Projeto interdisciplinar aproxima cursos de Pedagogia e Design de Interiores | Universidade Feevale

Projeto interdisciplinar aproxima cursos de Pedagogia e Design de Interiores

11/11/2014 - Atualizado 16h23min
Alunos projetaram uma sala da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação

Nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, acontece a apresentação do resultado de um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Planejamento e Avaliação I, do curso de Pedagogia, e Ergonomia, do curso de Design de Interiores da Universidade Feevale.  A atividade será realizada a partir das 9h15min, na sala 105 do prédio Arenito, no Câmpus II. Na ocasião, os acadêmicos do curso de Design de Interiores apresentarão seus projetos de uma sala de aula para alunos da Educação Infantil da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação. A primeira edição do projeto interdisciplinar, em 2013, promoveu modificações reais na sala da Escola de Aplicação. A partir deste trabalho, o projeto se tornou recorrente, como exercício para as teorias aprendidas nas duas disciplinas.

De acordo com a professora de Pedagogia, Denise Arina Francisco, a disciplina de Planejamento e Avaliação I aborda a questão da importância da organização dos espaços enquanto constituinte pedagógico. Por meio desta prática interdisciplinar, as acadêmicas da Pedagogia realizaram pesquisas bibliográficas e legislacionais sobre a temática, bem como entrevistas com coordenadora pedagógica da Escola de Aplicação, Lovani Volmer, professoras e alunos das turmas da Educação Infantil, com o propósito de saber o que era necessário ter, a partir de suas percepções, em uma sala de aula para ser considerada “ideal”.

Após, a partir da sistematização, tabulação e análise, as acadêmicas do curso de Pedagogia apresentaram aos acadêmicos do curso de Design de Interiores o resultado do que deveria constar em uma sala de aula para crianças pequenas. Foram realizadas visitas à Escola, nas quais os acadêmicos do curso de Design de Interiores puderam vivenciar a experiência de atender a uma demanda de cliente.

“A iniciativa desta ação entre os cursos de Pedagogia e Design de Interiores surgiu da necessidade de articular um trabalho interdisciplinar que oportunizasse aos acadêmicos uma vivência real, onde, além do conhecimento teórico adquirido nos cursos, pudessem, a partir de uma situação problema, mobilizar este conhecimento.  Neste sentido a Pedagogia pode pensar sobre a importância de aprofundar estudos sobre a constituição de um espaço pedagógico, aliado a uma pesquisa envolvendo alunos, supervisão escolar e professores”, explica a professora Denise.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.