Projeto da Feevale implementa mudança no layout na Cooperativa Univale | Universidade Feevale

Projeto da Feevale implementa mudança no layout na Cooperativa Univale

A modificação foi desenvolvida no âmbito do projeto social Gestão em Empreendimentos Solidários

29/08/2019 - Atualizado 16h05min

Cooperativa

O projeto social Gestão em Empreendimentos Solidários da Universidade Feevale, a partir do trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do curso de Engenharia Civil da Instituição, Rafael Birk, implantou uma mudança no layout da Cooperativa de Trabalho e Renda Univale, localizada no bairro Liberdade, em Novo Hamburgo. O objetivo da modificação é trazer melhorias na prevenção de incêndios, ergonomia, e, principalmente, no aumento da produtividade da cooperativa, com consequente aumento na remuneração dos cooperados. O projeto, que foi desenvolvido no segundo semestre de 2017, surgiu da necessidade de reorganizar o esquema da operação, a fim de favorecer o fluxo de materiais e aumentar a equipe, que atualmente é de 28 colaboradores.

A professora do curso de Administração e responsável pelo projeto social, Vânia Gisele Bessi, afirma que a alteração auxiliará a Cooperativa em seus novos projetos.

A mudança implementada no processo de triagem de materiais irá colaborar para a agilidade e qualidade do trabalho, o que poderá gerar incremento na renda dos cooperados”, destaca.

A melhoria inclui a construção de um mezanino, a elevação da esteira de triagem e implantação de dutos que levam o material direto para as prensas. O plano foi desenvolvido no âmbito do projeto de extensão, que faz parte do programa Apoio ao Empreendedorismo para o Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo contribuir para a criação e o desenvolvimento de empreendimentos econômicos e solidários, tanto individuais como societários, que se constituam como alternativas viáveis de geração de trabalho e renda.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), João Alcione Sganderla Figueiredo, poder observar a função da Universidade no compromisso com a comunidade é gratificante.

É importante vermos que a comunidade coloca em prática o projeto que é desenvolvido pelo nosso aluno de graduação. Além disso, vemos o resultado do trabalho desenvolvendo renda, fazendo uma transformação pessoal e podendo ajudar o município a se desenvolver também”, afirma.

Cooperativa

Alessandro Alves, presidente da Univale, ressalta a importância do novo layout da Cooperativa.

Essa mudança foi muito importante para nós, pois aumentou a nossa autoestima, fazendo com que tenhamos mais vontade de trabalhar. Além disso, conseguimos ter mais organização, o que, consequentemente, aumentou a nossa produção e o nosso número de clientes”, conta o gestor.

Para Rafael, concluir sua formação com esse projeto foi muito importante.

No meu TCC, a ideia era desenvolver uma estrutura e com o auxílio dos professores, conheci o projeto e consegui ajudar na mudança da Cooperativa”, completou.

Sobre a Cooperativa:
A Univale, que tem unidades em São Leopoldo, Portão e Novo Hamburgo, é uma iniciativa social, que trabalha a coleta e a triagem de material reciclável para beneficiamento e envio aos recicladores. A maior parte do material coletado vem do trabalho dos catadores cooperados ou dos programas de coleta seletiva municipais.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.