Professor da Feevale apresentou trabalho em Portugal | Universidade Feevale

Professor da Feevale apresentou trabalho em Portugal

21/06/2018 - Atualizado 08h57min

Marshal Lauzer participou do UD 18 - 7º Encontro de Doutoramentos em Design

O professor da Universidade Feevale, Marshal Lauzer, apresentou o artigo Sobre inclusão, transdisciplinaridade e Design: estudos iniciais sobre a cultura guarani e seus desdobramentos em um projeto de artefato multissensorial, na última quinta-feira, dia 14, durante o UD18 - 7º Encontro de Doutoramentos em Design. Promovido pela Universidade de Aveiro, de Portugal, o evento abordou a temática Invisible Design. O professor obteve licenciamento concedido pela Feevale durante o semestre 2018/01 para estudar na Universidade Lusíada de Lisboa.

Lauzer é orientando da professora e pesquisadora da Instituição, Regina Heidrich, no Programa de Pós-graduação (PPG) em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade. Os estudos do docente integram o projeto SENSeBOOKs, conduzido por Regina, e foram selecionados para o projeto Abdias Nascimento, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo Lauzer, o evento é importante porque permite ter contato e troca de experiências com pesquisadores de distintas áreas do design e de diversas procedências, para possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e proporcionar discussões enriquecedoras. “Isso contribuirá não apenas nas minhas pesquisas, mas também nas experiências que levarei para sala de aulas ”, conclui o docente, que retorna às suas atividades na Feevale no próximo semestre.

Sobre o projeto SENSeBOOKs - Livros Multissensoriais
 
A pesquisa visa à concepção de uma metodologia para a criação de kits de livros multiformato, de leitura multissensorial com aplicação diversa, que permitirão o acesso a todos, com especial relevância para pessoas com cegueira, surdez ou deficiência intelectual.  Baseados nos princípios do Design Inclusivo –  definido como o desenvolvimento de produtos e de ambientes que permitam a utilização por pessoas de todas as capacidades – acadêmicos e bolsistas desenvolvem livros com uma série de recursos, como texturas, sons, contrastes, símbolos, fontes adaptadas e braile. 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.