Projetos da área ambiental da Feevale serão representados na Europa | Universidade Feevale

Projetos da área ambiental da Feevale serão representados na Europa

20/11/2017 - Atualizado 15h45min

Professora Danielle Paula Martins viaja para Portugal no final desta semana


A professora e pesquisadora da área ambiental da Universidade Feevale, Danielle Paula Martins, terá dois compromissos em Portugal no final deste mês. De 25 a 28 de novembro, a docente visitará a Universidade de Coimbra para conhecer suas pesquisas na área de gestão de riscos e desastres, representando o programa de extensão Educação Ambiental em Desastres e o projeto de pesquisa Diagnóstico dos Impactos Ambientais e a Saúde no Processo de Formação da Cidade de Novo Hamburgo, este último liderado pelo professor João Sganderla Figueiredo, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. O objetivo é definir ações conjuntas entre o grupo da Feevale que trabalha nesse tema e o grupo liderado pelo professor Alexandre Tavares, do Centro de Estudos Sociais (CES), coordenador de um dos mais importantes centros de pesquisa na temática, que integra o Observatório do Risco e o Programa Doutoral Interuniversitário em Território, Risco e Políticas Públicas (OSIRIS).

Já nos dias 29 e 30, Danielle estará na cidade de Peniche, também em Portugal, para participar do ITC’15 International Tourism Congress, onde compartilhará resultados do trabalho desenvolvido em conjunto pelos projetos já citados. Ela apresentará o artigo Tourism, education and environmental recovery? A proposal for transformation and valorization of risk areas in southern Brazil, de autoria de João Sganderla Figueiredo, Danielle Paula Martins, Gabriel Grabowski, com colaboração de Rodrigo Cavasini, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pesquisador do Núcleo de Estudos em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O estudo sugere a utilização de áreas de bairros densamente povoados e próximos à natureza em Novo Hamburgo, no Rio Grande Sul – São José e Diehl – para práticas de Turismo na Natureza eticamente orientadas. Os bairros possuem áreas frágeis ambientalmente, vulnerabilidade social, risco de deslizamentos e inundações, além de ficarem distantes das opções de lazer do município e próximos a um espaço ambiental protegido. O trabalho propõe a recuperação dessas áreas por meio da realização de atividades ao ar livre e de Educação Ambiental em trilhas de hiking e de mountain bike, locais para a prática de slackline, locais para brincadeiras junto à natureza, playgrounds naturais e espaços para a realização de atividades de desafio com cordas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.