Projetos do Feevale Techpark são selecionados para a segunda etapa do programa Centelha RS | Universidade Feevale

Projetos do Feevale Techpark são selecionados para a segunda etapa do programa Centelha RS

14/08/2019 - Atualizado 12h08min

CENTELHA

Programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em todo país


Quatro negócios inovadores do Feevale Techpark passaram para a segunda fase do programa Centelha RS. As startups da Incubadora Tecnológica da Universidade Feevale BioIn, Kolmeia Hubprints, SciMakers Soluções Educacionais e Software de Gestão e Rastreabilidade na Cadeia Produtiva de Hortaliças continuam no processo. Dos 800 projetos inscritos, 200 foram selecionados para a próxima etapa, que no final, escolherá as 50 melhores iniciativas do Estado.

Entre as startups, duas delas são empresas que estão incubadas no parque tecnológico da Instituição, casos da BioIn e da Kolmeia. Já SciMakers Soluções Educacionais e Software de Gestão e Rastreabilidade na Cadeia Produtiva de Hortaliças estão participando do processo de pré-incubação.

Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, é extremamente importante que esses projetos tenham sido aprovados. “A avaliação foi bem criteriosa e a seleção destas startups comprova o bom trabalho realizado pela Incubadora Tecnológica da Universidade. Significa que o Feevale Techpark vem conseguindo fazer, por meio de todas as suas áreas e assessorias do parque, com que as startups consigam caminhar sozinhas e captar os seus recursos, para realmente prototipar as suas ideias e tirá-las do papel”, destacou.

Ainda segundo Daiana, iniciativas como o Centelha RS são muito importantes para a criação de projetos inovadores. “É um processo muito incrível, que auxilia as novas ideias com recursos e dá um empurrão aos novos negócios, fazendo com que os empreendedores possam, pelo menos, desenvolver os seus negócios, para ver se eles realmente dão certo. Faltam iniciativas como essa, mas isso é uma coisa que estamos construindo em conjunto com as redes de parques tecnológicos, para buscar outras políticas públicas junto aos governos, para que as startups possam se sentir abraçadas e poderem deslanchar”, enfatizou.

Sobre o Centelha

O Programa Centelha é uma iniciativa nacional, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em todo país. Busca transformar as ideias de estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores, em negócios de base tecnológica, oferecendo recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis. É promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e executado por meio de parcerias nos estados.

No RS, o programa é executado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), e em parceira com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), Badesul e Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação). Em 2019, serão distribuídos R$ 1,84 milhão para as propostas vencedoras.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.