Professor participa de tradução de livro sobre microbiologia | Universidade Feevale

Professor participa de tradução de livro sobre microbiologia

01/10/2014 - Atualizado 16h45min
Princípios básicos de imunologia, diagnóstico laboratorial, bacteriologia, virologia, micologia e parasitologia estão em nova edição de Microbiologia Médica, lançada no Brasil pela Elsevier

A África Ocidental enfrenta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o maior surto do vírus ebola registrado desde 1976, quando a doença foi descoberta. Por trás da epidemia de febre hemorrágica e dos números crescentes de pessoas afetadas, mortos e extensão geográfica, estão os agentes infecciosos que causam a enfermidade. A microbiologia, que estuda os microrganismos, entre eles bactérias, fungos e vírus, atua neste cenário como ciência indispensável na descoberta do diagnóstico e tratamento do paciente infectado.
 
Com o objetivo de estudar e aprofundar os conhecimentos sobre a microbiologia, os professores Patrick R. Murray, Ken S. Rosenthal e Michael A. Pfaller, respectivamente das universidades de Maryland,  do Nordeste de Ohio e de Iowa, lançam a 7ª edição de Microbiologia Médica, publicado no Brasil pela Editora Elsevier. O professor do curso de Biomedicina da Universidade Feevale, Vlademir Cantarelli (foto), colaborou com a tradução dos capítulos 53 e 61 da publicação.

A obra pretende mostrar que a microbiologia vai além das memorizações de taxionomias (campo da Biologia que estuda, escreve e classifica todos os organismos em grupos e ordena a aprendizagem deles) e que elas podem ser facilitadas quando os médicos entendem que agentes infecciosos causam quais doenças, por quê, em que situações e quem tem maior propensão. O livro analisa também casos clínicos para ilustrar a epidemiologia, o diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas, etiologia, epidemiologia, defesas do hospedeiro, identificação, prevenção e controle para cada micro-organismo
 
A sétima edição do livro inclui, além da reorganização dos capítulos, uma introdução geral à microbiologia e as técnicas utilizadas por microbiologistas e imunologistas. As células e os tecidos imunes, entre eles leucócitos e linfócitos, são apresentados, seguidos por um capítulo sobre imunidade inata (defesa contra os micróbios), além de material atualizado sobre imunidade antígeno-específica (provocada por agressor), imunidade antimicrobiana (produzidas nas superfícies epiteliais) e vacinas.
 
Bactérias, vírus, fungos e parasitas também tiveram as suas seções reorganizadas. Em todos os capítulos os autores apresentam bases científicas relevantes, resumos de doenças microbianas e descrição dos micróbios propriamente ditos. Quadros, tabelas e fotografias clínicas ajudam a resumir essas informações de casos clínicos e no StudentConsult (www.studentconsult.com.br) há material adicional em português.

Microbiologia Médica
Autores: Patrick R. Murray, Ken S. Rosenthal e Michael A. Pfaller
Editora Elsevier
Formato:  21x28                    
Págs.:   896                
Preço: R$ 298,00
Trechos disponíveis para download gratuito:
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.