Professora Raquel Engelman participa de workshop internacional | Universidade Feevale

Professora Raquel Engelman participa de workshop internacional

Na oportunidade, pesquisadora também coletou dados para seu estudo em parceria com a UFRGS e a Universidade de Bologna, da Itália

Nesta última semana, a professora Raquel Engelman, representando o Grupo de Pesquisa em Gestão da Universidade Feevale (GPeG), participou do workshop internacional Social Network Analysis. A atividade foi ministrada por pesquisadores da Universidade de Bologna, da Itália, e aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisadora aproveitou o encontro para organizar a coleta de dados de um estudo que será realizado na Itália no próximo ano.

O projeto de pesquisa Conhecimento, Criatividade e Inovação no setor calçadista: um estudo comparativo entre clusters do Brasil e da Itália, coordenado pela professora Raquel, tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a parceria da UFRGS e da Universidade de Bologna. Os dados da pesquisa já foram coletados no sul do Brasil em 2017 e 2018 e, em 2019, será realizada a etapa italiana.

O objetivo do estudo é analisar como as organizações do setor calçadista, especificamente as que desenvolvem design de calçados, adquirem, compartilham e utilizam conhecimento nos clusters, desenvolvendo criatividade e inovações. Para isso, são realizados estudos de caso comparativos nos clusters do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, e Fermo e Macerata, na região de Marche, na Itália.

Legenda foto: Cristina Boari, professora titular de Estratégia de Negócios da Universidade de Bolonha; Raquel Engelman, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão da Feevale; e Aurora Zen, líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Internacionalização e Inovação da UFRGS

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.