Projeto social que auxilia população em situação de rua discute possibilidade de jornal próprio | Universidade Feevale

Projeto social que auxilia população em situação de rua discute possibilidade de jornal próprio

Representantes do jornal Boca de Rua conversarão com integrantes do projeto Da Rua Para’Noia

25/04/2019 - Atualizado 13h24min

Com a proposta de incentivar a produção de um jornal para a população em situação de rua de Novo Hamburgo, o projeto social Da Rua Para’Noia da Universidade Feevale receberá uma oficina do jornal Boca de Rua, de Porto Alegre. Reconhecido internacionalmente, o Boca é produzido há 18 anos, sendo o único jornal do País feito exclusivamente pela população em situação de rua. O encontro acontecerá no dia 30, próxima terça-feira, às 10h, na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua em Novo Hamburgo – Centro Pop (Av. Nicolau Becker, 989), local em que acontece o projeto da Feevale.

A visita propõe estimular a implantação de um jornal por meio da equipe de Comunicação do projeto, com o intuito de dar mais visibilidade para os assuntos referentes à população em situação de rua e de aproximar esses indivíduos da sociedade, além de abordar assuntos como a discriminação e a violação de direitos. Para Cristine Kaufmann, professora da oficina de Comunicação, a vinda dos integrantes do Boca é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e vivências, contribuindo para a criação de um material próprio. “O jornal é uma forma de possibilitar que as pessoas em situação de rua possam falar sobre sua realidade, sendo protagonistas na produção de informações e permitindo, também, que o restante dos hamburguenses compreenda melhor essa realidade”, disse.

O representante municipal do Movimento Nacional da População de Rua, Nelson Escobar Martins, relatou se sentir empolgado com a proposta. “Até já comecei a escrever. É muito importante falarmos sobre a população em situação de rua e o jornal fará isso”, explicou.

Convite

As bolsistas da área de Comunicação, Ariane Hanauer e Suane Pinheiro, acompanhadas pela professora Cristine e por Escobar, participaram da reunião semanal do Boca no dia 9 de abril, momento em que apresentaram o projeto Da Rua Para’Noia e convidaram os integrantes do jornal para ministrar uma oficina no Centro Pop.

Sobre o projeto

As atividades desenvolvidas pela Instituição atendem aos assistidos do Centro Pop e têm o objetivo de promover a saúde integral, a cidadania e os direitos humanos da população em situação de rua com oficinas de Comunicação, Direito, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.