem como principal finalidade oportunizar um programa permanente de qualificação e de capacitação na área de gestão universitária para as lideranças e gestores das instituições comunitárias gaúchas, está em sua segunda edição. A primeira edição promoveu o intercâmbio para a Finlândia, viagem que trouxe diversas parcerias para as ICEs.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.